Uma maçã por dia pode fazer maravilhas por sua saúde

· 31 de janeiro de 2014
Comer uma maçã por dia pode fazer com que queimemos até 1,5 kg em vários meses sem a necessidade de seguir nenhuma dieta.

Comer frutas frescas é um hábito muito saudável, porque as frutas oferecem vitaminas, minerais e fibras que favorecem o funcionamento de diferentes sistemas no organismo. Hoje falaremos sobre os benefícios de comer uma maçã por dia.

Mas a maçã é especialmente benéfica em vários aspectos, segundo os resultados de diversas pesquisas sobre suas qualidades.

Comer uma ou duas maçãs diariamente pode melhorar sua saúde cardiovascular, reduzir o risco de sofrer alguns tipos de câncer e ajudar a perder peso.

A seguir, leia mais para saber sobre os benefícios de incluir essas frutas em sua alimentação diária!

Comer uma maçã por dia previne a arteriosclerose

Varias pesquisas demostraram que pessoas que comem pelo menos uma maçã por dia apresentam níveis menores de LDL (colesterol ruim) e níveis melhores de HDL (colesterol bom).

Deste modo, a formação de ateromas (placas) nas paredes das artérias (o que causa arteriosclerose, hipertensão arterial e aumenta o risco de infarto) é menos provável.

Leia também: Quais são os sintomas de um infarto?

A proteção cardiovascular oferecida por uma única maçã por dia é quase a mesma que um tratamento preventivo com estatinas ofereceria, de acordo com os resultados de um estudo publicado recentemente no Medical Journal.

Pessoas que já estiverem fazendo uso de estatinas no controle do nível de colesterol no sangue, não devem abandonar o tratamento, mas podem complementá-lo com essa fruta diariamente para obter melhores resultados.

Pessoas que não apresentam problemas com o colesterol podem cuidar de seus corações e de suas artérias fazendo o mesmo.

Conheça: Dieta eficaz para combater o colesterol ruim

Proteção contra o câncer de cólon

A casca da maçã contém pectina, um tipo de fibra natural que, ao fermentar no intestino grosso, evita a formação de células cancerígenas, segundo resultados de uma pesquisa desenvolvida na Alemanha.

Assim, comer essa fruta diminui o risco de apresentarmos câncer de cólon.

Ajuda a perder peso

Além de exercer um ótimo efeito sobre o colesterol no sangue e sobre as células do intestino, a maçã pode ajudar a perder peso.

Muitos estudos comprovaram que pessoas que comem uma por dia perdem aproximadamente 1,5 kg em alguns meses sem seguir nenhuma dieta em especial.

Claro que comer maçã não realizará milagres, mas com certeza ajudará àqueles que desejam cuidar da saúde e perder alguns quilos ao mesmo tempo.

perder-peso

Mais benefícios do consumo de maçãs

Existem ainda muitos benefícios a serem descobertos sobre esta saborosa fruta.

Apesar de não ser uma fruta que se destaque por seu teor de vitaminas, a maçã tem quercetina, um potente antioxidante que ajuda a evitar o envelhecimento prematuro de todos os tecidos de nosso organismo.

Além disso, ela é rica em potássio, mineral que exerce um efeito diurético e evita a hipertensão arterial devido à retenção de líquidos.

Por último, alguns dos “fitoquímicos” presentes na maçã têm um efeito anti-inflamatório sobre as vias respiratórias, aliviando os sintomas da asma, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Aberdeen (Escócia).

Como ficou claro, indubitavelmente, comer uma maçã por dia é um hábito que pode melhorar sua saúde em diversos aspectos. Que tal começar hoje mesmo?

  • Boyer, J., & Liu, R. H. (2004). Apple phytochemicals and their health benefits. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-3-1
  • Wolfe, K., Wu, X., & Liu, R. H. (2003). Antioxidant activity of apple peels. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf020782a