Maracujá, o fruto da paixão

· 4 de setembro de 2013
Conheça um pouco mais sobre o maracujá, essa fruta tropical e deliciosa

Em italiano, em inglês e em francês, o maracujá tem seu nome relacionado à paixão e não é por acaso. No Brasil, o nome do fruto provém da língua indígena e significa alimento em formato de cuia.

Mas a paixão brasileira pelo maracujá, presente em muitas receitas tropicais, não fica atrás. Isto porque o fruto tem mais propriedades benéficas do que se pode imaginar.

Conhecido pelo seu poder tranquilizante, o consumo do maracujá proporciona sensação de bem-estar e funciona como um calmante natural no organismo.

Atuação no sistema nervoso central

Para combater os distúrbios do sono, ansiedade e depressão, tome o suco dessa fruta. As substâncias alcaloides e flavonoides contidas nela atuam no sistema nervoso central, proporcionando uma sensação enorme de bem-estar.

Mas nem só da polpa vive o maracujá, visto que o fruto pode ser aproveitado por inteiro: as casca e as folhas também são benéficas à saúde. A casca pode ser utilizada na diminuição da gordura do organismo.

Leia também: Chá verde para perder gordura abdominal

A casca no combate a obesidade

A casca da fruta é rica em pectina, uma fibra capaz de enviar gorduras para fora do organismo, ou seja, de favorecer o emagrecimento do corpo humano. A casca do maracujá, em forma de farinha, pode ser misturada a iogurtes e sucos.

Mas o poder desse fruto não para por aí, pois também proporciona a diminuição da glicose presente no sangue e na urina. Esta é mais uma propriedade do fruto, que atua a favor da saúde humana ao combater a diabetes.

Conheça: 7 hábitos para controlar o diabetes

Maracujá x diabetes

A diabetes, uma doença metabólica, é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. Essa doença causa insuficiência renal, problemas na visão, ataque cardíaco e má cicatrização.

A casca diminui os índices de glicose no organismo porque funciona como apoio à produção de insulina para o diabético.

A beleza presente nas sementes

A indústria da beleza utiliza o maracujá em suas fórmulas porque o fruto possui, nas sementes, um óleo com grande quantidade de ácido graxo.

As sementes são trituradas e incluídas em fórmulas de produtos de beleza com bastante sucesso e eficácia, devido às ações emolientes e antioxidantes da fruta.

As sementes do maracujá são como uma joia para a indústria de cosméticos, assim como as folhas são largamente utilizadas pela indústria farmacêutica por sua imensa propriedade medicinal.

Nas folhas, o segredo da tranquilidade

Atenção, talvez você não saiba, mas é justamente nas folhas dessa fruta que se encontra o seu maior poder tranquilizante.

Entretanto, você não deve fazer um chá caseiro de suas folhas; somente laboratórios especializados devem produzir medicamentos utilizando as folhas do fruto.

Isto porque as folhas do maracujá possuem algumas substâncias tóxicas que, em casa, não conseguimos extrair.


  • Wijeratnam, S. W. (2015). Passion Fruit. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00521-3
  • de Oliveira, A. C., Valentim, I. B., Silva, C. A., Bechara, E. J. H., Barros, M. P. de, Mano, C. M., & Goulart, M. O. F. (2009). Total phenolic content and free radical scavenging activities of methanolic extract powders of tropical fruit residues. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2008.12.045
  • Zeraik, M. L., Pereira, C. A. M., Zuin, V. G., & Yariwake, J. H. (2010). Maracujá: Um alimento functional? Brazilian Journal of Pharmacognosy. https://doi.org/10.1590/S0102-695X2010000300026