Descubra os benefícios da mistura de bicarbonato com mel

26 de novembro de 2019
O bicarbonato de sódio é um remédio natural com muitos benefícios e aplicações. É usado tanto para a saúde e beleza pessoal quanto para a limpeza doméstica e em receitas culinárias.

bicarbonato de sódio, também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato é um pó branco que todos têm ou já tiveram em suas casas, porque ele tem utilidades infinitas. Nossas mães sempre o mantêm na cozinha para a gastronomia e até para a limpeza.

Este composto é obtido naturalmente a partir de um mineral chamado natrão ou produzido artificialmente. Além disso, é importante observar que ele não contém aditivos.

Benefícios do bicarbonato de sódio

É importante que, antes de começar a usar o bicarbonato, você indique ao seu médico que está consumindo-o e em quais quantidades, para que a sua saúde não seja afetada.

As seguintes propriedades são atribuídas ao bicarbonato de sódio, algumas reais e outras, nem tanto:

1. Digestivo natural

Acredita-se que este ingrediente possa ser usado para tratar problemas relacionados à indigestão, pois ajudaria a aliviar a flatulência e a digerir refeições pesadas mais rapidamente.

No entanto, vários estudos recomendam não tomá-lo, principalmente se você tiver problemas cardíacos ou diabetes, como é o caso da situação descrita neste estudo realizado pela Universidade da Califórnia.

Essa outra investigação, da Universidade de Washington, alerta que o uso excessivo pode causar problemas sérios, como encefalopatia hemorrágica.

2. Antiácido natural

Bicarbonato de sódio

Embora em pequenas quantidades possa ser eficaz, conforme detalhado na segunda investigação do parágrafo anterior, o ideal é consultar o médico se quisermos começar a consumi-lo.

3. Depurativo

Não há evidências suficientes para apoiar um alegado poder de purificação relacionado ao bicarbonato de sódio.

4. Antisséptico

Bicarbonato de sódio

Outro uso do bicarbonato de sódio é que ele funciona como um clareador dental. Obviamente, também é abrasivo para os dentes, por isso é aconselhável consultar o dentista primeiro.

5. Antigripal

É um remédio caseiro muito utilizado para tratar a gripe e o mal-estar geral. É o melhor aliado na hora de combater as bactérias causadoras da gripe, além de ajudar a diminuir os sintomas de infecção causados pela mesma.

6. Combate a cistite

Homem com dor no estômago

De acordo com um estudo da Chungbuk National University College of Medicine, ao consumir o bicarbonato, ajudaríamos os rins a criar uma barreira protetora contra as bactérias.

No entanto, é importante consultar o médico primeiro, pois não se sabe exatamente a quantidade que deve ser ingerida para não ser prejudicial.

Da mesma forma, o bicarbonato poderia aumentar a quantidade de sódio no organismo, o que é perigoso.

Tratamento à base de bicarbonato com mel

Bicarbonato com mel

Da mesma forma, a combinação de bicarbonato de sódio com mel é ideal para o tratamento de problemas dermatológicos, especificamente os do rosto. De acordo com este estudo realizado pela Universidade Kelantan da Malásia, o mel tem propriedades curativas e antissépticas altamente valorizadas nos cosméticos.

Por sua vez, o bicarbonato funciona como um esfoliante para a pele, eliminando as células mortas.

Ingredientes

  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio (120 g)
  • 1 xícara de mel (se possível, natural e orgânico) (250 g)

Preparo

  • Misture o bicarbonato com o mel em um recipiente.
  • Mexa a mistura até conseguir uma pasta espessa e homogênea.
  • Cozinhe-a, preferivelmente em banho-maria, durante 10 minutos mexendo de vez em quando.
  • Desligue o fogo e reserve.

Aplicação

Não é conveniente consumir a mistura em excesso, uma vez que uma dose maior que uma colher de chá pode produzir uma ruptura gástrica.

Portanto, é importante que você não consuma nada sem antes consultar o seu médico e evite comer alimentos como carne vermelha, farinha e açúcar.

Máscara contra a acne

Como eliminar a acne

Outro uso atribuído ao bicarbonato de sódio misturado com o mel é combater a acne. As máscaras são baratas e fáceis de fazer, mas você deve ter em mente que, de acordo com alguns estudos, há riscos para a pele.

Uma dessas investigações é a realizada pela entidade científica Europe PMC, e afirma que esses riscos podem exceder em muito os supostos benefícios, pois podem causar irritações e inflamações na pele.

Consulte primeiro o seu médico ou um dermatologista.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (30 g)
  • 1 colher de sopa de mel (15 g)
  • Suco de limão

Preparo

  • Forme uma pasta misturando o bicarbonato com o mel e, em seguida, com o suco de limão.
  • Aplique a mistura por todo o rosto, fazendo movimentos circulares.
  • Deixe agir por 10 minutos.
  • Retire a máscara com água morna.
  • Seque seu rosto com uma toalha limpa.
  • Aplique um hidratante para selar os poros.

Finalmente, você deve saber que pessoas com problemas de cólon ou gastrite devem evitar o bicarbonato. Além disso, como observado acima, ele deve ser consumido com cautela. Verifique com o seu médico antes de iniciar qualquer um desses tratamentos.

  • Siegler, J. C., Marshall, P. W. M., Bray, J., & Towlson, C. (2012). Sodium bicarbonate supplementation and ingestion timing: Does it matter? Journal of Strength and Conditioning Research. https://doi.org/10.1519/JSC.0b013e3182392960

  • Al-Abri, S. A., & Olson, K. R. (2013). Baking Soda Can Settle the Stomach but Upset the Heart: Case Files of the Medical Toxicology Fellowship at the University of California, San Francisco. Journal of Medical Toxicology. https://doi.org/10.1007/s13181-013-0300-4

  • Drake, D. (1997). Antibacterial activity of baking soda. Compendium of Continuing Education in Dentistry. (Jamesburg, N.J. : 1995). Supplement. https://doi.org/10.5194/nhess-11-1715-2011