Grandes propriedades da cenoura para a saúde

· 27 de junho de 2018
Conhecida por seu teor de vitaminas e minerais, a cenoura tem vários benefícios para a nossa saúde que devemos aproveitar para gozar de uma melhor qualidade de vida.

As propriedades da cenoura são muitas, e podemos aproveitá-las tanto na saúde quanto na estética. Devido ao seu conteúdo e aos seus magníficos resultados, é utilizada há muitos anos.

As cenouras foram cultivadas pela primeira vez no atual Afeganistão há milhares de anos, com variedades de cores púrpura, branco, amarelo ou preto, com aspecto lenhoso e sabor amargo. No entanto, em nada se parecem com a cenoura atual.

No século XVII desenvolveu-se uma cepa de cenoura com altos níveis de betacarotenos, surgindo a primeira cenoura laranja. Desde então, seu sucesso foi tamanho que imediatamente descartaram o cultivo das outras espécies.

O que uma cenoura contém?

Entre os nutrientes da cenoura, destacam-se:

  • Minerais (potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, zinco, iodo, selênio)
  • 90% de água
  • 7% de carboidratos
  • 1 grama de proteínas
  • 3 gramas de fibras

Como se fosse pouco, a cenoura também conta com boas quantidades de vitaminas C e A, junto com vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, ácido fólico). Por último, o valor calórico das cenouras é de 35 kcal para cada 100 gramas.

Propriedades da cenoura para a saúde

As cenouras têm uma infinidade de componentes que ajudam em muito aspectos da saúde. A seguir, você encontrará alguns de seus benefícios mais frequentes.

Contra o câncer

Cozida no vapor, fervida, crua, assada, batida ou simplesmente fresca e inteira: não importa como quiser consumi-la, ela será muito benéfica para este problema.

A cenoura faz parte do grupo de alimentos com “efeitos promissores” na prevenção de alguns tipos de câncer. Junto com outros vegetais ricos em carotenoides, como o espinafre e os tomates, podem ajudar a prevenir o câncer de mama.

Evita problemas nos olhos

Problemas na visão

Esta se destaca como uma das mais famosas propriedades da cenoura. Seu alto teor de vitamina A ajuda a prevenir problemas nos olhos. Previnem o aparecimento de cataratas, a degeneração macular e a cegueira noturna.

É claro que a cenoura não pode ajudar a aliviar problemas como a miopia ou o astigmatismo, já que são condições que requerem uma maior atenção, mas pode ajudar a preveni-los com seu consumo antecipado.

Comer cenoura crua fortalece os dentes e as gengivas

Ingerir verduras cruas, como a cenoura, melhora o fluxo sanguíneo bucal e evita que as bactérias se fixem nos dentes.

Além disso, o flúor presente em alimentos como a cenoura, espinafre ou maçã é um mineral fundamental para manter o bom estado do esmalte dental, e evita o aparecimento de cáries.

Ajuda a controlar o colesterol

Junto aos efeitos benéficos da cenoura no que se refere a boa saúde cardiovascular, esta hortaliça ajuda o organismo a reduzir os excessos de colesterol no sangue.

Isso se deve ao seu alto teor de fibras solúveis, especialmente a pectina, que evita o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Isso também favorece a eliminação desta gordura e a redução da pressão arterial.

Recomendamos também: 7 mudanças que você pode fazer HOJE para melhorar sua saúde cardiovascular

Combate a prisão de ventre e a dor no estômago por intoxicação

Graças ao seu alto teor de fibras, aumenta a quantidade de matéria fecal e previne a prisão de ventre, ajudando na ótima eliminação de resíduos.

Além disso, reduz os incômodos gástricos e o excesso de acidez devido aos sais minerais como o sódio, cloro, potássio e vitaminas do complexo B. Por isso, é um alimento muito recomendado em caso de gastrite.

Propriedades diuréticas

O elevado conteúdo de água nas cenouras e sua grande variedade de sais minerais ajuda na desintegração dos cálculos renais. Por isso, a cenoura é um dos elementos mais habituais nas dietas desintoxicantes.

Por todas estas razões, incluir a cenoura na dieta trará uma grande quantidade de efeitos benéficos e será uma fonte abundante de vitaminas e sais minerais.

Junto com outras verduras, este alimento é um ingrediente muito desejado em qualquer prato saudável e um elemento essencial nas dietas equilibradas.

Leia também: 6 dicas para eliminar cálculos renais

Aproveite esta deliciosa receita

Agora que já mencionamos as principais propriedades da cenoura para a saúde, nunca é demais conhecer uma deliciosa receita para aproveitar todos os seus benefícios em conjunto com os de outros ingredientes.

Creme de cenoura

Creme de cenoura

Na cozinha é muito comum que, no início de um bom almoço, esteja presente algum tipo de sopa, neste caso na forma de creme. Descubra como preparar um creme de cenoura e incluí-lo em suas refeições.

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 3 brócolis
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola
  • 2 xícaras de água (500 mL)
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  • Em uma panela, verta a água e os demais ingredientes e deixe ferver.
  • Quando ferver, tampe e deixe reduzir o volume a metade.
  • Retire e deixe esfriar.
  • Leve tudo ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
  • Sirva e desfrute.

Todos os vegetais sempre contribuirão positivamente para o desenvolvimento do nosso organismo, por isso, não se esqueça de incluí-los em sua dieta. Mesmo que o sabor de alguns não seja de seu agrado, existe uma grande quantidade de receitas que ajudarão a consumi-los de maneira mais apetitosa.