4 batidas naturais para tratar a hipertensão

· 19 de dezembro de 2018
É importante tomar estas vitaminas recém-feitas para aproveitar todas as suas propriedades. Não se esqueça de que a maçã é perfeita para o seu coração e, além disso, ajuda a regular a tensão.

A hipertensão arterial, ou a pressão alta, é um mal silencioso que chega trazendo sérias consequências. Vale a pena fazer check-up com frequência e melhorar os hábitos de vida.

Ademais, é interessante incorporar estas saborosas batidas na dieta que ajudarão muito a reduzir a hipertensão arterial. Animado?

1. A hipertensão, um inimigo silencioso

coração

Quando o médico diagnosticar a hipertensão, sem dúvida sugerirá algumas mudanças de hábito, como por exemplo, fazer um pouco de exercícios, mudar os hábitos alimentícios, parar de fumar, etc.

Caso esteja tomando medicamentos adequados para tratar a hipertensão, o especialista recomendará fazer seguimentos e combinar o tratamento com hábitos adequados no dia a dia, pois o fato da medicação já indica que o problema não é tão simples como parece.

O aumento dos níveis da pressão arterial acontece quando o coração exerce uma pressão mais forte e inadequada sobre as artérias. Suas contrações são mais fortes e o seu relaxamento também não está dentro dos limites normais.

Por isso, nunca ignore os sintomas, porque as consequências podem ser muito perigosas:

Riscos para o cérebro:

A pressão alta faz com que as artérias fiquem rígidas e estreitas, provocando uma diminuição na irrigação sanguínea, podendo desencadear infartos cerebrais, como por exemplo o AVC.

Riscos para os rins:

Esta rigidez das artérias citada anteriormente, faz com que o sangue não chegue da forma adequada aos rins, podendo causar uma insuficiência renal.

Além disso, o risco de ter que viver de diálises, uma vida ligada a uma máquina que substituirá a função dos rins, é uma coisa que ninguém deseja.

Leia mais: Hipertensão e insuficiência renal: aprenda a se cuidar melhor

Risco para o coração:

Surge uma sobrecarga, as artérias rígidas não funcionam adequadamente e é possível sofrer um infarto, ou qualquer outro tipo de lesão de maior ou menor gravidade.

Ainda mais, pode causar uma doença crônica como a insuficiência cardíaca.

Outras doenças para levar em conta:

Existe o risco das artérias das nossas pernas se sobrecarregarem. Com isso, sente-se mais cansaço e corre-se o risco de sofrer de trombose.

Além disso, a pressão alta também afeta a saúde da visão e pode alterar também o pâncreas. Ademais, pode provocar muitas cefaleias.

2. Batidas naturais para tratar a hipertensão

1. Batida de maçã e canela

Batida de maçã e canela para tratar a hipertensão

  • Uma maçã verde
  • Um copo de alguma bebida de aveia 
  • Uma colherinha de canela em pó

Já conhece os benefícios da maçã para a saúde em geral e, principalmente, para o coração. É excelente para regular a pressão e reduzir o nível de colesterol.

Além disso, combinando-a com a bebida de aveia e a canela, obterá sem dúvida, um tratamento mais do que ideal para começar o dia.

Simplesmente, lave bem a maçã, não precisa descascá-la. Corte-a em pedaços pequenos e bata no liquidificador com a aveia e a colher de canela. Verá que ótima forma de iniciar o dia.

Saiba mais: Uma maçã por dia pode fazer maravilhas

2. Batida de morango e banana

batida_morango_banana

  • 8 morangos
  • Uma banana
  • 3 nozes
  • Meio copo de água ou leite desnatado

Esta batida não só é energética, mas também é ideal para tratar a hipertensão. Os morangos são ótimos tesouros, cheio de antioxidantes super saudáveis para regular a pressão arterial.

Por outro lado, a banana, rica em potássio e triptofano, se destaca como uma fruta apropriada para o nosso coração.

E o que podemos dizer das nozes? São fantásticas! Para fazer a batida, simplesmente, bata bem as frutas e as nozes, obtendo assim uma excelente bebida.

3. Batida de espinafre, cenoura e aipo

Batida_espinafre_cenoura_aipo

  • Uma cenoura
  • Um caule de aipo
  • 5 espinafres
  • Um copo de água

Muito saudável para o almoço ou jantar. Esta batida de vegetais se destaca como a forma mais eficiente de regular a hipertensão.

Conseguirá, além de ricas vitaminas e sais minerais, favorecer a saúde do coração; bem como manter a elasticidade e saúde das artérias, evitando assim o endurecimento.

Lembre-se de limpar bem as verduras antes de colocá-las no liquidificador junto com um copo de água. Dessa forma, obterá uma batida mais homogênea e fácil de beber.

Experimente e veja a longo prazo como a sua pressão arterial irá melhorar. É excelente!

4. Batida de laranja, Kiwi e pera

Batida_laranja_kiwi_pera

  • O suco de uma laranja
  • Um Kiwi
  • Meio copo de água
  • Uma pera média

Já provou alguma vez a combinação de pera, laranja e kiwi? É perfeita, pode até parecer um pouco estranho, mas sem dúvida são três frutas mais do que excelentes para tratar dos problemas de hipertensão.

É bom tomá-las 3 vezes por semana durante o café da manhã. E como prepará-las? O mais importante é que SEMPRE esteja recém feito.

Primeiramente, obtenha o suco de laranja, em seguida bata a pera e o kiwi, e misture tudo em um copo de água. O sabor é simplesmente maravilhoso.

Se combinar estas batidas com uma boa alimentação rica em frutas, vegetais, água e evitar o sal em cada um dos seus pratos, verá como dia a dia se sentirá muito melhor. Sua saúde vale a pena.

  • Pieniz, S., Colpo, E., OLIVEIRA, V. D., Estefanel, V., & Andreazza, R. (2009). Avaliação in vitro do potencial antioxidante de frutas e hortaliças. Ciência e Agrotecnologia33(2), 552-559.
  • Lordêlo Cardoso Silva, M., Silva Costa, R., dos Santos Santana, A., & Bello Koblitz, M. G. (2010). Compostos fenólicos, carotenóides e atividade antioxidante em produtos vegetais. Semina: Ciências Agrárias31(3).
  • Shami, N. J. I. E., & Moreira, E. A. M. (2004). Licopeno como agente antioxidante. Revista de Nutrição17(2), 227-236.
  • de Mattos, M. A., de Souza Filho, M. D., de Mello, D. B., & Dantas, E. H. M. (2010). Consumo alimentar, pressão arterial e controle metabólico em idosos diabéticos hipertensos. Rev Bras Cardiol23(3), 162-170.
  • Molina, B., Del Carmen, M., Cunha, R. D. S., Herkenhoff, L. F., & Mill, J. G. (2003). Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Revista de Saúde Pública37, 743-750.