Os piores alimentos que você pode comer e suas alternativas mais saudáveis

6 de agosto de 2018
Na hora de escolher nossos alimentos, sempre será mais recomendável optar pelas alternativas naturais ao invés dos produtos enlatados, já que desta forma evitaremos aditivos desnecessários.
Se você consumir alimentos como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras, provavelmente está muito a frente da curva nutricional.

Porém, existe a possibilidade de que cometa erros com suas escolhas de comida sem ao menos se dar conta.

Nem todos os alimentos são produzidos da mesma forma, e nem são saudáveis, e talvez você não consiga tantas vitaminas e nutrientes quanto acredita.

De fato, é possível que inadvertidamente esteja carregando seu corpo com excesso de açúcar e sódio.

Portanto, neste artigo identificamos os piores alimentos que você pode comer e suas alternativas mais saudáveis para que possa fechar as brechas em suas necessidades nutricionais.

Os piores alimentos para o seu organismo

Qualquer coisa em lata

Fechar bem os recipientes conserva bem os alimentos

As verduras enlatadas frequentemente são desprovidas de fibra e outros nutrientes, e se enchem de sódio. Se você consome verduras enlatadas com frequência, vai experimentar uma diminuição em sua qualidade nutricional.

Verduras com amido

O milho, as ervilhas, as batatas, a abóbora e o inhame tendem a conter menos vitaminas, minerais e menos fibra do que outros tipos de vegetais.

Além disso, frequentemente contém entre dois e três vezes mais calorias por porção do que outros vegetais sem amido.

Quer saber mais? Leia: Os perigos de consumir enlatados

Feijões pré-cozidos enlatados

Os alimentos enlatados não são saudáveis

Assim como os feijões enlatados normais, estes feijões pré cozidos contêm 3 colheres de chá de açúcar por porção e 50% a mais de sódio.

Bebidas de frutas processadas

Frequentemente são comercializadas como “suco real”, mas as etiquetas destes produtos demonstram o contrário. Estão cheios de açúcar, calorias vazias e adoçantes artificiais.

Algumas companhias tratam de evitar o açúcar nas bebidas de frutas por meio da adição de adoçantes artificiais. Porém, podem aumentar o desejo por alimentos gordurosos, açucarados, salgados e pouco saudáveis.

Fruta enlatada ou desidratada

As frutas enlatadas são um dos piores alimentos

A fruta é naturalmente doce, por isso não deveria ter nenhum açúcar adicionado ou “potencializadores do sabor à base açúcar” que se encontram frequentemente em determinados tipos de conservas.

Pense, uma passa é só uma uva enrugada, por isso que uma xícara de passar vai conter muito mais calorias do que uma xícara de uvas inteiras.

Pão branco e macarrão

Os grãos refinados, que incluem o pão branco, o macarrão, o arroz e os biscoitos salgados, eliminam o sovado e o gérmen de trigo.

Cereais açucarados

Os cereais coloridos são os piores alimentos

Uma xícara grande de cereal pode acumular tanto açúcar quanto uma barra de chocolate. Para saber se um cereal é muito rico em açúcar deveríamos comprovar o rótulo.

Assim, devemos evitar todos aqueles que tenham mais de 12 gramas por porção.

Carne vermelha

A carne vermelha (que inclui carne de boi, porco e carneiro) é rica em colesterol e gorduras saturadas.

Comer carne foi relacionado com várias doenças crônicas, incluindo doenças do coração e diabetes do tipo 2.

  • A carne vermelha pode aumentar o risco de diverticulite, uma condição intestinal inflamatória comum.

Carnes processadas

As carnes magras são alternativas saudáveis aos piores alimentos

Sempre é uma boa ideia limitar os alimentos processados de todo tipo, e as proteínas não são uma exceção.

  • As carnes processadas, como carnes frias, salsichas e seleções curadas, tendem a ser ricas em sódio, conservantes e gorduras saturadas.

Iogurtes aromatizados

Muitos iogurtes com sabor contêm até 30 gramas de açúcar por porção de 6 embalagens.

Omite os iogurtes que se pode beber, já que muitos oferecem mais calorias do que o açúcar e podem comprometer a saciedade.

Em outras palavras, tome uma bebida de iogurte com sabor para o café da manhã e terá fome de novo antes da hora do almoço.

Gorduras trans

Frituras e hidratos de carbono são os piores alimentos

As gorduras trans se encontram em alimentos fritos, produtos assados e sanduíches processados em forma de óleos parcialmente hidrogenados.

As gorduras trans aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL) enquanto reduzem o colesterol bom (HDL). Isso aumenta o risco de sofrermos de doenças cardíacas e acidentes cerebrovasculares.

Alternativas mais saudáveis

Verduras

As melhores verduras são as mais escuras e ricas em cor, como os espinafres, a couve, o nabo e o brócolis.

São alguns dos alimentos com maior densidade de nutrientes no planeta, cheios de vitaminas, minerais e fitoquímicos que ajudam a proteger as células e a fortalecer o sistema imunológico.

  • Trate de consumir entre 1 e meia a 2 xícaras destas verduras a cada semana.

Visite este artigo: 10 frutas e verduras para tratar a retenção de líquidos

Legumes

As sementes são alternativas saudáveis aos piores alimentos

Os grãos de bico, os feijões pretos e os feijões cariocas são uma alternativa saudável quando são combinados com grãos integrais e vegetais.

São muito ricos em fibra e proteínas vegetais, além disso, o consumo de feijões cozidos foi relacionado com a redução do risco de doenças crônicas e obesidade.

Gorduras monoinsaturadas

Os abacates podem ser ricos em gorduras, mas estas são saudáveis para o coração, já que são ácidos graxos monoinsaturados.

Os abacates contêm mais de uma dezena de nutrientes essenciais. São ricos em fibra, vitamina E e do grupo B e potássio.

Frutas

As frutas são alternativas saudáveis aos piores alimentos

Os pigmentos escuros dos mirtilos, das framboesas, das amoras e dos morangos nos oferecem polifenóis e antocianinas que nos oferecem benefícios antioxidantes.

As bagas também são ricas em vitamina C e pobres em calorias. Os mirtilos, em particular, são ricos em antioxidantes e inclusive foram relacionados com um risco reduzido de apresentar doenças cardíacas e demência.

Grãos integrais

A menos que tenham te diagnosticado com uma doença celíaca ou uma intolerância ao glúten, você deveria comer grãos integrais todos os dias. São cheios de fibra, proteínas vegetais, vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Cereais

Cereais são alternativas saudãveis aos piores alimentos

A aveia é rica em ácidos graxos ômega 3, ácido fólico, fibra e potássio, o que a transforma em um alimento saudável para o coração que reduz o colesterol e queima gordura.

  • Evite os pacotes ou caixas, que têm muito açúcar adicionado. Ao invés disso, consuma aveia simples e adoce-a com frutas e mel.

Leia também: 5 sinais que indicam que você deve eliminar o glúten de sua dieta

Peixes e mariscos

Os frutos do mar são um dos tipos de proteínas mais saudáveis. Cheios de ácidos graxos ômega 3, reduzem a inflamação do corpo, regulam a pressão arterial e reduzem o risco de sofrer doenças como a síndrome do intestino irritável.

As pessoas que comem muito peixe e mariscos são menos propensas a sofrer de depressão e ansiedade.

Tofu

Derivados da soja são alternativas aos piores alimentos

O tofu contém 10 gramas de proteína por porção, por isso é uma excelente fonte de nutrientes, especialmente para vegetarianos e veganos.

O consumo de quantidades moderadas de tofu proporciona amplos benefícios, incluindo para a saúde do coração.

Iogurte grego

Com o dobro das proteínas que o iogurte normal, o iogurte grego te sacia por mais tempo enquanto proporciona uma boa fonte de cálcio.

  • O melhor tipo para obter é o iogurte grego pobre em gordura, já que proporciona maiores quantidades de proteína, com menos gordura por porção.

Tenha estas recomendações em mente da próxima vez que for preparar seus alimentos. Lembre-se de que, segundo o que comer, assim se sentirá.

Recomendados para você