7 hábitos que ajudam a melhorar a assimilação de cálcio

25 de novembro de 2017
Além de adicionar em nossa dieta alimentos ricos neste mineral, também é fundamental evitarmos aqueles que podem dificultar a absorção de cálcio para prevenir deficiências.

O cálcio é um dos minerais essenciais mais importantes para a saúde e, de fato, é o mais abundante em todo o corpo.

Está presente em maiores proporções nos ossos e nos dentes, sendo a substância que lhes oferece densidade e força.

Em menor medida, também interfere na saúde sanguínea e do sistema nervoso, participando na realização de vários processos vitais.

Inclusive, sabe-se que age sobre o ritmo cardíaco, a coagulação do sangue e a capacidade dos músculos para contrair e relaxar.

O problema é que algumas vezes sua disponibilidade é limitada e ocorrem dificuldades para absorver as quantidades corretas.

Como consequência, são desencadeadas algumas doenças e problemas de saúde que, se não forem controlados, podem diminuir a qualidade de vida.

Felizmente, há métodos naturais que ajudam a melhorar sua assimilação, controlando a deficiência antes que gere complicações maiores.

Já os conhece? Descubra 7 hábitos simples.

1. Aumente a assimilação de cálcio consumindo certos alimentos

Alimentos que ajudam a melhorar a assimilação de cálcio

Por razões óbvias, para garantir uma boa absorção de cálcio, é fundamental aumentar o consumo dos alimentos que o contêm.

Apesar de a quantidade variar em função do sexo, da idade e da altura, em geral se considera que um consumo adequado é de 1000 mg por dia.

Esta pode ser até de 1200 mg para mulheres grávidas ou pessoas da terceira idade.

Algumas de suas fontes naturais são:

  • Lácteos;
  • Brócolis;
  • Ovos;
  • Peixes;
  • Soja e seus derivados;
  • Grão de bico;

2. Garanta uma boa absorção de vitamina D

A deficiência de vitamina D é um dos fatores que influenciam a perda de cálcio em todo o organismo.

Este nutriente essencial, que só se obtém quando nos expomos ao sol, favorece a absorção de cálcio no intestino e facilita sua síntese e utilização.

É bom obtê-lo com banhos de sol, ainda que devam ser tomados com medidas preventivas pra evitar os efeitos negativos na pele devido aos raios UV.

Outras formas de obter esta vitamina na dieta é através de alimentos como:

  • Óleos de peixe;
  • Ovos;
  • Sardinhas;
  • Salmão;
  • Leite cru;
  • Champignon;

3. Limite o consumo de gordura

Alimentos gordurosos impedem assimilar o cálcio

Ainda que você tenha deixado isso passar desapercebido por muito tempo, as dietas ricas em gordura são um dos fatores que limitam a absorção de cálcio no organismo.

Não serve de nada consumir fontes de cálcio se, mais tarde, afeta sua assimilação ao consumir frituras, embutidos e outros alimentos cheios de gorduras saturadas.

4. Consuma proteínas de forma equilibrada

As proteínas são básicas em todo plano de alimentação e, de fato, em certa medida são necessárias para que o cálcio se assimile no corpo.

Porém, é primordial manter um consumo equilibrado, não excedido, visto que consumi-las em grandes quantidades pode ser improdutivo para manter este mineral em níveis adequados.

Procure obtê-las de alimentos tais como:

  • Legumes
  • Frango
  • Peru
  • Peixes gordurosos
  • Frutos secos
  • Iogurte natural

5. Revise a forma de cozinhar seus alimentos

Condimentar bem os alimentos ajuda a melhorar a assimilação de cálcio

Você está escolhendo um bom método de cozimento para os alimentos? Ainda que talvez seja uma das coisas mais ignoradas, ela tem muito a ver com a facilidade ou dificuldade que o corpo tem para obter o cálcio.

Quando você cozinha os alimentos em temperaturas muito altas, principalmente dissolvidos em água, eles tendem a reduzir sua quantidade de minerais.

  • Por isso, se seu objetivo é melhorar a assimilação de cálcio, cozinhe em fogo baixo, durante o menor tempo possível.
  • Se se trata de uma fruta ou vegetal, procure comer cru.

6. Evite as dietas ácidas

O consumo habitual de alimentos que acidificam o organismo pode dificultar a absorção de minerais essenciais e, a médio e longo prazo, geram deficiências nutricionais.

Para evitar que estes afetem a síntese correta de cálcio, deve limitar o consumo de produtos como:

  • Café;
  • Açúcar;
  • Refrigerantes;
  • Comidas pré-cozidas;
  • Enlatados;
  • Carnes embutidas;

Veja também: 7 alimentos para evitar quando se tem refluxo ácido

7. Inclua clorofila em sua dieta

Suco de folhas verdes ajuda a melhorar a assimilação de cálcio

Incluir suplementos de clorofila em sua dieta regular é um hábito extraordinário para garantir uma absorção melhor deste mineral.

Seus compostos naturais aprimoram os processos metabólicos e, além disso, evitam que as vitaminas e minerais se percam através da urina.

Não está absorvendo cálcio o suficiente? Entendendo o quão importante é este mineral para o bem-estar do organismo, procure pôr em prática todas estas recomendações para restabelecer sua absorção antes de sofrer as consequências de sua deficiência.

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