7 conselhos para uma boa digestão e um adequado trânsito intestinal

Mesmo que seu sabor seja algo diferente, os grãos integrais são ricos em vitaminas e minerais muito benéficos para nosso estômago e para facilitar as digestões

E você, como se alimenta? É daqueles que come depressa e com o horário muito apertado? Tende a beber água enquanto almoça ou janta? Gosta dos pratos muito quentes?

Todos nós temos algumas manias, gostos, mas isso não quer dizer que sejam sempre os mais adequados ou saudáveis. Desfrutar de uma boa digestão requer também “comer com o cérebro”, ou seja, comer com calma e conhecer alguns pequenos conselhos que iremos lhe mostrar agora mesmo. Vai perder?

1. Quer perder peso com saúde? Coma com calma

Talvez o conselho lhe pareça absurdo. Qual relação tem comer devagar com o emagrecimento? É muito simples, tome nota destas informações:

  • O efeito saciante chega ao nosso organismo 20 minutos depois de termos começado a comer. É aí que nosso cérebro segrega um hormônio que oferece ao estômago aquela sensação de “estar estufado”, de “se sentir saciado”.
  • Se nos alimentarmos com pressa, iremos comer muito mais alimento até o cérebro enviar o hormônio. Logo, comeremos em excesso e obrigaremos nosso organismo a realizar uma digestão mais longa e pesada.
  • O segredo está antes de tudo em mastigar devagar, porque mesmo que soe estranho, a digestão começa na boca e no estômago.
  • É na boca que produzimos a saliva, um alcalino essencial que irá ajudar a dissolver o alimento e melhorar a digestão.
  • Enquanto mastigamos com calma, desfrutamos muito dos sabores, degustamos os alimentos com prazer, e além disso, mandamos informação para o pâncreas e para a vesícula biliar de que irão chegar alimentos no organismo.

É o momento de liberar a bile e outros químicos para ter uma digestão adequada.

2. Água? Melhor antes ou depois das refeições

Tranquilo, não acontece nada com o corpo caso acompanhemos aquele delicioso jantar com um copo pequeno de vinho. Potenciamos o sabor dos alimentos e obtemos muitos antioxidantes saudáveis para nosso organismo.

No entanto, é recomendado saber que é melhor beber água antes ou depois das refeições. Por que?

  • Os líquidos, em geral, obstruem a salivação dos alimentos.
  • O ideal é consumir este copo de água antes ou depois, já que desse modo favorecemos a salivação.
  • É por isso que as sopas, por exemplo, são sempre consumidas como primeiros pratos.

Descubra por que é ideal começar o dia com um copo de água.

3. Os benefícios dos alimentos crus

Salada para melhorar a digestão

Não se assuste, não iremos recomendar consumir frango ou peixe cru. No entanto, temos que lhe dizer que é muito bom para sua digestão consumir verduras cruas.

Existem muitos alimentos que ao passarem pelos processos de cozimento perdem muitas de suas proteínas e aquelas enzimas tão importantes que nos ajudam a digerir melhor os alimentos.

Sempre que seja possível, consuma as seguintes hortaliças cruas, mesmo que seja em pouca quantidade:

  • Cebola
  • Pimentão
  • Alho
  • Brócolis
  • Couve
  • Repolho
  • Espinafres
  • Endívias
  • Alfaces
  • Aipo
  • Cenoura

4. Sim aos alimentos fermentados

Em nosso site já mencionamos os benefícios de consumir o kefir, iogurte grego ou qualquer outro probióticos rico em microrganismos tão saudáveis para nossa digestão e para manter o bom equilíbrio de nossa flora bacteriana.

É interessante saber que cada país tem seus próprios alimentos fermentados mais típicos, existe o missô, o kefir antes citado e diferentes tipos de iogurtes que você pode encontrar facilmente no supermercado.

É recomendado consumi-los todos os dias no café da manhã. Nosso trânsito intestinal e sistema imune irão agradecer.

5. Sim aos alimentos integrais

Alimentopara controlar a digestão

A aveia, o arroz integral, o pão de grãos integrais são chaves essenciais não só para desfrutar de uma boa digestão, como também para cuidar de nossa saúde geral.

Talvez seja um pouco custoso mastigar aquele pão de centeio, ou que utilizar aquela farinha integral nas sobremesas e doces mude o sabor destes pratos, mas lhe asseguramos que seu estômago irá notar a diferença, e que você disporá de muitas vitaminas e minerais. Vale a pena o esforço.

6. Alimentos artificiais ou muito processados? Consuma com moderação

Como alimentos artificiais nos referimos aos refrigerantes, essas bebidas com corantes e sabores espetaculares, a comida processada, e também aos carboidratos processados como as batatas fritas.

Não acontece nada, se uma vez ou outra consumimos estes alimentos, mas saiba que estes produtos não são bem digeridos e inflamam nossos intestinos.

Descubra como os refrigerantes afetam a saúde

7. Administre este terrível inimigo: o estresse!

Mulher caminhandopara tratar a digestão

Se existe um inimigo claro de uma boa digestão é o estresse. Saiba que o aparelho digestivo é controlado tanto pelo sistema nervoso quanto por alguns hormônios cerebrais.

Logo, qualquer problema, qualquer alteração que ocasione, por exemplo, a liberação de cortisol no sangue, irá mudar muitas de nossas funções básicas.

A inflamação aparece, o nível de ácido do estômago se altera até o ponto de favorecer a aparição de úlceras. Devemos evitar estes problemas, logo devemos aprender a administrar o estresse do dia a dia:

  • Guarde tempo para si mesmo e se priorize um pouco mais.
  • Saia para caminhar ao ar libre, faça natação, ioga.
  • Leve a vida com mais calma e cultive seu bem-estar interior. Tudo isso se traduz em sua saúde física e emocional e, logicamente, em uma melhor digestão.
Recomendados para você