Exercícios respiratórios: seus benefícios emocionais
Os exercícios respiratórios podem ser de grande ajuda quando se trata de combater problemas de ansiedade, e podem até favorecer uma melhor concentração se estivermos saturados e estressados.
As emoções, os pensamentos, e o corpo funcionam em um único núcleo. Qualquer coisa que ocorra em um deles, se manifestará no outro. Se poderia dizer que é quase impossível para cada um agir por conta própria. Nesse sentido, é muito importante considerar certos exercícios respiratórios, para controlar o conjunto.
Por esse motivo, quando nos encontramos em alguma situação específica de nossa vida, devemos levar em conta como cada um deles age, e a repercussão que aconteceu nos outros.
A respiração tem um grande impacto na saúde física e mental. Além disso, reflete emoções, humores, nossa relação com o ambiente, os sentimentos, e o estado de nosso corpo. Por isso precisamos aprender alguns exercícios de respiração para conseguir administrar corretamente as emoções.
Exercícios respiratórios
1. Renovação
Respirar ar puro nos ajuda a nos renovar por dentro. Ela nos enche de paz interior, limpa energias negativas, nos enche de serenidade, e acalma as preocupações.
Deste modo, após um dia ou uma semana de trabalho duro é aconselhável retirar-se para um local fresco, longe da cidade e da poluição, e fazer sessões de respiração. Desta forma, vamos nos conectar com o aroma e o som da natureza.
2. Encontre soluções
Fazer exercícios de respiração em lugares que nos agradam, gera uma sensação de bem-estar e liberdade.
Por isso, caminhar em algum lugar que gostamos, enquanto respiramos profundamente, pode nos levar à solução de algum problema que tivemos durante o dia. Desta forma, estaremos pensando em sua solução sem o peso do estresse e da ansiedade.
Leia mais: 7 remédios simples à base de ervas para dizer adeus ao estresse
3. Melhora a concentração
Quando fazemos exercícios de respiração nos permitimos nos conhecer interiormente de uma forma mais profunda, saindo da realidade, e transformando os pensamentos negativos em positivos.
Desta forma, começamos a ver as coisas com melhor disposição, e nos animamos a seguir sem medo nem impedimento.
4. Transporta-nos para lugares maravilhosos
Com estes exercícios de respiração, se aplicarmos uma boa concentração, poderemos alcançar lugares inimagináveis. Poderemos deixar voar a imaginação, conseguindo canalizar aquelas energias que tanto peso nos geram, e deixá-las nesse espaço.
No final, retornaremos regenerados, e com a aura limpa.
5. Enche-nos de calma
Se tirarmos alguns minutos para uma respiração profunda no meio de uma situação de estresse, raiva ou ira, alcançaremos um estado de calma interior, e com o ambiente.
- Basta fazer dez respirações profundas antes de agir ou dizer algo, ou tomar qualquer decisão importante.
6. Purifica o espírito e elimina os bloqueios mentais
A respiração nos ajuda a purificar nossos pulmões e nosso organismo. Ao mesmo tempo, ajuda-nos a controlar os níveis de estresse causados pelos contratempos do dia-a-dia.
Às vezes, quando nos sentimos pressionados, ou nos encontramos em uma situação em que não podemos resolver um problema, ficamos frustrados e bloqueados mentalmente.
Nesse caso, devemos tirar algum tempo para fazer exercícios respiratórios.
Como resultado, teremos a capacidade de resolver o problema que surge naquele momento.
7. É revitalizante
Por outro lado, exercícios respiratórios ajudam a nos revitalizar. Para fazer isso, precisamos acelerar o ritmo inspirando e expirando um pouco mais rápido. No final do processo devemos fazer algum som, e inclusive cantar.
Com isso, poderemos nos encher de energia, e continuaremos mais ativos com nossas atividades diárias.
8. Libera o choro
Há momentos em que sentimos a necessidade de chorar, mas o choro está contido em nosso interior, e nos reprime.
Para explorar esse sentimento, vamos respirar profundamente com as mãos no peito, fingindo um soluço. Veremos como, em questão de segundos, estaremos chorando e drenando o sentimento que sentimos por dentro.
Não se esqueça de ler: Descubra quatro técnicas de respiração muito eficazes para combater o estresse
9. Enche de energia
Quando passamos o dia inteiro no escritório em frente ao computador, lendo e escrevendo relatórios ou algum outro trabalho, chega o momento em que o sono nos ataca.
Bocejando e alongando o corpo várias vezes conseguiremos nos ativar novamente, e nos sentiremos mais despertos para continuar nosso trabalho. Quando bocejamos, a mente se enche de oxigênio e glicose, que são estimulantes.
Resumindo, a respiração não é apenas uma função biológica e natural, mas também nos ajuda a curar a alma de maneiras diferentes. Por isso, comecemos a respirar conscientemente e alcançaremos o relaxamento a cura, e o melhor gerenciamento das emoções.
- Encinas, Francisco Javier Labrador, María Luisa de la Puente Muñoz, and María Crespo López. “Técnicas de control de la activación: relajación respiración.” Manual de técnicas de modificación y terapia de conducta. 2001.
- Prieto JM. Psicología de la meditación, la Psique de vuelta a casa. Consejo General de Colegios Oficiales de Psicólogos 2007;33
- Sánchez, Alberto Ramírez, et al. “Beneficios de la psicoeducación de entrenamiento en técnicas de relajación en pacientes con ansiedad.” Enfermería Docente 1.102 (2014): 6-7.