7 formas de melhorar a assimilação do cálcio

Para favorecer a assimilação do cálcio também é importante levar em consideração a vitamina D, que é fundamental neste processo e pelo qual podemos obter tomando sol

Muitas pessoas sofrem com a falta de cálcio e consomem alimentos enriquecidos neste mineral sem conseguir os resultados esperados.

É possível que o problema seja a assimilação do cálcio, ao invés da falta do mineral na alimentação.

Descubra neste artigo 7 dicas fundamentais para por fim à descalcificação de maneira natural e sem tomar suplementos de cálcio.

Estamos com falta de cálcio ou não o assimilamos bem?

Quando os exames revelam que sofremos com carência de cálcio, deveríamos analisar se estamos consumindo poucos alimentos ricos em cálcio, se sofremos algum transtorno específico ou se, na verdade, temos um problema na hora de assimilar o mineral.

Se nossa alimentação for equilibrada e não tivermos nenhum problema de saúde, recomendamos seguir estas 7 dicas para melhorar a assimilação do cálcio de maneira simples e natural.

Leia também: 7 hábitos que ajudam a melhorar a assimilação do cálcio

Dicas para melhorar a assimilação do cálcio

1. Não fique obcecado com os lácteos

Mulher tomando leite para assimilar o cálcio

Quando falamos de cálcio de maneira imediata pensamos no leite e todo tipo de derivados lácteos como o queijo e o iogurte.

No entanto, mesmo que estes alimentos sejam ricos em cálcio, nosso organismo nem sempre o assimila bem. Em alguns casos, certo grau de intolerância a lactose também pode influenciar de maneira negativa.

Os produtos enriquecidos com cálcio tampouco são a solução.

A seguir vamos ver outros alimentos de origem vegetal que contém muito cálcio, assim como alguns conselhos para que o corpo o absorva melhor.

2. Descubra o tahine

O gergelim é um dos alimentos vegetais com mais conteúdo de cálcio. Desta semente se extrai o óleo, muito comum na cozinha asiática e de um delicioso aroma torrado.

Também temos o tahine, tahin ou tahini, um creme preparado com gergelim e que é uma opção ideal para untar o pão e para fazer lanches. Combina bem com sabores doces e também salgados.

3. Nutra-se com as vitaminas verdes

Vitamina que ajuda na assimilação do cálcio

Os vegetais de folha verde são alimentos muito ricos em cálcio e deveríamos consumi-los diariamente, já que também possuem propriedades depurativas e antioxidantes que nos ajudam a prevenir problemas de saúde.

Podemos aproveitar melhor estes alimentos em seu estado cru, em saladas ou vitaminas. As vitaminas podem combinar vegetais de folha verde com frutas como a banana, o morango e o abacaxi, e o resultado será uma bebida deliciosa e medicinal.

4. Tome café da manhã com bebidas de amêndoas

A amêndoa é um fruto seco muito saudável com um alto teor de cálcio. Por este motivo recomendamos consumir amêndoas diariamente.

Uma opção para fazê-lo, sem perceber, é preparar uma bebida de amêndoas caseira, que é uma excelente alternativa ao leite de vaca e, além disso, é deliciosa e muito nutritiva, ideal para qualquer idade.

5. Melhore a flora intestinal

Assimilação do cálcio nos intestinos

No intestino é onde acontece a maior parte dos processos de digestão e absorção de nutrientes.

Tudo aquilo que o corpo não precisa vai para o intestino grosso para ser evacuado, enquanto que os nutrientes que cumprem uma função passam para a corrente sanguínea através das vilosidades intestinais.

O sangue transporta os nutrientes para cada célula.

Por este motivo, devemos manter uma flora bacteriana intestinal saudável, a qual podemos reforçar com probióticos.

6. Cuidado com o excesso de fibras

Existe algo muito importante que devemos levar em consideração, especialmente se seguimos uma alimentação saudável, um excesso de fibras na dieta pode dificultar a assimilação do cálcio no intestino.

Mesmo que seja necessária, não devemos abusar dela nem consumir alimentos enriquecidos em fibras.

7. Mais vitamina D

Vitamina D em pílulas

A vitamina D é tão importante quanto o cálcio para melhorar sua assimilação em nosso organismo. A maneira mais natural de obtê-la é tomando o sol de cada dia, em períodos curtos de 10 minutos, sem roupa e sem proteção solar.

O que devemos evitar sempre é abusar da exposição ao sol. Com esses minutos diários é suficiente para obter a vitamina D e também para conseguir um bronzeado bonito e permanente.

Também são fontes de vitaminas D alguns alimentos como:

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Peixes (sardinha, atum, salmão)
  • Clara de ovo
Recomendados para você