Exercícios respiratórios: seus benefícios emocionais

3 de janeiro de 2019
Os exercícios respiratórios podem ser de grande ajuda quando se trata de combater problemas de ansiedade, e podem até favorecer uma melhor concentração se estivermos saturados e estressados.

As emoções, os pensamentos, e o corpo funcionam em um único núcleo. Qualquer coisa que ocorra em um deles, se manifestará no outro. Se poderia dizer que é quase impossível para cada um agir por conta própria. Nesse sentido, é muito importante considerar certos exercícios respiratórios, para controlar o conjunto.

Por esse motivo, quando nos encontramos em alguma situação específica de nossa vida, devemos levar em conta como cada um deles age, e a repercussão que aconteceu nos outros.

A respiração tem um grande impacto na saúde física e mental. Além disso, reflete emoções, humores, nossa relação com o ambiente, os sentimentos, e o estado de nosso corpo. Por isso precisamos aprender alguns exercícios de respiração para conseguir administrar corretamente as emoções.

Exercícios respiratórios

1. Renovação

Mulher se beneficiando dos exercícios de respiração

Respirar ar puro nos ajuda a nos renovar por dentro. Ela nos enche de paz interior, limpa energias negativas, nos enche de serenidade, e acalma as preocupações.

Deste modo, após um dia ou uma semana de trabalho duro é aconselhável retirar-se para um local fresco, longe da cidade e da poluição, e fazer sessões de respiração. Desta forma, vamos nos conectar com o aroma e o som da natureza.

2. Encontre soluções

Fazer exercícios de respiração em lugares que nos agradam, gera uma sensação de bem-estar e liberdade.

Por isso, caminhar em algum lugar que gostamos, enquanto respiramos profundamente, pode nos levar à solução de algum problema que tivemos durante o dia. Desta forma, estaremos pensando em sua solução sem o peso do estresse e da ansiedade.

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3. Melhora a concentração

Quando fazemos exercícios de respiração nos permitimos nos conhecer interiormente de uma forma mais profunda, saindo da realidade, e transformando os pensamentos negativos em positivos.

Desta forma, começamos a ver as coisas com melhor disposição, e nos animamos a seguir sem medo nem impedimento.

4. Transporta-nos para lugares maravilhosos

A praça é o lugar ideal para exercícios de respiração

Com estes exercícios de respiração, se aplicarmos uma boa concentração, poderemos alcançar lugares inimagináveis. Poderemos deixar voar a imaginação, conseguindo canalizar aquelas energias que tanto peso nos geram, e deixá-las nesse espaço.

No final, retornaremos regenerados, e com a aura limpa.

5. Enche-nos de calma

Se tirarmos alguns minutos para uma respiração profunda no meio de uma situação de estresse, raiva ou ira, alcançaremos um estado de calma interior, e com o ambiente.

  • Basta fazer dez respirações profundas antes de agir ou dizer algo, ou tomar qualquer decisão importante.

6. Purifica o espírito e elimina os bloqueios mentais

A respiração nos ajuda a purificar nossos pulmões e nosso organismo. Ao mesmo tempo, ajuda-nos a controlar os níveis de estresse causados ​​pelos contratempos do dia-a-dia.

Às vezes, quando nos sentimos pressionados, ou nos encontramos em uma situação em que não podemos resolver um problema, ficamos frustrados e bloqueados mentalmente.

Nesse caso, devemos tirar algum tempo para fazer exercícios respiratórios.

Como resultado, teremos a capacidade de resolver o problema que surge naquele momento.

7. É revitalizante

Mulher fazendo exercícios de respiração com braços abertos

 

Por outro lado, exercícios respiratórios ajudam a nos revitalizar. Para fazer isso, precisamos acelerar o ritmo inspirando e expirando um pouco mais rápido. No final do processo devemos fazer algum som, e inclusive cantar.

Com isso, poderemos nos encher de energia, e continuaremos mais ativos com nossas atividades diárias.

8. Libera o choro

Há momentos em que sentimos a necessidade de chorar, mas o choro está contido em nosso interior, e nos reprime.

Para explorar esse sentimento, vamos respirar profundamente com as mãos no peito, fingindo um soluço. Veremos como, em questão de segundos, estaremos chorando e drenando o sentimento que sentimos por dentro.

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9. Enche de energia

Exercícios de respiração no trabalho

Quando passamos o dia inteiro no escritório em frente ao computador, lendo e escrevendo relatórios ou algum outro trabalho, chega o momento em que o sono nos ataca.

Bocejando e alongando o corpo várias vezes conseguiremos nos ativar novamente, e nos sentiremos mais despertos para continuar nosso trabalho. Quando bocejamos, a mente se enche de oxigênio e glicose, que são estimulantes.

Resumindo, a respiração não é apenas uma função biológica e natural, mas também nos ajuda a curar a alma de maneiras diferentes. Por isso, comecemos a respirar conscientemente e alcançaremos o relaxamento a cura, e o melhor gerenciamento das emoções.

 

  • Encinas, Francisco Javier Labrador, María Luisa de la Puente Muñoz, and María Crespo López. “Técnicas de control de la activación: relajación respiración.” Manual de técnicas de modificación y terapia de conducta. 2001.
  • Prieto JM. Psicología de la meditación, la Psique de vuelta a casa. Consejo General de Colegios Oficiales de Psicólogos 2007;33
  • Sánchez, Alberto Ramírez, et al. “Beneficios de la psicoeducación de entrenamiento en técnicas de relajación en pacientes con ansiedad.” Enfermería Docente 1.102 (2014): 6-7.