Como cuidar da saúde arterial: 6 hábitos saudáveis

· 15 de agosto de 2018
A atividade física regular e o aumento do consumo de ácidos graxos ômega 3 podem ajudar a proteger as artérias contra a deterioração e prevenir o desenvolvimento de doenças.

Adotar hábitos saudáveis ​​para cuidar da saúde arterial se tornou uma necessidade. Embora muitos ignorem, muitos dos problemas cardiovasculares atuais são o resultado da deterioração sofrida pelas artérias pelo excesso de colesterol e toxinas.

O mais preocupante de tudo é que o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares são os principais desencadeadores dessa condição. Embora no início não se manifeste com uma sintomatologia convincente, mais tarde causam as doenças cardíacas e circulatórias.

Portanto, antes de desenvolver qualquer patologia séria, o ideal é saber como mudar o estilo de vida para melhorar a saúde. Em seguida, queremos compartilhar em detalhes 6 recomendações importantes que favorecem o tratamento arterial. Coloque-os em prática!

1. Consumir ácidos graxos ômega 3

Cuidar da saúde arterial consumindo ácidos graxos ômega 3

Nem todas as fontes de gordura são prejudiciais às artérias. Por exemplo, alimentos que fornecem ácidos graxos ômega 3 são muito benéficos. Este tipo de lipídio aumenta a presença do colesterol bom (HDL) e facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL), e de triglicerídeos.

Seu consumo regular, mesmo através de suplementos, diminui o risco de aterosclerose, pressão alta e ataques cardíacos. Além disso, eles também têm um efeito anti-inflamatório, que ajuda a melhorar a saúde circulatória e cerebral.

Os alimentos que contêm este nutriente são:

  • Peixes azuis ou gordos (sardinha, salmão, cavala, atum, arenque)
  • Nozes e sementes
  • Abacate
  • Azeite de oliva
  • Soja

Leia também: Remédio com alho e limão para limpar as artérias e baixar o colesterol

2. Fazer exercício físico

A prática regular de exercício físico é um dos hábitos mais recomendados para cuidar da saúde arterial. Manter o corpo ativo otimiza a circulação sanguínea, e causa um impacto positivo no sistema cardiorrespiratório.

Portanto, independentemente da atividade esportiva, esta é ideal para combater desordens como excesso de peso, colesterol alto, e hipertensão. De fato, dedicar pelo menos 30 minutos por dia reduz o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral.

3. Manter uma dieta balanceada

Cuidar da saúde arterial mantendo uma dieta balanceada à base de verduras

Seguir um plano de dieta equilibrada tem muitas vantagens, tanto para cuidar da saúde arterial, quanto para o peso corporal. Uma vez que propõe a combinação de alimentos variados e saudáveis, esta é a melhor maneira de perder peso, e manter o equilíbrio do colesterol e dos triglicerídeos.

Agora, não se trata de seguir uma dieta extrema ou cheia de restrições nutricionais. Este tipo de alimentação sugere comer “um pouco de tudo”, mas na medida certa. Além disso, envolve limitar o consumo de sal e açúcar, que são dois inimigos da saúde arterial.

Assim, de modo geral, uma dieta balanceada contém:

  • Frutas e verduras frescas
  • Cereais integrais e legumes
  • Frutas secas e sementes
  • Carnes magras e peixe

4. Controlar o estresse

Quando o corpo é submetido a situações de estresse contínuas ou prolongadas, ocorre uma série de reações químicas que podem incidir nos problemas arteriais. O coração acelera, a tensão aumenta e, muitas vezes, interfere na circulação.

Embora os descontroles do estado de ânimo não sejam diretamente responsáveis ​​pela deterioração arterial, eles têm um efeito negativo. Portanto, é essencial implementar algumas técnicas de relaxamento e respiração, como forma de canalizá-lo.

5. Evitar o consumo de alimentos com colesterol

Cuidar da saúde arterial evitando o consumo de alimentos com colesterol

O corpo usa uma pequena quantidade de colesterol para atender a alguns processos relevantes. No entanto, seu acúmulo excessivo nas artérias é um fator que afeta o desenvolvimento de muitas doenças cardíacas.

Embora uma grande parte do lipídio seja metabolizada pelo fígado, ele também é obtido através de certos alimentos que o contêm em abundância. Assim, se o objetivo é cuidar da saúde arterial, é melhor evitar essas fontes. As mais comuns são:

  • Carnes vermelhas e vísceras
  • Laticínios e manteiga
  • Salsichas e produtos defumados
  • Frituras e lanches de pacote
  • Produtos de panificação industrial

Veja também: Os piores alimentos que você pode comer e suas alternativas mais saudáveis

6. Limitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco

Um pequeno copo de vinho tinto por dia fornece ao corpo poderosos antioxidantes que ajudam a cuidar do coração. No entanto, quando esta e outras bebidas são tomadas em grandes quantidades é gerado um efeito contraproducente nas artérias e na circulação.

Algo semelhante acontece com o cigarro. Devido à sua concentração de compostos tóxicos, causa uma deterioração das artérias dos fumantes. Além disso, diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta a suscetibilidade a hipercolesterolemia.

Finalmente, deve ser lembrado que exames médicos regulares também são essenciais para cuidar da saúde arterial. Estes permitem detectar doenças, até mesmo quando não há manifestações clínicas. Comece a cuidar de si mesmo agora!