Os 9 diuréticos naturais mais poderosos contra a retenção de líquidos
A retenção de líquidos, também conhecida como edema, é um transtorno que ocorre quando há um acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo. Não se trata de uma doença propriamente dita, e sim de um sintoma de outros problemas de saúde, como é o caso da hipertensão arterial ou das dificuldades renais e digestivas, entre outros.
O sinal mais evidente é a inflamação das extremidades, ainda que em algumas ocasiões ela venha acompanhada de dores ou de uma sensação frequente de cansaço. Existem muitos fatores que foram associados a um risco maior de sofrer com esta condição. Entre eles, destacam-se o consumo excessivo de sal, o sedentarismo e as alterações hormonais.
Felizmente, há vários ingredientes naturais com propriedades diuréticas que podem atuar para favorecer a regulação dos líquidos presentes no corpo. A seguir, vamos revelar quais são os nove diuréticos naturais mais poderosos para que você possa incluí-los na sua dieta do dia a dia.
1. Melancia contra a retenção de líquidos
Uma das razões pelas quais esta deliciosa fruta é um diurético natural é porque a melancia é composta de uma quantidade significativa de água. Ela contém licopenos, um poderoso antioxidante que que pode contribuir para a saúde do corpo em geral.
2. Pepino
Este vegetal, que se tornou popular por seus benefícios para a pele, também é um diurético por excelência. Mais de 90% da composição do pepino é de água, e ele também contém uma certa quantidade de fibra.
3. Tomates contra a retenção de líquidos
Devido ao seu sabor agradável, os tomates são utilizados em todo o mundo como ingredientes principais de centenas de receitas. Mas, além disso, eles são compostos de água, antioxidantes e outros importantes nutrientes que impulsionam a regulação dos líquidos presentes no organismo.
4. Cenoura
O suco deste vegetal é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais que auxiliam o funcionamento dos principais órgãos do corpo. A cenoura conta com um efeito diurético que favorece a eliminação de líquidos e algumas das substâncias de resíduos que ficam se acumulando em nosso corpo.
Leia também: Grandes propriedades da cenoura para a saúde
5. Alface
Este alimento, usado sempre para preparar saladas, batidas e muitas outras receitas saudáveis, destaca-se por seu alto teor de fibras e de água. Portanto, receitas com alface podem ajudar a combater a retenção de líquidos.
Ambos os elementos participam na regulação do trânsito intestinal e na eliminação do excesso de líquidos retidos em nossos tecidos.
6. Aipo contra a retenção de líquidos
O aipo tem propriedades que facilitam a eliminação do ácido úrico e outras substâncias que se acumulam em nossos rins. Ele auxilia a produção de urina e contribui de forma eficaz para regular os líquidos.
O aipo pode ser ingerido em forma de infusão várias vezes ao dia, ou então ser incorporado a sucos e batidas naturais.
7. Dente-de-leão
A infusão de dente de leão tem um efeito diurético que pode estimular a micção e ajudar a aliviar a retenção de líquidos. Para prepará-lo em casa, você precisará do seguinte.
Ingredientes
- 1 litro de água
- 3 colheres de dente-de-leão (30 g)
Como fazer?
- Ferva um litro de água e, quando chegar à ebulição, acrescente as três colheres de dente-de-leão.
- Tampe, deixe repousar e beba a infusão ao longo do dia.
8. Cavalinha contra a retenção de líquidos
Esta planta também tem um efeito diurético. Recomenda-se um consumo moderado para aliviar a retenção de líquidos.
Ingredientes
- 1 copo de água (250 ml)
- 1/2 colher de cavalinha (2,5 g)
Como fazer?
- Coloque para ferver o copo de água e acrescente a colher de cavalinha.
- Tampe, reserve e deixe que esfrie um pouco antes de consumir e beba com moderação.
9. Urtiga
A infusão de urtiga é outro excelente remédio natural para regular o excesso de líquidos presente no corpo.
Ingredientes
- 1 copo de água (250 ml)
- 1 colher de urtiga (5 g)
Como fazer?
- Após ferver a água, acrescente uma colher de urtiga e deixe repousar durante alguns minutos.
- Beba com moderação.
Nota final
Para combater a retenção de líquidos, é necessário manter um estilo de vida saudável e não depender apenas do consumo de uma bebida ou comida específica.
Lembre-se de consumir infusões de ervas com moderação e sempre, dentro de uma dieta equilibrada.
Se você tiver dúvidas sobre como levar um estilo de vida de acordo com as necessidades do seu corpo, consulte seu médico.