7 sinais de que você deve levar seu bebê ao médico  

Preste atenção aos seguintes sinais, estes irão ajudá-lo a considerar levar seu bebê ao médico. Desta forma eles poderão detectar qualquer problema de saúde a tempo.

A partir do momento em que você sabe que seu bebê virá para o mundo, sua saúde se torna uma das suas prioridades. Como todos os pais você tenta estar ciente de todos os sinais e, por isso, também tentar se manter informado.

No entanto, às vezes, há sinais que passam despercebidos e essa é precisamente a razão pela qual você deve conhecer certos sinais. Estes são os que podem lhe dar uma pista muito mais clara sobre como é a saúde do seu bebê.

Lembre-se de que a detecção precoce de qualquer problema de saúde pode salvar muitas complicações desnecessárias e preocupações de curto, médio e longo prazo. Do mesmo modo, seu bebê será capaz de se recuperar mais cedo.

7 sinais sutis que indicam que deve levar seu bebê ao médico

1. Surgimento de pintas

Se surgir pintas, deve levar o bebê ao médico

As pintas, às vezes, podem passar despercebidas, tanto em crianças como em adultos.

Se vemos que no corpo do nosso bebê apareceu uma pinta com borda irregular. E se tiver uma forma assimétrica e um tamanho maior do que o normal, bem como uma cor diferente. Este é um sinal de alerta.

Por outro lado, se este sinal começou a crescer excessivamente, ou outros sinais surgiram como aquele que já existia desde o nascimento, é necessário levar seu bebê ao médico para ver é normal, ou se trata-se de outra coisa.

Porque, nesses casos, podem ser problemas diversos, como a falta ou excesso de algum tipo de vitaminas ou proteínas, ou até mesmo problemas mais graves, como algum tipo de cisto ou tumor.

Veja também: 6 sintomas de câncer de pele que você não deve ignorar

2. Queda excessiva de cabelo

Se o cabelo do seu bebê cair excessivamente, é possível que haja algum tipo de deficiência relacionada à falta de vitaminas necessárias para o seu crescimento. Este sinal pode passar despercebido no início.

Quando o cabelo do seu bebê cai, a primeira coisa a fazer é avaliar como é a sua alimentação, e consultar os valores nutricionais dos alimentos com o pediatra. Este será o mais adequado para estudar o que pode estar causando o déficit.

3. Mudanças no seu comportamento

Bebê que não come deve se levar ao médico

Alterações no seu comportamento, tais como: falta de apetite, diminuição da atividade física habitual, ou problemas para adormecer, são sinais sutis de que seu bebê precisa de atenção.

4. Crescimento excessivo da cabeça

Uma das coisas mais comuns em bebês são as mudanças na forma de sua cabeça. Isso acontece devido às moleiras, que devem ser fechadas à medida que crescem. Mas se você perceber que sua cabeça aumenta consideravelmente, é necessário levar o bebê ao médico, ou a um especialista.

5. Perda de capacidade auditiva

Bebê no médico

Se o seu bebê deixar de prestar atenção ao ser chamado, é porque, talvez, ele possa ter algum tipo de problema de audição. Nestes casos pode ser necessário levá-lo a um especialista em audição, para descobrir mais sobre o que está acontecendo.

Deve-se notar que este é um dos sinais mais difíceis para ser detectado no início. No entanto, embora se manifeste de forma sutil, ao prestar-se atenção, fica evidente.

6. Sede

Quando um bebê fica com muita sede e pede líquidos o tempo todo, isso pode ser um sinal de que algo não está certo. Embora seja bom manter seu bebê hidratado, não é normal pedir constantemente água ou leite. Por quê? Porque isso pode ser um sintoma de alguma doença grave, ou desidratação grave.

7. Ronco

Bebê dormindo

Embora existam muitas crianças que roncam suavemente, e não devemos nos preocupar com isso, quando esse ronco se torna muito mais forte pode ser um sintoma evidente de algum tipo de problema ou infecção respiratória. Nestes casos, também é aconselhável ir ao médico o mais rápido possível, para avaliar o que está acontecendo, e encontrar uma solução em breve.

No caso de seu filho pequeno roncar muito, entre outros sintomas, é possível que o problema seja a adenoide. Esta é uma enfermidade que é resolvida com uma intervenção cirúrgica rápida e simples.

Não ignore os sinais, e preste atenção à sua evolução. Embora a maioria deles possa ser inofensivo, no caso dos bebês, nunca é demais se assegurar de como se encontra seu estado de saúde. Lembre-se de que eles estão no estágio mais vulnerável da vida, e precisam de atenção e cuidados constantes.

Recomendados para você