Azeite de oliva em sua dieta: conheça os benefícios

· 12 de setembro de 2013
Oferece uma grande quantidade de antioxidantes, que protegem o coração e o sangue, dentre outros benefícios.

O azeite de oliva contém entre 60 e 80% de ácido oleico, um ácido graxo mono insaturado, muito benéfico para a saúde. Confira os benefícios de incluir azeite de oliva em sua dieta!

É um ingrediente importante da dieta mediterrânea, que é conhecida por seus benefícios cardiovasculares. Todas as suas propriedades medicinais podem ser aproveitadas se você incluí-lo em sua dieta diária.

Valor nutricional do azeite de oliva

Apenas uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem de boa qualidade pode prevenir doenças cardiovasculares e câncer, além de oferecer vitamina E, que atua como antioxidante, proporcionando 8% do valor diário recomendado dessa vitamina, 60 calorias por colher de chá e nada de colesterol.

Contem polifenóis, que são antioxidantes. Eles podem ajudar a proteger o coração, já que reduz o dano causado pelos radicais livres e o acúmulo de placas nas artérias, além de atuarem como anti-inflamatórios.

Cada colher de chá oferece 7 gramas de gordura, dos quais 1 grama são gorduras saturadas e o resto são gorduras mono insaturadas.

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azeite de oliva em

Benefícios do azeite de oliva extra virgem

Diminui a pressão arterial

O azeite de oliva é benéfico para a pressão arterial. Segundo um estudo realizado na Espanha, descobriu-se que quando consumido como parte da dieta diária, por pelo menos quatro semanas, pode diminuir a pressão arterial.

Isso porque tem um efeito positivo nas células que recobrem os vasos sanguíneos.

Outro estudo realizado comprovou que pessoas que tomaram uma dose diária de azeite de oliva, em algumas ocasiões, devido aos resultados apresentados, não necessitaram a ingestão de medicamentos para pressão arterial.

Protege contra doenças coronárias

Devido à gordura mono insaturada do azeite de oliva, tomar uma dose diária reduz o risco de sofrer de doenças cardíacas, o que também significa menos níveis de colesterol total e de colesterol LDL.

Além disso, há o teor de polifenóis, que atuam como antioxidantes e contra os radicais livres.

Ajuda a perder peso

O azeite de oliva extra virgem, como fonte de gordura saudável, é de grande ajuda a quem pretende perder peso.

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Isso porque, ao consumi-lo, evitamos alimentos como manteiga, margarina e frituras, realizando uma substituição, como parte de uma dieta saudável, que ajuda a perder peso.

Contudo, para que isso aconteça, ou seja, para que o consumo seja saudável, é necessário consumir o azeite cru, como tempero para saladas e verduras, e nunca para fritar alimentos com azeite.

Isso porque, uma vez que o cozinhemos, ele perde suas propriedades e se torna prejudicial por ter sido submetido à altas temperaturas.

Imagens oferecidas por USDAgov e Kurafire

  • Calabriso, N., Scoditti, E., Pellegrino, M., & Annunziata Carluccio, M. (2014). Olive Oil. In The Mediterranean Diet: An Evidence-Based Approach. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-407849-9.00013-0

  • Primary prevention of cardiovascular disease with a mediterranean diet. (2013). Zeitschrift Fur Gefassmedizin. https://doi.org/10.1056/NEJMoa1200303