5 alimentos que ajudam a combater as gorduras saturadas

14 de dezembro de 2017
Apesar de sua má fama, as amêndoas, como parte de uma dieta equilibrada, nos ajudam a eliminar as gorduras saturadas, já que limitam sua absorção por parte de nosso organismo.

Saiba quais alimentos consumir para combater as gorduras saturadas, aquelas que supõem um importante risco para a nossa saúde, já que aumentam a acumulação de colesterol nas artérias até endurecê-las ou obstruí-las.

O grande problema de nosso estilo de vida atual é que nossa dieta é muito rica nestes tipos de alimentos compostos por gorduras saturadas e gorduras “trans”.

Os laticínios, as carnes, o açúcar e a maioria das comidas etiquetadas como “rápidas”, se transformam em uma espada de Dâmocles.

Quase sem nos darmos conta, nos roubam anos de vida e nos aproximam do abismo de um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Não se trata de eliminar por completo todos estes alimentos de nossa dieta, muito menos de deixar de consumir qualquer tipo de gordura.

A chave está no equilíbrio, em uma alimentação variada e de boa qualidade, onde respeitemos as quantidades e a pirâmide nutricional que nos ensinaram no colégio e que pouco a pouco esquecemos.

De fato, recorremos muitas vezes aos alimentos ricos em gorduras saturadas porque nos satisfazem, porque aliviam a ansiedade, são saborosos e, geralmente, são preparados rapidamente.

A boa alimentação, em contrapartida, requer dedicação.

A seguir, falaremos sobre 5 alimentos que podem ajudar a “tornar menos resistente” e combater as gorduras saturadas acumuladas em nosso organismo.

1. Combater as gorduras saturadas com melancia

As gorduras saturadas procedem em sua maioria dos ácidos graxos que consumimos nos alimentos fritos, nos produtos comerciais pré-preparados, nos processados e nos cortes mais gordos de carne.

Precisamos consumi-los com moderação e procurar alternativas mais saudáveis, que nos caiam melhor e que, além disso, gostemos.

Uma maravilhosa opção é a melancia. Quando chega a temporada vale a pena aproveitá-la ao máximo e consumi-la em saladas, sucos, pura e geladinha…

  • A melancia é praticamente 90% de água, o que não só nos dará saciedade mas também, além disso, conseguirá fazer com que a gordura saturada vá sendo eliminada pouco a pouco.
  • Outro dado interessante é que 1 xícara de melancia (200 g) nos oferece quase 30% da vitamina C de que precisamos por dia.

Ainda, longe de ver esta fruta como um alimento pobre em nutrientes, você vai gostar de saber que uma boa porção oferece ferro, potássio e vitamina B6.

  • O licopeno presente na melancia é um antioxidante apropriado para favorecer a perda de peso e, por sua vez, a eliminação das gorduras saturadas.

2. Amêndoas

Farinha de amêndoas para combater as gorduras saturadas

É possível que muitos tenham se surpreendido. As amêndoas favorecem a perda de peso?

Um estudo publicado na revista Internacional Jounal of Obesity revelou que as amêndoas, introduzidas em uma dieta variada e equilibrada, favorecem a eliminação das gorduras saturadas.

  • As amêndoas contêm um tipo de composto que limita a quantidade de gorduras absorvidas pelo corpo.
  • Se as combinarmos de forma adequada, nos beneficiaremos desta propriedade. Podemos comer de 8 a 10 amêndoas no café da manhã, ou torradas com uma banana, por exemplo.

3. Pepino

Um suco de pepino com limão e maçã, salada de pepino, uma sopa de pepino e hortelã… As possibilidades são muitas e os benefícios os mesmos: bem-estar, saúde e menos gordura saturada em nosso organismo.

  • O pepino contém vitaminas A, C e K, e minerais como o magnésio, o cálcio, o manganês, o fósforo, o cobre, o ferro e o zinco.
  • É rico em água, fibras, e muito pobre em gorduras. Nos ajuda a nos mantermos hidratados e, além disso, nos permite depurar toxinas graças ao seu efeito diurético.

Tenha-o presente todos os dias em sua alimentação. Você vai notar os resultados!

4. Maçã verde

Maçã verde para combater as gorduras saturadas

Que tal uma maçã verde pela manhã? Seu sabor ácido é uma delícia!

  • As maçãs verdes são uma das principais fontes de flavonoides que, somadas à cianidina e epicatequina, nos ajudam a cuidar de nosso físico.
  • Conseguem isso ao enfrentar os lipídios mais resistentes armazenados em nosso abdômen. Por sua vez, favorecem a circulação sanguínea e nos permitem eliminar os depósitos de colesterol ruim criados pela gordura saturada.
  • Com apenas 80 calorias por maçã, você terá ao seu alcance uma fruta saciante que, além disso, ajudará a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

5. O abacate é maravilhoso para combater as gorduras saturadas

Abacate reduz o colesterol ruim

O abacate é uma fruta fascinante. Como ele pode favorecer a perda de peso se é calórico?

  • Há alimentos com um efeito saciante mais interessante do que suas calorias. De fato, se comêssemos todos os dias meio abacate, os efeitos que notaríamos seriam espetaculares.
  • As gorduras insaturadas do abacate atrasam a sensação de fome e, por sua vez, cuidam de nosso coração e de nosso fígado.

Agora, a forma  de comê-lo também influencia. Como recomendação, nada melhor do que um arroz integral com pedacinhos de salmão, nozes, abacate, e um pouco de pimenta-do-reino por cima. Ou que tal um delicioso guacamole?

Delicioso e saudável!

Recomendados para você