Produtos de beleza para mulheres com mais de 40 anos

Aos 40 a pele perde elasticidade, firmeza e a capacidade de regeneração da epiderme já não é a mesma. Usar produtos hidratantes e umectantes é essencial para a cútis da pele madura.

Última atualização: 04 Dezembro, 2018

Cedo ou tarde entramos na fase da maturidade e não há nada que possamos fazer para evitar isso; simplesmente chega a transição na qual a estrutura da pele ganha um aspecto diferente, por isso as mulheres com mais de 40 anos podem querer dedicar mais cuidados à sua rotina de beleza.

Chegar aos 40 implica uma mudança a nível emocional, biológico e físico. Particularmente, a mulher experimenta uma transformação na pele; a elasticidade, a firmeza e a capacidade de regeneração da epiderme já não são as mesmas e o rosto ganha uma pele madura.

No entanto, a idade não é o único fator para que o envelhecimento precoce aconteça. Além disso, ele não se observa apenas no rosto, mas também nos ombros, colo e, é claro, nas mãos.

Em termos biológicos, a epiderme sofre uma deterioração da sua função protetora. A derme e a hipoderme também sofrem problemas na estrutura da pele.

Como é o processo?

Com o passar dos anos o metabolismo das células da derme é mais lento, ou seja, já não se sintetiza o colágeno como antes e, como consequência, a pele fica flácida. No entanto, isso não significa que não se possa seguir com uma rotina de beleza regular.

O objetivo está em cobrir as necessidades que a nova pele demanda para manter as camadas cutâneas da melhor forma.

Mudanças morfológicas em mulheres com mais de 40 anos

A seguir, descreveremos de maneira mais específica as mudanças que acontecem na pele das mulheres com mais de 40 anos.

  • Epiderme: diminui a capacidade hidratante natural tornando-se seca e escamosa.
  • Junção dermo-epidérmica: a quantidade de nutrientes que se compartilha entre as diferentes camadas cutâneas se reduz.
  • Derme: o colágeno se deteriora e não se sintetiza da mesma maneira. Da mesma forma, a irrigação sanguínea diminui devido à perda de vasos sanguíneos.
  • Hipoderme: o tecido adiposo se torna mais fino. Essa é a causa da flacidez.
  • Apêndices cutâneos: as glândulas sebáceas e sudoríparas são menos ativas na secreção.

Tenho pele madura?

As seguintes características são um sinal de que sua pele se tornou madura:

  • Manchas de idade: apresentam-se particularmente no dorso das mãos, antebraços e rosto. Caracterizam-se por uma cor parda e seu tamanho pode ser desde milímetros até centímetros.
  • Verrugas de idade: são protuberâncias benignas e pigmentadas. Geralmente aparecem em áreas que são expostas à luz.
  • Perda de elasticidade: a pele fica enrugada e com pelancas.
  • Ressecamento: ocorre pela perda na absorção de líquidos. A pele fica com uma aparência áspera com fissuras que, em algumas ocasiões, provocam coceira.

Produtos ideais para mulheres com mais de 40 anos

Para um melhor resultado, recomenda-se ir a um dermatologista antes de escolher qualquer cosmético ou produto de beleza. É preciso analisar os sinais do envelhecimento que a pele mostra, quão seca é, sua pigmentação e ver se apresenta rugas profundas.

A seguir, disponibilizamos uma lista de produtos cosméticos que você deve usar:

Hidratante

É indispensável compensar a perda de líquidos com um hidratante, pois ele forma uma camada protetora e evita o ressecamento. É o caso do azeite de oliva, do silicone e inclusive da vaselina em poucas quantidades.

Umectante

Este produto tem a capacidade de reter os líquidos por mais tempo. Recomenda-se usar um creme hidratante de acordo com o seu tipo de pele, seja ela mista, seca ou oleosa. É importante que seja rico em vitamina E, pois elimina cicatrizes, reduz as impurezas e protege dos raios do sol.

Restauradores

  • Ceramidas: são moléculas que se encarregam de facilitar a união das células da pele. O ideal é utilizar produtos de origem vegetal obtidos do arroz, trigo e soja.
  • Lipídios: substâncias que têm a função de rechear a pele. Sobretudo os lipossomas que contêm vitaminas E e F.
  • Análogos do Fator Hidratante Natural (FHN): encontram-se no ácido pirrolidincarboxílico, ureia, ácido lático e lactato sódico, açúcares, alantoína, entre outros.

No mercado existem várias opções que melhoram os sintomas da idade, tais como:

  • Aceleradores da síntese do colágeno, que reduzem o aspecto das rugas.
  • Redensificadores do tecido conjuntivo, que serve para dar firmeza à pele.
  • Estimulantes da atividade celular, que aceleram o metabolismo celular.
  • Oligopéptidos que são a nova versão do retinol e oferecem luminosidade e frescor à pele.

E então, quando você vai começar a cuidar da sua pele?

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Quais vitaminas o organismo precisa aos 20, 30 e 40 anos?

Nosso organismo tem necessidades constantes de vitaminas tanto aos 20, aos 30 como aos 40 ou mais anos. No entanto, não são sempre exatamente iguais.