7 mudanças que você pode fazer HOJE para melhorar sua saúde cardiovascular

· 10 de julho de 2017
Além de cuidar da nossa alimentação, para melhorar nossa saúde cardiovascular também é fundamental aprender a relaxar e a nos desconectarmos das tensões do dia a dia.

Convidamos você a começar hoje mesmo a realizar uma série de mudanças com uma finalidade muito concreta: potencializar sua saúde cardiovascular.

Por mais curioso que pareça, é quase incrível como descuidamos em nosso dia a dia desse órgão maravilhoso que bombeia sangue bem no centro de nossa caixa torácica (ainda que percebamos mais sua batida no lado esquerdo porque seus músculos caem mais nessa direção).

Descuidamos de seu bem-estar de forma inconsciente, escolhendo, por exemplo, uma vida mais sedentária, uma má alimentação rica em gorduras saturadas…

Fazemos isso inclusive quando deixamos que o estresse e o demônio da ansiedade alterem a calma do coração, seu equilíbrio ou seu bem-estar.

É necessário nos conscientizarmos da importância de atendê-lo e lembrar que, se ele falha, enfraquece ou adoece, nossa qualidade de vida pode ser gravemente minada, sem importar a idade.

Hoje, em nosso espaço, propomos que inicie uma “pequena revolução”, que melhorará sua qualidade de vida porque vai começar a “pensar” no coração para favorecer seu bem-estar.

1. Substitua a manteiga por azeite de oliva

Azeite de oliva para melhorar a saúde cardiovascular

Se você é dos que adoram comer todos os dias umas boas torradas com manteiga e geleia, mude seus hábitos.

Opte por um azeite de oliva extravirgem de qualidade e delicie-se com esta proposta sensacional que combina com quase tudo: pode ser um complemento ideal no seu café da manha, almoço ou jantar.

Além disso, outro hábito apreciado na dieta mediterrânea é de que sempre é mais recomendável cozinhar com um bom fio de azeite de oliva ao invés de usar manteiga.

Seus pratos serão muito mais saudáveis e saborosos.

Descubra também: As doenças cardíacas não só afetam o coração

2. Consuma peixe 3 vezes por semana

É interessante saber que os peixes de água fria, como o atum, a cavalinha ou o arenque, são as fontes mais ricas de ácidos graxos ômega 3.

  • Diferentemente da carne, estes tipos de peixes são muito benéficos para a nossa saúde cardiovascular.
  • Nos oferecem potássio, magnésio e niacina, três componentes que, junto com os ácidos graxos, reduzem o colesterol ruim (LDL) das artérias e cuidam do coração.

Porém, procure comprar peixes dos quais você saiba bem a origem porque, em algumas ocasiões, podem ter contaminantes que afetam diretamente a nossa saúde.

3. Substitua o sal pelos temperos mais adequados

Temperos para melhorar a saúde cardiovascular

O sal potencializa o sabor dos alimentos, isso é algo que todos sabem e um aspecto que, por sua vez, tem uma longa tradição em nossa história culinária.

Por isso é tão complicado (especialmente para os hipertensos) ter que eliminar o sal da dieta. É que… como fazer isso se, ao final, nossos pratos não têm sabor de nada?

A opção para este problema é simples e ao mesmo tempo maravilhosa: podemos usar as seguintes especiarias.

  • Endro: ideal para sopas e peixes.
  • Alho em pó.
  • Suco de limão em pó: é um concentrado natural que confere muito sabor aos pratos.
  • Cebola em pó: tem um bom sabor e além disso é anti-inflamatória.

4. Inclua em seu café da manhã uma boa xícara de aveia

Essa é uma coisa que comentamos frequentemente aqui em nosso espaço: um dos alimentos que você pode consumir para cuidar de sua saúde cardíaca é a aveia.

  • A aveia tem seis aminoácidos essenciais, é rica em gorduras insaturadas e ácido linoleico.
  • Regula os níveis de glicose e é rica em vitaminas (E, B1, B2) e minerais (cálcio, ferro, zinco, fósforo e magnésio).
  • Graças a todos estes componentes, nosso coração fica atendido, cuidado e pronto para começar o dia com a máxima energia.

Descubra também: Remédio com alho e limão para limpar as artérias e baixar o colesterol

5. 20 minutos de exercício por dia para cuidar de sua saúde cardiovascular

Caminhada para melhorar a saúde cardiovascular

Todos temos 20 minutos livres no fim do dia para dedicá-los ao nosso coração, ao nosso corpo, músculos, ossos e sistema respiratório…

Agora, o essencial é ter força de vontade e mentalizar que devemos fazer algum exercício.

Basta sair para caminhar, correr, subir escadas, passear de bicicleta ou inclusive dançar. Escolha, é claro, rotinas aeróbicas.

6. 20 minutos de calma e meditação

A meditação, assim como saber se desconectar da mente e do corpo, das responsabilidades e inclusive da tenologia, não é só muito relaxante mas também saudável.

Nossa mente e nossa saúde cardiovascular agradecerão porque, com isso, depuraremos tensões, pensamentos ruminantes, obsessões, pressões…

Tente hoje mesmo! Medite, presenteie-se com 20 minutos de silêncio e calma.

7. Sim a um suco de limão por dia

Suco de limão para melhorar a saúde cardiovascular

O suco de limão é refrescante, saudável, saboroso e um aliado perfeito para a nossa saúde cardíaca.

  • Você sabe o motivo? Os limões são ricos em potássio e magnésio, dois minerais que ajudam a normalizar a pressão sanguínea.
  • Além disso, estes cítricos são muito ricos em diversos tipos de antioxidantes como os bioflavonoides, muito necessários para proteger nossas artérias e mantê-las flexíveis e livres de placa.

Descubra também 9 coisas que sua língua tenta dizer sobre a sua saúde

Assim, para concluir, não deixe de incluir cada dia na sua rotina estes simples conselhos. São fáceis de realizar e podem mudar nossa vida para a MELHOR.