11 maneiras de se desfazer do mau cheiro nos pés

· 31 de março de 2018
Quando os pés soltam um cheio desagradável e se experimenta uma sudoração excessiva, desejamos solucionar o problema o quanto antes. Descubra mais a seguir.

Mau cheiro nos pés? Este problema é conhecido cientificamente como bromidrose. Trata-se de uma doença que pode afetar a qualquer um, independentemente da idade ou do gênero.

Além de manter uma higiene correta, para eliminar o mau cheiro nos pés podemos recorrer a diferentes remédios que nos ajudem a combater as bactérias que o causam.

O mau cheiro nos pés não necessariamente tem a ver com a falta de higiene. Na realidade, deve-se a um problema nas glândulas apócrinas, as quais se encontram em:

Isso não significa que estas áreas suem mais do que o resto, mas sim que a secreção é diferente. Quando se decompõe, gera ácido graxo e amônia, o que causa esse cheiro insuportável.

Ainda que a bromidrose seja genética, existem casos em que se desenvolve devido a outras doenças. Por exemplo, a diabetes.

Ainda, há alimentos que podem contribuir para o mau cheiro nos pés. Alguns deles são as especiarias, o álcool e o cigarro. Se o que você quer é dizer adeus ao problema de forma fácil, natural e econômica, preste atenção ao seguinte.

Como sumir com o mau cheiro nos pés?

É importante que as pessoas com este problema tomem medidas em sua rotina diária. Desde usar talco ou um desodorante para os pés até os lavar com sabonete antibacteriano. Limpar os pés diariamente deve ser rotina, já que, do contrário, as bactérias não vão diminuir.

Ainda, estas pessoas devem usar meias de algodão para permitir a transpiração. Também é recomendável usar sapatos que permitam a ventilação.

Remédios para tratar o mau cheiro nos pés

1. Vinagre de maçã

O vinagre se encarrega de reduzir a acidez e manter o equilíbrio no pH.

Ingredientes

  • ½ xícara de vinagre (125 ml)
  • ½ xícara de água morna (125 ml)

O que fazer?

Adicione o vinagre de maçã e a água em um recipiente grande o suficiente para que você colocar os pés dentro. Mantenha-os de molho nessa mistura durante 15 a 20 minutos.

É importante secar muito bem entre os dedos dos pés, pois a umidade é o ambiente favorito dos micróbios.

2. Bicarbonato de sódio

Agora é a hora de buscar o bicarbonato de sódio na sua despensa. O bicarbonato é um excelente ingrediente para controlar o mau cheiro nos pés, já que tem propriedades adstringentes.

O que deve fazer?

Depois de tomar um banho e se secar bem, polvilhe bicarbonato de sódio nos pés e dentro de seus sapatos. A efetividade deste tratamento vai te surpreender.

3. Sálvia

Esta planta é um anti-sudoríparo graças à vitamina B e ao magnésio, o que evita que o suor seja exagerado e ataca às bactérias.

Você pode pôr 2 ou 3 folhas em cada sapato, para que absorvam o mau cheiro ou preparar uma infusão para lavar os pés.

Ingredientes

  • 10 folhas de sálvia.
  • 4 xícaras de água (1 litro)

O que fazer?

Esquente a água e, quando ferver, adicione a sálvia e deixe que infusione durante 10 minutos. Retire do fogo e espere que esfrie.

Quando a infusão estiver à temperatura ambiente, introduza os pés durante 15 minutos. Depois enxágue e seque muito bem.

4. Limão

O limão contém uma alta porcentagem de ácido, o que ajuda a combater germes e controlar o mau cheiro.

O que deve fazer?

Lave e seque bem seus pés. Depois, esfregue-os com um limão partido pela metade e coloque meias de forma habitual.

5. Vodca

Esta bebida alcoólica funciona como anticéptico para os cheiros ruins. Trata-se de um poderoso desinfetante.

O que deve fazer?

Umedeça um pedaço de pano com um pouco de vodca e esfregue nos pés.

6. Sal

Se o que você quer é um remédio rápido, o sal é a solução. Graças as suas propriedades, ele equilibra os níveis de ácido e reduz a quantidade de toxinas.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de sal (30 g).
  • Água quente (a necessária).

O que fazer?

Adicione o sal em um balde com água quente e coloque os pés de molho durante uns 10 minutos.

7. Álcool

O álcool é um bactericida capaz de eliminar eficazmente diversos agentes que podem ser nocivos para a saúde.

O que deve fazer?

Se você quiser eliminar o mau cheiro os pés, lave-os e seque-os bem. Depois esfregue-os com um algodão impregnado de álcool.

8. Aloe vera

A babosa é um dos remédios naturais que é infalível no cuidado da pele. Suas propriedades desinfetantes são capazes de combater odores desagradáveis.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gel de babosa (30 g).

O que fazer?

Esfregue o gel de babosa nos pés limpos. Espere que seque e retire os resíduos com um pano.

9. Rabanete, gengibre e limão

A cominação destes dois alimentos é sinônimo de sucesso seguro. Neste sentido, o gengibre é um antibactericida natural. Enquanto o rabanete e o limão funcionam como adstringentes.

Ingredientes

  • 1 rabanete.
  • 4 dedos de raiz de gengibre.
  • O suco de 1 limão.

O que fazer?

Rale o rabanete e o gengibre. Misture-os com o suco de limão até formar uma pasta. Aplique nos pés limpos, espere 20 minutos e enxágue.

10. Lavanda

Algumas gotas de óleo de lavanda servirão para dizer adeus ao mau cheiro nos pés, já que tem propriedades antibacterianas.

O que fazer?

Depois de lavar seus pés, aplique óleo de lavanda com uma massagem. Verá como a essência substituirá o mau cheiro.

11. Chá preto

Quanto mais forte, melhor. O chá preto age sobre o pH. Isso se deve a sua alta quantidade de taninos, que são substancias que se encarregam de aumentar a resistência ao calor e atacam os germes.

O que fazer?

Prepare uma infusão de chá preto. Quando estiver fria, adicione-a em um recipiente adequado e introduza os pés durante 30 minutos. Passado o tempo indicado, enxágue e seque bem os pés. Repita este procedimento quantas vezes desejar ao longo de uma semana.