Exames médicos anuais que todas as mulheres devem fazer

15 de março de 2019
Devemos realizar consultas e check-ups anuais para poder detectar a tempo qualquer anomalia.

Todas as mulheres, sem exceção, devem fazer sem falta a cada ano uma série de exames. Essa é uma prática muito necessária para detectar a tempo muitas doenças que podem pôr a vida em risco.

Existem alguns exames que em várias oportunidades os médicos se esquecem de passar para seu pacientes. No entanto, recomendamos sempre que os exija, pois você depende deles para saber se seu organismo está funcionando bem.

A seguir você descobrirá quais são os exames que deve realizar sem falta todo ano:

A citologia

Esse é um dos exames mais importantes que as mulheres devem realizar anualmente.

Por meio da citologia, milhares de vidas foram salvas no mundo, e ainda faltam muitas mulheres tomarem consciência da importância desse exame e não se esquecerem de fazê-lo.

Algo muito importante que você deve saber é que esse exame não dói e dura apenas 3 minutos.

Mas por meio dele é possível descobrir doenças como o vírus do papiloma humano (HPV) e o começo de um câncer uterino, doenças que descobertas a tempo podem ser tratadas e salvam a sua vida.

Leia também: Como reduzir o risco do câncer de útero?

A mamografia

Esse é outro dos exames primordiais para salvar vidas. A mamografia é um exame que, como a citologia, deve ser feito a cada ano. É recomendado a todas as mulheres com mais de cinquenta anos.

Por meio desse exame, os especialistas podem detectar anormalidades nas mamas, tais como nódulos ou massas que não deveriam estar ali. Desse modo, podem diagnosticar um câncer de mama que, tratado a tempo, é curável.

A densidade óssea

densidade óssea

Bem conhecida pela maioria das pessoas, a descalcificação dos ossos se apresenta com maior frequência nas mulheres na época da menopausa.

Para evitar complicações graves causadas por fraturas, é indispensável realizar o exame de densidade óssea que será muito útil para o médico detectar a tempo o risco de sofrer osteoporose e prevenir as fraturas que podem ocorrer.

A colonoscopia

Esse é um exame que permite ver o interior tanto do cólon como do reto, por meio de uma câmera muito pequena que está fixada em uma sonda muito flexível.

Por meio desse exame, é possível descobrir e tratar a tempo alguns problemas de saúde complicados como a colite, as bolsas anormais nos intestinos e o câncer de cólon.

A glicemia

Esse é um exame simples no qual são medidos os níveis de açúcar no sangue.

É um exame que geralmente é praticado em mulheres grávidas para prevenir alguns riscos que podem se apresentar durante a gestação e, também, para manter o controle de glicose em pacientes com hiperglicemia, hipoglicemia ou diabetes.

Em um check-up geral, esse exame estará incluído para medir os níveis de açúcar em seu sangue e, desse modo, prevenir muitas complicações de saúde.

Leia também: Vinagre de maçã para reduzir o colesterol e o açúcar no sangue

Assim, podemos concluir que dados todos os benefícios que adquirimos com somente realizar uma consulta médica a cada ano e pedir ao médico esses exames mencionados, estaremos prevenindo complicações graves de saúde e poderemos viver saudáveis ao lado de nossos entes queridos muitos anos mais.

  • Ganschow, P. S., Jacobs, E. A., MacKinnon, J., & Charney, P. (2009). Update in Women’s Health. Journal of General Internal Medicine. https://doi.org/10.1007/s11606-009-0917-9