Alimentos que interferem positivamente no bronzeado

26 de fevereiro de 2014
Os alimentos ricos em vitaminas A e B nos ajudam a preparar a pele para obter um bronzeado saudável e a aproveitar todos os benefícios do sol , sempre em exposições curtas.

O bronzeado depende dos alimentos que consumimos? Algumas pessoas poderiam argumentar que a alimentação não tem nada a ver com o bronzeado do corpo. Mas outras, incluindo especialistas, dizem que o que comemos ou deixamos de comer, de fato, ajuda na hora de pegar aquele bronzeado.

Os médicos recomendam uma exposição de curta duração ao sol. Mas, graças a alguns alimentos, é possível aumentar o potencial do bronzeado.

Assim, a escolha dos alimentos errados pode se tornar um obstáculo na hora de se bronzear. Então, que tal incluir esses “milagrosos” alimentos para ganhar aquela cor tão desejada no verão? Confira!

Manga e outras frutas

A manga é rica em vitamina A, o que permite o bronzeado da pele por meio da atração dos raios solares, proporcionando, assim, um brilho saudável.

Leia mais: O tomate é uma rica fonte de vitamina A

Outras frutas que contêm a vitamina A são: o pêssego e o melão. A melancia, por exemplo, não oferece apenas vitaminas, como também estão cheias de água, algo bastante importante quando expomos a pele ao sol.

As vitaminas B e B6, encontradas na melancia, também impulsionam a capacidade de bronzeamento da pele.

Cenouras e outros vegetais

no bronzeado

A cenoura crua possui alto teor de caroteno, o que auxilia na hora de obter o charmoso bronzeado.

O corpo transforma o beta caroteno presente na cenoura em vitamina A, que serve para defender a pele de queimaduras de sol e proporcionar os nutrientes necessários para a mesma.

O caroteno ajuda a manter a melanina, que nada mais é que a responsável pelo escurecimento da pele quando nos expomos ao sol. Esse composto também é utilizado em produtos que proporcionam bronzeado artificial.

As demais hortaliças, como o pimentão, a abobrinha ou o tomate, também podem preparar a pele para receber o bronzeado.

Ovos

Os ovos são ricos em vitaminas A, B, D e E, que são regenerativas e reativam o corpo e a pele. A gema do ovo oferece outros nutrientes importantes, tais como a vitamina B6, os ácidos graxos, o ômega 3 e o ômega 6, que preparam a pele para tomar sol.

Adicionando um pouco de queijo, principalmente o branco, você enriquecerá com cálcio sua dieta, o que melhorará o potencial de bronzeado da pele. Alimentos ricos em cálcio tendem a ajudar na rapidez do bronzeado.

Alimentos grelhados

no bronzeado

Preparar os alimentos grelhados pode ajudar a aumentar os benefícios do bronzeado, desde que forem preparados corretamente.

Untar a carne e o peixe com azeite de oliva, vinho tinto, molho de soja ou vinagre balsâmico é um reforço para o bronzeado. Assar a carne ajuda a mantê-la magra.

Leia mais: 5 peixes que você deve evitar

O azeite de oliva, ou outras gorduras monoinsaturadas, contém regeneradores que, quando em contato com a pele, podem ajudá-la desde o interior do organismo, mantendo-a corretamente hidratada e saudável.

Ao assar os alimentos, evite os cítricos, a salsa e a agrião, ou seus esforços para conseguir um bronzeado perfeito e mais rápido serão em vão.

  • Bender, D. A. (1997). Vitamin B6. Nutrition & Food Science. https://doi.org/10.1108/00346659710179642