Truques caseiros e naturais para lavar a roupa

· 31 de agosto de 2014
Você sabia que para eliminar manchas de sangue não há nada mais eficaz do que a água oxigenada? Passe-a na região afetada, espere 30 minutos e lave como de costume.

Quanto você costuma gastar semanalmente com produtos para a casa e para a limpeza? É muito comum comprarmos produtos para lavar a roupa, para eliminar odores ou para que a roupa saia da máquina muito mais suave e cuidada.

A realidade é que, com simples truques caseiros é possível conseguir muitas coisas: o vinagre, o limão ou o bicarbonato de sódio serão seus melhores aliados. Descubra a seguir!

Dicas para lavar a roupa

1. Como clarear a roupa?

Como lavar a roupa?

Antes de mais nada, o produto químico mais comum utilizado para clarear a roupa é o cloro. No entanto, estes produtos são altamente poluentes para nosso meio ambiente, assim como tornam as fibras de nossos tecidos fracas; portanto, as roupas rasgam com mais facilidade.

É claro que elas saem brancas e limpas, mas duram muito menos. Além disso, se não utilizarmos o cloro com cuidado, podemos provocar borrões e manchas em roupas coloridas por causa de salpicos.

Com o uso do bicarbonato, do limão e, inclusive, da água carbonatada, é possível criar um excelente branqueador de roupas. Tome nota.

a. Branquear cortinas

Se forem, por exemplo, as cortinas da cozinha, costumam ficar mais impregnadas de fumaça e gordura; por isso, o ideal é submergi-las em água quente em algum recipiente.

Deixe cair uma colher de bicarbonato, e deixe de molho até que a água esfrie. Depois lave as cortinas normalmente, de modo muito mais fácil. Elas ficarão perfeitas!

Leia mais: Como branquear as roupas sem cloro

b. Branquear toalhas de mesa

Muito fácil, faça quase o mesmo procedimento das cortinas. Ponha as toalhas em água quente, mas aplicando previamente um jorro de água oxigenada, no local das manchas.

As manchas irão sair completamente, deixando as toalhas brancas e os tecidos protegidos.

c. Branquear a roupa

Na hora de colocar a roupa na máquina de lavar, dilua uma colher de bicarbonato em um copo de água, e depois, verta sobre a roupa (nunca ponha o bicarbonato puro sobre os tecidos, já que podem ser danificados, é melhor diluir primeiro).

Depois, lave a roupa normalmente. O suco de limão também pode ser utilizado.

2. Retirar cheiros da roupa

Bicarbonato de sódio

Certamente você já passou por esta situação alguma vez: pegou a roupa da máquina e notou que algumas camisas continuavam com um leve odor de suor corporal.

Geralmente lavamos novamente, mas como evitar? Muito fácil, existem três formas de conseguir:

  1. Fazer uma pasta com água e bicarbonato. Use meia colher diluída em meio copo de água. Misture bem e coloque a pasta nas zonas mais críticas, como as axilas. Depois, lave a roupa normalmente na máquina.
  2. Vinagre branco. Muito fácil, coloque meio copo de vinagre misturado com meio copo de água, e leve esta mistura a um pulverizador. Empape as zonas com este preparado e deixe repousar uns 10 minutos e depois lave a roupa normalmente.
  3. Suco de limão. Outros dos ingredientes naturais que é maravilhoso para neutralizar o cheiro de suor da roupa. Basta misturar meio suco de um limão com a mesma quantidade de água, para depois com a ajuda de um pano ou esponja, aplicar nas zonas mais críticas. Deixe repousar por 10 minutos e lave normalmente.

Saiba mais: 11 maneiras de se desfazer do mau cheiro nos pés

3. Simples truques para eliminar manchas na roupa

roupa lavada estendida

Uma mancha de óleo?

Caso você tenha uma peça de roupa manchada com óleo, pode recorrer ao simples truque de aplicar talco em pó no local da mancha, para que seja absorvido. Deixe atuar durante um dia e depois lave normalmente.

Tem um chiclete agarrado na roupa?

Existem dois truques muito peculiares. O primeiro é realmente curioso: colocar a peça de roupa onde está o chiclete no congelador.

Desse modo, quando o chiclete estiver completamente rígido, será mais fácil de retirar. A segunda técnica, já é mais conhecida, trata-se simplesmente de aplicar um pouco de gasolina, desde modo o chiclete será mais facilmente retirado.

Manchas de maquiagem?

Às vezes, sem querer, manchamos nossas camisas de lápis de lábios ou daquela base de maquiagem. Como eliminá-las sem deixar manchas? Muito fácil, aplique água com vinagre em partes iguais. Deixe atuar durante meia hora e depois é só lavar a roupa normalmente.

Manchas de sangue?

As manchas de sangue tendem a ser mais difíceis de retirar. Por isso, uma técnica simples é utilizar água oxigenada. Coloque um jorro na zona afetada e deixe repousar por meia hora. Depois, lave a roupa normalmente. Não ficará nem um rastro.

Enfim, esperamos que estes simples truques tenham ajudado. Deixe seus próprios conselhos também!