Os 8 principais sintomas da catarata e seus tratamentos naturais

· 5 de abril de 2018
Parar de fumar, evitar o abuso de álcool, usar óculos com proteção contra os UV e manter uma dieta equilibrada pode ajudar a reduzir parcialmente as cataratas.

Você sabe quais são os principais sintomas da catarata? Para aqueles que nunca tiveram esta doença, suas características podem ser um mistério.

De acordo com algumas pessoas que sofrem com esta condição, tê-la é como ver todas as coisas através de uma janela enevoada e nunca poder limpá-la.

Você só pode ter uma ideia muito vaga do que acontece atrás da janela. Não parece muito agradável, mas felizmente é possível tratá-la de forma natural.

Abaixo listamos os sintomas e tratamentos naturais mais comuns para a catarata.

O que são as cataratas?

Sintomas da catarata

As cataratas são caracterizadas pela opacidade progressiva da lente natural do olho humano. Isso resulta em uma sensação de visão turva, que agrava lentamente quando não é tratada corretamente.

As cataratas afetam principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. Elas também são a maior causa de cegueira progressiva em todo o mundo.

Por volta dos 40 anos a bioquímica do corpo humano começa a mudar. As proteínas que são sintetizadas pelas células dos olhos perdem elasticidade e endurecem.

As proteínas se aglutinam em certos pontos da lente ocular. Isso causa coágulos esbranquiçados que, às vezes, podem ser vistos nos olhos das pessoas. As cataratas são a causa da perda de precisão e visibilidade em determinadas distâncias.

No entanto, esses grumos esbranquiçados não aparecem da noite para o dia. As cataratas se desenvolvem lentamente, enquanto o olho tenta se adaptar a esse bloqueio esbranquiçado.

Diferentes tipos de cataratas obstruem a luz e distorcem as imagens que o olho percebe em diferentes ângulos. Por isso, esse tipo de cegueira será diferente em cada pessoa que sofrer com ela.

Tipos de catarata

Existem três tipos diferentes de catarata ocular, cujos nomes estão diretamente relacionados à parte do olho que afetam.

Catarata subcapsular

Tipos de catarata

Este tipo de catarata é mais difícil de identificar a olho nu. Apesar disso, o paciente sente seus efeitos muito rapidamente à medida que a doença se desenvolve.

Os pacientes que sofrem de diabetes ou tomam esteroides em altas doses são muito propensos a sofrer de catarata subcapsular.

Catarata nuclear

Como o nome indica, esse tipo de catarata ocorre no núcleo do cristalino. Esta tipologia está em grande parte relacionada com a catarata devido ao envelhecimento. Na verdade, é a mais comum entre homens e mulheres com idades superiores a 70 anos.

Catarata cortical

Este tipo de catarata é o mais visível a olho nu. As cataratas corticais são pequenas áreas opacas e brancas. Essas opacidades podem ser observadas como pequenas cunhas localizadas na periferia do cristalino.

Principais sintomas da catarata

Exame ocular

Os sintomas desta condição são muitos, mas entre eles podemos nomear:

  1. Visão turva ou nebulosa.
  2. Hipersensibilidade à luz, ou desconforto ao entrar em contato com luzes brilhantes.
  3. Dificuldade para ver em espaços escuros ou em penumbra.
  4. Visão difusa da fonte de luz, como lâmpadas e velas.
  5. Cores amareladas.
  6. Visão dupla em um único olho.
  7. Mudança frequente de prescrição nas lentes, isto significa que as cataratas prejudicam a saúde visual rapidamente.
  8. Dificuldade para ler.

No entanto, os sintomas das cataratas são muito semelhantes à sintomatologia de problemas menos graves nos olhos, como a miopia ou o astigmatismo.

Por esse motivo, é necessário consultar o seu médico com uma certa frequência quando começar a notar duas ou mais dessas manifestações.

Como tratar as cataratas de forma natural

Alguns médicos insistem que esses coágulos esbranquiçados não podem ser prevenidos. No entanto, existem vários tratamentos naturais para reduzir parcialmente o problema.

O tratamento orgânico e não invasivo é uma alternativa para pacientes que sofrem desta doença. Aqui apresentamos diferentes maneiras de tratá-la naturalmente.

Evite hábitos prejudiciais

Parar de fumar

Parar de fumar e diminuir o consumo de álcool são duas escolhas que melhorarão sua qualidade de vida. Embora possa ser difícil no início, especialmente devido à pressão social, os resultados valem a pena.

No entanto, lembre-se de que parar de fumar e beber menos evitará a degeneração do seu corpo. Os olhos, como todos os órgãos do corpo, serão beneficiados por hábitos saudáveis.

Manter uma dieta equilibrada

A dieta é um dos fatores mais importantes na prevenção de doenças degenerativas. Uma dieta equilibrada ajuda a equilibrar o organismo e a autorregulação efetiva.

A autorregulação ajuda a prolongar o bom estado das proteínas que o corpo humano sintetiza.

Enquanto isso, os antioxidantes nos alimentos ajudam a manter saudáveis ​​os vários componentes do corpo humano. As enzimas das frutas e vegetais contribuem para a saúde dos olhos e de outros órgãos.

Use protetor solar sempre

A exposição prolongada aos raios ultravioleta gerados pelo sol pode ajudar no desenvolvimento de cataratas. Os raios UV podem afetar as proteínas e outras enzimas oculares, degradando-as e oxidando-as.

Desta forma, as enzimas perdem suas principais funções benéficas para o olho. Use óculos escuros e chapéus de abas largas para se proteger contra os raios UV prejudiciais. Desta forma, você estará protegendo suas enzimas da deterioração.

Use colírios

Usar colírio nos olhos

Nós geralmente vemos como os idosos usam colírios prescritos por um médico. No entanto, existem vários grupos farmacêuticos que oferecem colírios sem receita médica e de alta qualidade.

Os colírios ajudarão a manter seus olhos hidratados e saudáveis. Isso evita que os nervos ópticos se estressem devido à falta de lubrificação, diminuindo assim a chance de ter catarata.

A catarata é uma condição que não está necessariamente relacionada com a idade avançada. Por isso, adote hábitos que beneficiem sua saúde a longo prazo.

Lembre-se de que as proteínas sintetizadas pelo seu corpo serão tão saudáveis ​​quanto o seu estilo de vida. Trate as cataratas de forma natural e mantenha seus olhos saudáveis.