Descubra os benefícios da mistura de bicarbonato com mel

O bicarbonato é usado desde a antiguidade como aliado para combater e aliviar muitas doenças que incluem desde problemas dermatológicos até a gripe. Saiba mais a seguir.

Você já ouviu falar sobre as propriedades da mistura de bicarbonato com mel? O bicarbonato de sódio é um pó branco que todos temos ou já tivemos em nossas casas, já que tem infinitos usos.

As mães sempre o tem guardado na cozinha para algumas de suas receitas, e até para ajudar na limpeza de casa.

É um produto facilmente obtido na natureza, mas que foi industrializado para que todos os que queiram possam adquiri-lo.

É importante destacar que ele não contém aditivos, por isso tem mais benefícios do que desvantagens.

Benefícios do bicarbonato de sódio

É importante que, antes de começar a usar o bicarbonato, você indique ao seu médico que está consumindo-o e em que quantidades, para que a sua saúde não seja afetada.

O bicarbonato de sódio pode servir como:

1. Digestivo natural

Este ingrediente é o melhor amigo do sistema digestivo, já que ajuda a aliviar as flatulências e a digerir as refeições pesadas mais rapidamente.

2. Antiácido natural

Bicarbonato de sódio

É ideal para o refluxo gastroesofágico, já que converte o ácido clorídrico que sobe do estômago para o esôfago em cloreto de sódio. Esta transformação detém o ardor e proporciona um alívio imediato.

3. Depurativo

É excelente para ajudar o fígado a se desfazer das toxinas que nosso corpo não pode digerir. Também é rico em vitamina C e potássio, por isso é um dos melhores antioxidantes naturais que existem.

4. Antisséptico

Bicarbonato de sódio

Graças a suas propriedades, o bicarbonato de sódio serve para aliviar as infecções e neutralizar as bactérias e os vírus. É conhecido por ajudar a diminuir a dor e a inflamação no caso de infecção de garganta.

5. Antigripal

É um remédio caseiro muito utilizado para tratar a gripe e o mal-estar geral. É o melhor aliado na hora de combater as bactérias causadoras da gripe, além de ajudar a diminuir os sintomas de infecção causados pela mesma.

6. Combate a cistite

Homem com dor no estômago

Ao consumirmos bicarbonato ajudamos nossos rins a criar uma barreira protetora contra as bactérias. Em caso de infecção urinária, seu consumo também é recomendável, já que ele ajuda a tratar os sintomas.

Tratamento à base de bicarbonato com mel

Bicarbonato com mel

Comentamos que o bicarbonato é excelente para combater bactérias, infecções e várias doenças. Sendo assim, a combinação de bicarbonato com mel é ideal para tratar problemas dermatológicos, especificamente os do rosto.

O bicarbonato pode nos ajudar a eliminar e prevenir o surgimento de cravos, além de esfoliar a pele removendo as células mortas.

Ingredientes

  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio (120 g)
  • 1 xícara de mel (se possível, natural e orgânico) (250 g)

Preparo

  • Misture o bicarbonato com o mel em um recipiente.
  • Mexa a mistura até conseguir uma pasta espessa e homogênea.
  • Cozinhe-a, preferivelmente em banho-maria, durante 10 minutos mexendo de vez em quando.
  • Desligue o fogo e reserve.

Aplicação

O recomendável é consumir entre 2 e 3 colheres de sopa desta mistura diariamente durante um mês. Você pode fazer isso depois ou antes de cada refeição. No entanto, é importante não superar um mês de uso e evitar consumir alimentos como carnes vermelhas, farinhas e açúcares.

Este tratamento pode ser usado para ajudar a combater diferentes doenças, como diabetes, gripe e doenças renais. Lembre-se de sempre consultar seu médico antes de consumir qualquer remédio caseiro.

Máscara contra a acne

Como eliminar a acne

Outro uso atribuído para a mistura de bicarbonato com mel é o de combater a acne. As máscaras faciais, além de serem baratas e fáceis de preparar, são muito eficazes para a pele do rosto.

Esta opção pode ser usada uma ou duas vezes por semana. Ela vai ajudar a remover as células mortas, bactérias, acne, e oferecerá brilho ao rosto, já que hidrata e umecta a pele.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (30 g)
  • 1 colher de sopa de mel (15 g)
  • Suco de limão

Preparo

  • Forme uma pasta misturando bicarbonato com mel e, em seguida, com o suco de limão.
  • Aplique a mistura por todo o rosto, fazendo movimentos circulares.
  • Deixe agir por 10 minutos.
  • Retire a máscara com água morna.
  • Seque seu rosto com uma toalha limpa.
  • Aplique um hidratante para selar os poros.
Recomendados para você