Quais são os 8 sintomas iniciais da diabetes?

· 1 de abril de 2018
Se você identificar alguns desses sintomas da diabetes, é importante ir ao médico para fazer os exames pertinentes e confirmar ou descartar o diagnóstico.

Você saberia identificar os sintomas iniciais da diabetes? A diabetes mellitus refere-se aos distúrbios que afetam a forma como o corpo usa a glicose no sangue. Não importa como se manifesta, isso significa que existe uma acumulação excessiva de açúcar no corpo.

A glicose é uma substância vital para a saúde, uma vez que é uma das principais fontes de energia para as células que compõem músculos e tecidos, incluindo o cérebro.

Quando o organismo não consegue processá-la adequadamente, sérias consequências são desencadeadas, uma vez que isso interfere nas funções de outros órgãos.

As doenças crônicas da diabetes incluem diabetes do tipo 1 e do tipo 2. Existem outros tipos que são reversíveis, como a pré-diabetes e a diabetes gestacional.

Considerando que a sua detecção precoce é fundamental para um tratamento bem-sucedido, desta vez queremos rever suas causas e 8 sintomas iniciais que ajudam a identificá-la.

Quais são as causas da diabetes?

Quais são os sintomas iniciais da diabetes?

A diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente, ou perde sua capacidade de usá-la de forma adequada.

A insulina é uma substância que vem do pâncreas, cuja principal função é reduzir a quantidade de glicose na corrente sanguínea.

  • Até agora, não existe uma causa exata para explicar o desenvolvimento da diabetes do tipo 1. Aparentemente, é decorrente da falta de controle do sistema imunológico, o que leva à autodestruição das células que produzem a insulina no pâncreas.
  • A pré-diabetes e diabetes do tipo 2 ocorrem quando as células se tornam resistentes à insulina, e o pâncreas não produz a quantidade suficiente para neutralizá-la.
  • As alterações hormonais da gravidez produzem uma resistência das células à insulina. Se o pâncreas não gerar a quantidade necessária de insulina, a glicose se acumula no sangue e ocorre a diabetes gestacional.

Sintomas iniciais da diabetes

Muitos dos sintomas iniciais da diabetes podem ser confundidos com outras doenças. Por esta razão, uma vez que forem identificados, é melhor solicitar os exames médicos pertinentes.

1. Sede excessiva

Sede excessiva

Quando a glicose não é usada corretamente, sua acumulação no sangue pode levar à desidratação. Isso altera a produção normal de saliva e aumenta a sensação de sede.

2. Micção frequente

Os pacientes com diabetes têm micção frequente devido ao esforço feito pelos rins para tentar filtrar o excesso de açúcar do sangue.

Esta substância retida diminui a capacidade de quebrar as toxinas e provoca dificuldades nas funções do sistema urinário.

3. Transtornos do sono

Quando os altos níveis de açúcar no sangue não recebem o controle no tempo certo, a pessoa começa a sofrer contínuos distúrbios do sono.

A diabetes tipo 2 geralmente é acompanhada de insônia, ou algum tipo de interrupção durante o período de descanso.

4. Cicatrização lenta

Cicatrização lenta

Um dos principais sinais da diabetes são aquelas lesões ou úlceras cutâneas que levam muito tempo para se curar ou cicatrizar.

5. Infecções urinárias

Se o corpo reduz a capacidade de usar a glicose no sangue, o sistema imunológico se enfraquece. Isto, adicionado aos efeitos sofridos pelos rins, aumenta a suscetibilidade a infecções do trato urinário.

6. Problemas nos pés

Os diabéticos devem prestar muita atenção à condição de seus pés. Esta parte do corpo manifesta problemas circulatórios, retenção de líquidos, e uma variedade de outros sintomas que os deixam doentes, pouco a pouco.

7. Visão turva

Mulher com visão embaçada no trabalho

A desidratação provocada pelo alto teor de açúcar pode influenciar o aparecimento de dificuldades de visão. Além disso, muitas vezes danifica os vasos sanguíneos e diminui a capacidade de se concentrar.

8. Pele seca

O desenvolvimento da diabetes secundária causa problemas circulatórios, que afetam a saúde da pele. É por isso que os pacientes sofrem frequentemente de ressecamento e perda de firmeza.

Como a diabetes é diagnosticada?

Exame de sangue

Se você suspeita de diabetes, é muito importante consultar o médico o mais rápido possível. Ao receber um diagnóstico, existe a possibilidade de fazer um tratamento para reduzir o impacto negativo que ela provoca no corpo.

O médico pode sugerir os seguintes testes para confirmar a doença:

  • Exame de Glicohemoglobina (A1C). Uma análise que indica o nível médio de açúcar no sangue nos últimos dois ou três meses.
  • Exame aleatório de açúcar no sangue.
  • Exame de açúcar no sangue em jejum.
  • Exame oral de tolerância à glicose.

Uma vez que o diagnóstico é confirmado, a pessoa deve se comprometer a melhorar completamente seus hábitos. Isso, combinado com os medicamentos prescritos, permitirá ter uma melhor qualidade de vida.