Como adicionar um pouco de magia à sua decoração ao ar livre

26 Julho, 2020
Na decoração de espaços ao ar livre, há várias dicas que você deve ter em mente para adicionar um pouco de magia. Como resultado, você terá um lugar de tranquilidade e bate-papo com os seus convidados.
 

Os espaços exteriores de uma casa dão o toque final ao conceito decorativo global do local onde queremos morar. Alguns toques especiais farão do seu jardim ou terraço um lugar dos sonhos. Neste artigo, mostraremos como adicionar um pouco de magia à sua decoração ao ar livre.

Você não precisa gastar grandes quantias de dinheiro para ter a melhor decoração ao ar livre de todo o seu bairro. Aprenda a desenvolver e transformar em realidade um conceito estilístico mágico para o exterior da sua casa.

Tire proveito desse espaço da sua casa

Tire proveito desse espaço da sua casa
A área externa deve ser um espaço descontraído que transmita calma e tranquilidade.

Por onde podemos começar? Ter um jardim, terraço ou pátio externo é um luxo em qualquer cidade grande. Portanto, você deve valorizar e aprimorar todos os aspectos da área que você vai decorar.

Os usos que você pode dar a um espaço ao ar livre podem ser muito variados. Um local para reuniões de família, uma área para os animais de estimação, uma área de recreação, um espaço de relaxamento ou até um cantinho para jantares românticos.

De acordo com o uso que ele terá, é importante cuidar dos detalhes e saber como maximizar cada cantinho do seu jardim. Seja grande ou pequeno, o importante é aproveitar o que temos e seus pontos fortes: as plantas? A iluminação? A tranquilidade?

 

Por fim, lembre-se sempre do tempo que você tem disponível para a manutenção do local. Seria ilógico, por exemplo, colocar um gramado e muitas plantas se você não tiver disponibilidade para cuidar depois.

Dicas para a decoração ao ar livre

A extensão da sua casa

Dicas para a decoração ao ar livre
Escolha o estilo que melhor se adapte à decoração do resto da sua casa. A coerência estilística deve ser um aspecto importante.

Antes de mais nada, para ajudar a integrar os espaços que você criará com o resto da casa, é conveniente decorá-los como uma extensão do seu lar. Dessa forma, tudo fará muito mais sentido e conectará os dois espaços, convertendo-os em um todo.

O critério com o qual você vai decorar o jardim ou o pátio deve estar em concordância e no mesmo estilo do resto da casa. Além disso, essa união do conceito estilístico confere personalidade e bom gosto ao critério global de decoração de espaços ao ar livre.

Pergolados e iluminação pendente

Uma opção a considerar é a criação de pergolados ou estruturas altas de madeira. Esses espaços altos dão uma sensação de amplitude e relaxam a vista, evitando a sensação de espaço fechado do resto da casa.

Além disso, se o pergolado for alto, você pode usar lanternas ou luminárias que darão estilo e personalidade ao local. A iluminação correta é essencial para criar ambientes agradáveis. Recomendamos vários pontos de luz quente e difusa. Evite a todo custo as lâmpadas brancas de alta potência.

 

A madeira, a rainha da decoração para espaços ao ar livre

A madeira, a rainha da decoração para espaços ao ar livre
A madeira combina perfeitamente com a decoração ao ar livre, transmitindo tranquilidade e natureza.

Sem dúvida, o uso de elementos de madeira nobre, até mesmo recicladosproporciona conforto visual e muito estilo a qualquer área. O uso de madeira no seu jardim, pátio ou varanda aproxima a natureza da sua casa e traz sossego e calor.

Além disso, os usos que você pode dar à madeira no seu espaço ao ar livre são infinitos. Do piso parquet a vigas velhas e robustas, treliças ou até peças de arte esculpidas em madeira.

Outra opção amplamente usada nos estilos vintage é dar um toque envelhecido ao local. Desta forma, conseguimos uma decoração diferente e personalizada.

Uma churrasqueira como toque final

Por fim, se você usar seu espaço ao ar livre para reuniões com amigos ou familiares, uma opção quase essencial é instalar uma churrasqueira. Poder cozinhar no pátio ao ar livre enquanto compartilha uma noite com seus entes queridos, sem dúvida, proporcionará muita magia ao momento.

No entanto, não é necessário construir uma grande churrasqueira; você pode até mesmo comprar uma pré-fabricada ou metálica. Só será preciso considerar onde colocá-la para que a fumaça não seja um incômodo e… prontinho. Com essa ideia, será difícil seus convidados quererem voltar para casa.

 

Agora você já tem algumas ideias para aproveitar ao máximo o jardim ou o terraço da sua casa. Desfrute da sua própria decoração de espaços ao ar livre e faça dele um lugar único para passar momentos maravilhosos.

  • Lassala, C. (2008). Iluminación y arquitectura. Suplemento.
  • Mak, M. Y., & Ng, S. T. (2005). The art and science of Feng Shui – A study on architects’ perception. Building and Environment. https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2004.07.016
  • Bruun, O. (2008). An introduction to feng shui. An Introduction to Feng Shui. https://doi.org/10.1017/CBO9780511800931