Remédios para acabar com o ronco

· 15 de fevereiro de 2014
Os roncos podem ter como origem o sobrepeso, o consumo de álcool ou o tabaco e a ingestão de medicamentos. Em algumas ocasiões, eles podem ser solucionados com uma simples mudança postural ao dormir.

Todo mundo, em algum ponto de nossas vidas, pode ter sofrido com o ronco, sendo devido a um resfriado ou por ter uma postura inadequada ao dormir.

Mas se isso acontece repetidamente e com frequência, devemos buscar uma rápida solução, porque isso pode afetar o sono de quem está perto de nós, incluindo nós mesmos, visto que não podemos descansar com tranquilidade nos acordando com nossos próprios roncos.

O que provoca o ronco?

As causas são muitas, mesmo assim, nem todas as pessoas são afetadas pela mesma causa, por essa razão, temos que saber identificá-las para encontrar uma solução efetiva que acabe com os roncos incômodos.

Muitos desses roncos podem estar relacionados com a idade, quando o tom muscular da garganta é menor, com a forma em que está a passagem, paladar rachado e outra infinidade de problemas tanto nasais, como sinusais.

Além do mais, o excesso de peso, o consumo de álcool, de tabaco e de certos medicamentos também influenciam muito as posturas ao dormir.

Se você ronca com a boca fechada, pode ser devido a algum problema na língua. Caso ronque com a boca aberta, pode ser devido a um problema na garganta.

Se roncarmos e nos encontrarmos de barriga pra cima, o problema pode ter uma solução simples como mudar de posição ao dormir e uma mudança no estilo de vida, mas se roncarmos durante toda a noite em qualquer posição, então pode ser por algo mais sério que requer um tratamento mais profundo e especializado.

 como acabar com o ronco

Mudanças de hábito para acabar com o ronco

Existem algumas mudanças que podem ser feitas no estilo de vida para deixar de roncar, por exemplo, se estivermos acima do peso, temos que tentar de todas as formas perder uns quilinhos, fazer exercícios físicos para tonificar o abdômen, os braços e, acima de tudo, a garganta.

Caso você seja fumante, pare de fumar, porque o cigarro irrita as membranas das mucosas, fazendo com que bloqueiem a passagem de ar.

Evite também beber álcool, tomar comprimidos para dormir e qualquer tipo de sedativo; isso será uma grande ajuda para deixar de roncar.

Trate de melhorar a sua postura ao dormir. Durma sempre de lado; tente colocar algo nas suas costas, pois se quando estiver dormindo, você virar e sentir um incômodo, você voltará à sua posição de lado. Dessa maneira, você certamente roncará menos.

 Leia também: Como cuidar da saúde arterial: 6 hábitos saudáveis

Remédios caseiros para acabar com o ronco

O primeiro e mais importante para deixar de roncar é manter as passagens nasais bem limpas, desse modo, você poderá respirar sem dificuldade durante toda a noite; você precisa evitar que o ar do quarto fique muito seco.

Também podemos fazer alguns exercícios para melhorar o tom da garganta; repita as vogais durante 3 minutos ao dia, colocando a língua sobre os dentes da frente e deslizando-a pra trás. Feche a boca e enrugue os lábios durante trinta segundos.

Conheça: 5 exercícios que você deve praticar se quiser cuidar dos ossos

Esses exercícios podem ser aumentados pouco a pouco e serem realizados varias vezes ao dia para obter melhores resultados.

Procure pôr em prática essas recomendações para que você melhore as suas noites e desfrute de um verdadeiro descanso, além de também deixar o seu companheiro descansar tranquilamente.

Lembre-se de que não é normal roncar em qualquer posição, tanto de costas como de lado. Caso isso esteja acontecendo com você, é melhor pedir ajuda a um especialista para que o avalie e indique um tratamento adequado.