Como fazer um amaciante de roupas livre de substâncias tóxicas?

Aprenda a preparar três tipos diferentes de amaciantes de roupas naturais para cuidar das suas roupas; uma alternativa ecológica, econômica e eficaz.
Procuramos cada vez mais alternativas ecológicas no nosso dia a dia. A realidade é que quase todos os produtos que encontramos no mercado podem ser feitos facilmente em casa, e com materiais naturais.

Nesta ocasião queremos falar sobre o amaciante ecológico, ou seja, a alternativa natural para os amaciantes comprados no mercado, que estão cheios de agentes químicos, que prejudicam o meio ambiente. Esses produtos químicos podem afetar nossa saúde sem que percebamos, causando alergias ou reações graves em nossa pele.

Para evitar estes problemas, queremos ensinar-lhe como fazer um amaciante caseiro, que lhe dará os mesmos ou melhores resultados do que aquele você normalmente usa. Você vai ver por si mesmo como é fácil fazer um amaciante para roupas e tecidos livre de substâncias tóxicas em casa.

Para começar, você precisa saber que esse tipo de amaciante pode ser feito de materiais naturais, e muito econômicos. Além disso, é extremamente versátil, pois é adequado para todos os tipos de roupas, e para cada programa de sua máquina de lavar roupa, bem como para aquelas roupas que devem ser lavadas à mão.

Confira mais: Truques caseiros e naturais para lavar a roupa

Os amaciantes de roupas caseiros podem ser usados na máquina de lavar

Como fazer um amaciante de tecidos livre de substâncias tóxicas para suas roupas?

Existem várias maneiras de fazer este tipo de produto em casa; além disso, você provavelmente tem todos os ingredientes necessários em sua despensa.

Por isso, abaixo mostraremos diferentes alternativas, com diferentes ingredientes. O ideal é que você experimente todos e possa escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades, e lhe ofereça melhores resultados.

Antes de começar o trabalho, você deve ter um recipiente hermético, ou um envase para armazenar as preparações. Para isso, você pode reciclar as latas de seus amaciantes e detergentes antigos, ou fazer uso de garrafas de água vazias.

Por outro lado, lembre-se de que é recomendável usá-lo um pouco antes do início do programa com o ciclo de enxágue, e não administrá-lo no início de cada lavagem.

1.- Amaciante de roupas caseiro de vinagre branco

Para produzi-lo, os seguintes ingredientes são necessários:

  • ½ litro de vinagre branco
  • 1 litro de água mineral
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Preparação:

  • Misture a água com o vinagre.
  • Aos poucos, adicione o bicarbonato de sódio. Deixe a espuma se dissolver e desaparecer.
  • Quando os três ingredientes estiverem bem misturados, o amaciante estará pronto para ser usado.

O vinagre também age sobre as roupas como um poderoso removedor de manchas e odores. Assim, você pode aplicá-lo na roupa que quer lavar, seja porque tem uma mancha de café, vinho ou suor; e deixar descansar por volta de 10 minutos. Em seguida, lavá-la normalmente na máquina de lavar roupa.

Você pode estar interessado: As 5 melhores soluções de limpeza naturais com bicarbonato e vinagre

2.- Amaciante de roupas de vinagre branco e óleo essencial

Nesta ocasião você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 litro de vinagre branco
  • 10 gotas de óleo essencial do aroma que você mais gosta

Esta versão é muito simples de elaborar, você só tem que misturar os dois ingredientes e estará pronto para usar.

Amaciante de roupas de bicarbonato de sódio, sal marinho, e vinagre

3.- Amaciante de bicarbonato de sódio, sal marinho, e óleo essencial

Para a terceira opção que oferecemos você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 15 gotas de óleo essencial do aroma que você preferir
  • 250 gramas de sal marinho não refinado
  • 75 gramas de bicarbonato de sódio

Preparação:

  • Primeiro, adicione as 15 gotas de óleo essencial ao sal marinho.
  • Mexa até que o óleo seja bem absorvido pelo sal.
  • Em seguida, adicione o bicarbonato, e mexa novamente até obter uma mistura homogênea.

Quando tudo estiver bem integrado, você terá seu amaciante pronto. Adicione à cada lavagem entre 2 e 3 colheres de sopa antes de enxaguar.

Estes três amaciantes livres de toxinas também são ideais para as roupas do seu bebê, pois não contêm itens que você não conheça previamente.

Por outro lado, se você é uma pessoa que sofre de alergias de pele, pode encorajar-se a preparar esses amaciantes caseiros, e não arriscar qualquer reação da pele. Além disso, os ingredientes são muito fáceis de obter e não exigem grandes investimentos em dinheiro.

Finalmente, outra das suas vantagens é que eles são capazes de matar bactérias que podem permanecer no tanque da máquina de lavar roupa. Desta forma, você estará contribuindo não apenas para cuidar de suas roupas, mas também de sua máquina de lavar roupa.

Vá em frente, prepare-os em casa e escolha com o que você mais gostar. Eles são eficientes, rápidos de fazer, e sua preparação não é nada complexa. São muitas vantagens!

Recomendados para você