10 alimentos para manter a visão saudável

Incluir em nossa dieta os alimentos certos pode ser de grande ajuda na hora de prevenir os problemas oculares e, por sua vez, melhorar nossas capacidades visuais.

Quer proteger sua saúde ocular? Conheça neste artigo alguns alimentos para manter a visão saudável e não deixe de consumi-los com mais frequência.

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Ela não só nos permite captar os objetos que se encontram ao nosso redor, mas também nos ajuda a perceber a forma, distância, posição, tamanho e cor de todos aqueles que nos rodeiam.

Porém, este maravilhoso sentido pode ser prejudicado por uma grande quantidade de razões, seja pela idade ou por agentes externos, fazendo com que percamos a capacidade de captar a informação visual.

Porém, existem alguns alimentos para manter a visão saudável. Se você quer aprender sobre alguns deles, que são capazes de prevenir os problemas oculares e promover a saúde ocular, continue lendo este artigo.

Alimentos para manter a visão saudável

1. Os ovos

Ovos para manter a visão saudável

Graças aos seus altos níveis de zinco e ômega 3, o ovo é um dos melhores alimentos para manter a visão saudável.

Estes nutrientes são capazes de prevenir os problemas de visão, tais como:

  • A miopia
  • Presbiopia
  • Astigmatismo

Além disso, é um dos alimentos com maior variedade de preparo, podendo cozinhá-los como omelete, frito, à milanesa, mexido, etc.

2. O peixe

Do mesmo modo que o ovo, o peixe contém ácidos graxos ômega 3, um nutriente capaz de:

  • Proteger o olho da degeneração muscular existem ao seu redor.
  • Hidratar os glóbulos oculares, evitando lesões por causa do ressecamento.

Além disso, o ômega 3 se encarrega de proteger órgãos como nosso cérebro e coração.

3. As frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como as framboesas, cerejas e mirtilos, nos oferecem antocianinas, moléculas que melhoram o fluxo sanguíneo para os nossos olhos.

Isso não é excelente apenas para manter e reparar a retina, mas também melhora significativamente a adaptação e captação da luz.

4. Os figos

Figos para manter a visão saudável

Os figos são frutos que contêm altos níveis de zinco, e consumidos constantemente, podem nos ajudar a fortalecer a visão.

Além disso, também são capazes de manejar com mais facilidade a percepção do olho diante das mudanças radicais da luz e das condições climáticas.

5. Verduras

As verduras, além de serem extremamente saudáveis e oferecerem uma grande quantidade de benefícios à saúde de nosso corpo, são ricas em vitamina A e B.

Estas vitaminas são essenciais para a saúde e manutenção da nossa visão, já que a protegem de qualquer tipo de dano que possa ser causado internamente.

6. Oleaginosas

Oleaginosas para manter a visão saudável

As oleaginosas têm o benefícios de serem uma excelente fonte de nutrientes para a saúde de nosso corpo, pois contêm vitaminas e minerais capazes de mantê-lo em bom funcionamento.

Ao conterem vitamina B, são capazes de ajudar a fortalecer significativamente nossa visão, fortalecendo seus músculos e prevenindo sua perda.

7. Laticínios

Os produtos lácteos derivados do leite, tais como o queijo, o requeijão, a coalhada e o iogurte, contêm nutrientes benéficos para o nosso corpo, especialmente a vitamina A, elemento essencial para a saúde de nossa vista.

8. As cenouras

Outro alimento que provê uma enorme quantidade de benefícios a nossa saúde, e principalmente ao bem-estar ocular, é a cenoura. Esta hortaliça é uma das melhores fontes de vitamina A.

Ao ser consumida constantemente, este componente se encarregará de facilitar a visão no escuro e manter nossos olhos em bom estado.

9. Cítricos

Cítricos para manter a visão saudável

Os alimentos cítricos têm um alto teor de vitamina C, a qual protege e regenera o colágeno dentro dos músculos que se encontram ao redor dos olhos.

Da mesma maneira, a vitamina C permite e facilita a absorção dos nutrientes e vitaminas que se encontram em outros alimentos que precisamos para a nossa saúde ocular.

10. Cereais

Por último, os cereais são um alimento saudável e nutritivo que nos oferece:

Estes nutrientes ajudam a prevenir a perda da visão e o surgimento de doenças oculares.

Ao consumir estes alimentos de forma regular, você poderá não apenas melhorar notavelmente sua saúde visual, mas também será capaz de prevenir qualquer dano ou doença que possam chegar a afetá-la.

Recomendados para você