7 mitos cosméticos que são verdadeiros

· 30 de março de 2018
Embora muitos mitos cosméticos possam parecer estratégias comerciais, a verdade é que devemos levá-los em conta para o bem e a saúde da nossa pele.

Podemos encontrar dicas de beleza em toda parte. Muitas são passadas de geração em geração. Embora algumas dessas dicas sejam 100% falsas, existem outros mitos cosméticos de beleza que, por mais estranho que pareçam, são completamente verdadeiros.

Aqui apresentamos alguns mitos cosméticos que são reais e a explicação lógica por trás de todos eles. Preste atenção, porque conhecê-los também irá ajudá-lo a manter a sua beleza.

Mitos cosméticos que são verdadeiros

1. O rímel deve ser substituído a cada três meses

O primeiro dos mitos cosméticos pode parecer um método para nos fazer comprar mais produtos de beleza. No entanto, trocar o rímel regularmente é realmente necessário.

A consistência úmida desses produtos os transforma no lugar perfeito para a propagação de bactérias. Ao remover o pincel do tubo todos os dias, ele pode facilmente coletar bactérias.

Após três meses, eles poderiam ser a causa de infecções oculares.

  • No caso de você notar vermelhidão, irritação ou ardor nos olhos, tente lembrar a data em que você começou a usá-lo.
  • Tenha em conta que, se você colocar maquiagem em um ambiente muito poluído, a vida de sua máscara pode ser ainda mais curta.

2. Usar um tônico facial é necessário para todos os tipos de pele

O segundo dos mitos cosméticos tem sua parte de verdade. Este mito deriva do fato de que os tônicos faciais costumam ser projetados para controlar a pele oleosa e prevenir a acne.

Portanto, hoje muitas pessoas acreditam que, se sua pele não é oleosa, não precisam de um tônico facial. No entanto, há tônicos que são pensados ​​em todos os tipos de pele e problemas. A chave é escolher o certo para o seu tipo de pele:

  • Se sua pele precisa de esfoliação ou é oleosa, procure ingredientes como ácido salicílico, glicólico ou láctico.
  • Para a pele irritada, procure um tônico com camomila, pepino ou vitamina E.
  • Se você quer uma hidratação adicional, escolha aqueles que tenham glicerina, ácido hialurônico e água de rosas.
  • Para reduzir manchas da idade, um tônico com vitamina C pode ajudar a diminuir a pigmentação.

3. A pasta de dente pode ser usada para tratar a acne

O terceiro dos mitos cosméticos parece totalmente falso. No entanto, o peróxido de hidrogênio e o triclosano encontrados na pasta de dente são ideais para secar os cravos e espinhas.

A pasta de dente também possui propriedades antibacterianas, portanto evita grandes surtos.

De qualquer forma, não há ingredientes na pasta de dente que tornem este método mais eficaz do que os tratamentos convencionais.

  • Embora a fórmula tenha um efeito de secagem, em algumas peles este método pode provocar irritação, vermelhidão e descamação.
  • Se você notar esses sintomas, mude de pasta ou use outros remédios.

4. O esmalte vermelho pode tornar suas unhas amarelas

O seguinte dos mitos cosméticos é verdadeiro, porque as unhas absorvem o pigmento presente nos esmaltes.

  • A melhor maneira de evitar este tipo de mancha é aplicar uma boa camada de base de esmalte transparente.
  • Isso irá absorver todo esse pigmento extra e proteger suas unhas.

Se você esqueceu de aplicar a base, certifique-se de remover o esmalte vermelho o mais rápido possível.

5. Dormir maquiada causa acne

O próximo dos mitos cosméticos pode parecer uma estratégia comercial para marcas que vendem demaquilantes e lenços para a remoção da maquiagem, mas é verdade.

  • À noite, a pele passa por um processo de renovação e reparação onde as células mortas são eliminadas e novas células surgem.
  • Se a pele tiver que lidar com uma camada de maquiagem, os poros ficam entupidos e o processo de renovação é dificultado.
  • Se você está cansada demais para remover a maquiagem, você pode tentar passar um algodão embebido em água morna.

6. Depilar com cera reduz o crescimento do pelo

A depilação é mais eficaz do que raspar porque remove o pelo pela raiz, por isso ele demora mais tempo para crescer e se tornar visível.

Embora esta depilação não possa ser considerada definitiva, se você depilar com cera regularmente, é possível obter resultados durante um período prolongado.

Isso acontece porque a depilação constante enfraquece o pelo e danifica os folículos, o que pode fazer com que ele acabe por parar de crescer.

7. Depois de um tempo, a pele se acostuma com os produtos cosméticos

O último dos mitos cosméticos é parcialmente verdadeiro. Dependendo dos ingredientes ativos de seus produtos, sua pele pode se acostumar com eles. Isso ocorre quando estão presentes derivados da vitamina A.

Isso não acontece com outros ingredientes, como antioxidantes, umectantes e produtos peptídeos. Mesmo assim, os benefícios de certos produtos cosméticos podem ser estabilizados porque foi alcançada a capacidade máxima de um creme em gerar mudanças na pele.

Quando isso acontece, será preciso escolher um novo produto para continuar a notar o progresso. Experimente diferentes ingredientes ativos ou peça algumas sugestões ao seu dermatologista.

O que você acha? Como você pode ver, alguns mitos cosméticos realmente devem ser levados em consideração. Agora que você sabe o que é verdade, aproveite e cuide da sua beleza.