Incríveis benefícios destes frutos secos para a saúde

· 11 de julho de 2017
Apesar de sua má fama, os frutos secos podem ser muito benéficos para nossa saúde, sempre e quando não excedamos em seu consumo e os ingerirmos em proporções moderadas

Todos nós sabemos que os frutos secos são uma espécie de elixir para nossa saúde e beleza. Pode-se dizer que são os alimentos que mais nutrientes concentram no menor tamanho.

Como se fosse pouco, trazem gorduras de origem vegetal, mais do que saudáveis. Neste artigo, contamos quais são as propriedades de cada fruto seco e a indicação de cada um de acordo com cada problema ou doença.

Frutos secos, os mais completos do mercado

Frutos secos em recipientes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu os frutos secos dentro da lista de alimentos recomendados para uma dieta saudável. Muitas vezes não os consumimos na quantidade adequada e por isso não podemos desfrutar de todos os seus benefícios.

O problema não reside no fato de os consumirmos pouco… e sim na forma na qual os consumimos: fritos e com sal, como lanches, ou acompanhados de farinha e açúcar, como sobremesas.

Os frutos secos são saudáveis, mas somente se os ingerirmos crus ou juntamente com alguma preparação saudável como, por exemplo, uma salada ou verduras cozidas no vapor. A dose diária recomendada pela Fundação do Coração ronda os 50 gramas.

Estes pequenos alimentos são complementos ideais para tratar uma grande variedade de doenças e cobrir algumas de nossas necessidades básicas. Mesmo que por si só não sejam milagrosos, podem nos ajudar em diversos tratamentos.

Diga-me do que você padece e lhe direi qual fruto seco comer

Para cada doença frequente da sociedade atual existe, pelo menos, um fruto seco que pode melhorar a condição. Revelamos os mais destacados:

Para o colesterol elevado: Amêndoas, avelã e nozes

Os três contêm ácidos graxos monoinsaturados que melhoram a saúde cardiovascular e também limpam o sangue de gordura e colesterol. Consumir 60 gramas por dia de amêndoas, nozes e avelãs (no total) pode reduzir quase em 8% os níveis de colesterol mau (LDL).

Estes frutos secos também previnem doenças do coração e equilibram a pressão arterial. No caso particular das avelãs, foi descoberto que reduzem um aminoácido chamado homocisteína que pode danificar o recobrimento das artérias.

Além disso, as amêndoas têm flavonoides que cuidam do sistema circulatório geral. 

Para a prisão de ventre: Macadâmia, nozes e pistache

Frutos secos

Quando não podemos ir ao banheiro, recomendam as uvas passas ou as ameixas em compota. Isso se deve ao fato de ambas conterem uma boa dose de fibras. No entanto, estes remédios da avó não são as únicas opções.

Foi comprovado em vários estudos que o pistache traz 10% deste nutriente, as nozes 6,5% e a macadâmia 5%.

Vale dizer que estes alimentos têm a capacidade de minimizar o risco de sofrer câncer de cólon. Um punhado de qualquer um destes frutos secos por dia é perfeito para reduzir a prisão de ventre.

Para o sobrepeso: Amêndoas, avelã e nozes

Costuma-se acreditar que os frutos secos não são adequados para as pessoas obesas, mas isso não é verdade. Se são consumidos em quantidade razoáveis podem ser muito bons para perder peso.

Aqueles que consomem amêndoas, avelãs ou nozes periodicamente, têm menos chances de ganhar peso e desenvolver obesidade. Isso se deve, na maior parte, ao índice de saciedade.

Ao consumir 1/4 xícara de frutos secos, estaremos adicionando uma quantidade de calorias suficiente para tirar a fome durante várias horas. Além disso, fornecem óleos vegetais de excelente qualidade.

Para a diabetes: Amêndoas, castanha de caju, pinhão e pistache

Frutos secos em coração

Estes frutos secos oferecem uma boa quantidade de oligoelementos (entre eles ferro, cálcio e magnésio). Se somente nos centrarmos em um destes nutrientes, o magnésio, devemos indicar que a castanha de caju traz 292 mg a cada 100 g, as amêndoas 270 mg e o pinhão 251 mg.

Está comprovado que o magnésio é bom contra a resistência à insulina e por isso evita o desenvolvimento de diabetes ou que piore a situação do paciente. Com relação ao potássio, o pistache tem 1025 mg a cada 100 g e sua carência é um fator de risco para ter diabetes.

Para problemas degenerativos: Amêndoas e avelã

A demência e o Mal de Alzheimer são as doenças degenerativas mais frequentes. Os frutos secos em geral e as amêndoas e as avelãs, em particular, podem reduzir as chances de sofrê-las.

Isso se deve ao fato de contarem com uma boa dose de vitamina E, que evita o deterioramento cognitivo com o passar do tempo. As amêndoas têm 25,6 mg a cada 100 g e as avelãs 17,5 mg.

Para menstruações dolorosas: Pistache

Frutos secos em colher

Se a síndrome pré-menstrual é verdadeiramente um problema para você, se você sofrer de períodos muito dolorosos ou se estiver muito irritada estes dias, o pistache é um dos frutos secos que melhor pode ajudar.

Trazem uma boa quantidade de vitamina B6 que, de acordo com vários estudos, reduz a TPM. Além disso, servem para saciar o apetite e a ansiedade (outro dos problemas típicos).

O pistache tem 1,7 mg de vitamina B6 a cada 100 g.

Para a fadiga: Amêndoas

Se você quiser render mais no esporte ou no trabalho, se você sente que dorme em qualquer lugar e te custa muito cumprir com suas obrigações cotidianas, as amêndoas serão suas aliadas.

Você deve consumir 75 gramas por dia para regular as reservas de carboidratos, o transporte de oxigênio e o metabolismo. Como se fosse pouco, também são antioxidantes.

Para a descalcificação dos ossos: Amêndoas e pinhão

Frutos secos em bandeja

Os frutos secos são uma boa fonte de cálcio e são recomendados para aquelas pessoas que não consomem lácteos por serem intolerantes ou seguir um estilo de vida vegano. Entre os que mais trazem este nutriente encontramos as amêndoas (269 mg a cada 100 g).

No caso dos pinhões, estes têm uma porção considerável de zinco (6,45 mg a cada 100 g), um mineral que favorece a formação e fortalecimento dos ossos. 

Um punhado de ambos por dia e… ossos mais resistentes! Ideal para pessoas idosas e mulheres a partir da menopausa. 

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