Você se estressa com frequência? Coloque em prática esta terapia japonesa para relaxar
Com frequência, as pessoas com estresse não conseguem relaxar e, portanto, desempenhar bem suas atividades do dia a dia. Isso costuma desencadear outros problemas de saúde, tanto a nível emocional quanto físico.
Atualmente existem muitas formas de combater o estresse e impedir que ele se torne um problema grande em nossas vidas. É muito importante aprender a controlá-lo desde o momento em que o sentirmos pela primeira vez.
Entretanto, se não lhe dermos atenção, ele poderá se transformar em um transtorno crônico mais difícil de tratar com medicamentos e diferentes tipos de terapias.
Para que o estresse não vença a batalha contra você em seu dia a dia, hoje queremos compartilhar uma terapia japonesa muito simples. Ela é capaz de restabelecer o equilíbrio energético do corpo e, além disso, aliviar dores físicas e emocionais.
Em que consiste essa terapia japonesa?
Para realizar esta terapia japonesa para combater o estresse e conseguir relaxar, é necessário ter em mente que cada um dos dedos das nossas mãos representa um sentimento ou uma atitude.
Devemos prender cada um dos dedos com a mão contrária, exercendo uma pressão neles e, assim, trabalhamos a emoção que desejamos eliminar.
Antes de passar ao dedo seguinte, devemos sentir que estamos trabalhando, sentindo as palpitações cada vez mais rítmicas. Para fazer isso, conheça a seguir quais são as emoções representadas por cada um dos seus dedos:
- Polegar: ajuda a combater emoções como a preocupação e o nervosismo
- Indicador: pode ajudar a combater o medo
- Médio: ajuda a controlar a raiva, a ira e a indignação
- Anelar: está relacionado a emoções de tristeza e depressão. Ajuda também na tomada de decisões
- Mínimo (mindinho): ajuda a acalmar a ansiedade, aumenta o positivismo e mantém longe as pretensões
Esta técnica tão simples emprega vários conceitos da medicina oriental tradicional, mas os integra em um método fácil para que qualquer pessoa possa realizá-la sem dificuldades em casa.
Essa prática japonesa é realmente extraordinária, pois faz com que a pessoa encontre nos dedos de suas mãos o equilíbrio a nível físico, mental e até espiritual. Graças a isso, a sua prática também é uma forma de conhecimento, relaxamento e harmonização do corpo e da mente.
Não deixe de ler: Remédios caseiros para o nervosismo
Outras soluções naturais para aliviar o estresse e relaxar
Além desta terapia japonesa para aliviar o estresse rapidamente, existem outras alternativas naturais que podem ser muito úteis para ajudar a enfrentar as emoções negativas com as quais temos que conviver em algumas situações.
Respirar
Vários estudos científicos têm demonstrado que a respiração profunda diminui o nível do hormônio chamado cortisol e dá lugar à liberação da tensão e da ansiedade.
Aromaterapia
A aromaterapia é outra excelente opção para relaxar e eliminar emoções negativas, como o estresse. Aromas como o de lavanda, camomila, laranja, manjerona, erva cidreira, entre outros, têm propriedades altamente benéficas para combater o estresse e a ansiedade.
Leia também: Aromaterapia, em que consiste?
Tomar chás
O consumo de chás é uma grande forma de aproveitar os benefícios das plantas medicinais para combater o estresse, a ansiedade e até a depressão.
As infusões de lavanda, bálsamo, erva cidreira, tília, valeriana, camomila, flor do maracujá, entre outras, são muito boas para:
- o tratamento do estresse,
- a depressão,
- a ira,
- a ansiedade,
- a insônia e várias outras emoções negativas.
Rir
Uma das melhores formas de combater o estresse e vencer a batalha contra ele é simplesmente rindo. Vários estudos identificaram que a risada diminui a quantidade de hormônios e substâncias que causam o estresse, a ansiedade e várias dores.
De fato, um estudo recente sugeriu que a risada tem um efeito analgésico leve, semelhante ao da aspirina. Aliás, ela é também ideal para aliviar a dor e reduzir o estresse que está associado ao medo.
Ginástica ocular
O estresse afeta a visão e pode provocar tensões e dores de cabeça muito incômodos em nosso dia a dia. Para evitar o estresse ocular, portanto, é importante exercitar sempre a visão e relaxá-la.
Nesse caso, você deve distanciar a vista do computador e de outros aparelhos eletrônicos. Deverá focar o olhar durante 30 segundos em um mesmo objeto, como por exemplo, um quadro, uma árvore ou uma planta.
Se os olhos se dispersarem, volte a se concentrar no mesmo objeto lentamente. Em seguida, pisque duas vezes. Repita esse exercício várias vezes ao dia, assim, obterá melhores resultados.
Então, se anima a experimentar? Depois conte como foi sua experiência.
Quer mais dicas para a sua saúde e bem-estar? Sendo assim, continue lendo nossos artigos com mais informações que podem ser úteis pra você.
Pode interessar a você...Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ávila, J. (2014). El estrés un problema de salud del mundo actual. Revista Con-Ciencia. https://doi.org/10.1002/jbm.a.v75a
- Gnatta, J. R., Dornellas, E. V., Paes, M. J., & Silva, D. (2011). The use of aromatherapy in alleviating anxiety*. Acta Paul Enferm. https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000200016
- Pasquali, E. A. (1990). LEARNING TO LAUGH: HUMOR AS THERAPY. Journal of Psychosocial Nursing and Mental Health Services. https://doi.org/10.3928/0279-3695-19900301-10