Como fazer luminárias para decoração de exteriores

31 Janeiro, 2020
Para a decoração de exteriores podemos adicionar iluminação extra, pois tais espaços tendem a ficar escuros à noite. Podemos fazer luminárias a partir de vários materiais recicláveis

Você gostaria de aprender a fazer luminárias belíssimas para a decoração de exteriores? A iluminação dessas áreas da casa é muito importante. Que embora geralmente sejam favorecidas pela luz natural, é bom adicionar outras fontes de luz durante a noite.

O melhor de tudo é que não é estritamente necessário comprar lâmpadas ou luminárias das que são vendidas no mercado. Com um pouco de criatividade podem ser feitas em casa a partir de materiais recicláveis. Nesta ocasião, daremos algumas ideias interessantes. Não deixe de anotar!

Luminárias para decoração de exteriores: 5 maneiras de fazê-las

A popularidade das luminárias para decorar exteriores aumentou nos últimos anos devido à necessidade de aumentar a iluminação em espaços como o terraço ou o jardim. Essas áreas da casa tornaram-se um ponto de encontro familiar e social, especialmente em ocasiões importantes.

Por isso, muitas pessoas buscaram alternativas diferentes para iluminá-los à noite e, aliás, adicionar um toque decorativo. Embora as opções sejam variadas, há quem prefira optar pelo simples e romântico. Vamos ver algumas opções abaixo.

1. Como fazer luminárias de lata

Recicle latas

Para fazer essas belas luminárias para decorar os espaços exteriores, você precisará apenas de algumas latas de alimentos, como tomate frito. O ideal é que sejam um pouco largas, tanto pela iluminação quanto pela estética. Limpe-as bem e comece a dar-lhes forma.

Como fazê-las?

  • Primeiro dê uma mão de tinta latas para um melhor acabamento.
  • Em seguida, use um molde para traçar um desenho em sua superfície.
  • Posteriormente, use pregos e um martelo para fazer furos na luminária ao redor do contorno do desenho. Se puder, faça-os com uma broca, é mais rápido e fácil.
  • Além disso, faça alguns furos na parte superior, caso você queira uma luminária pendurada. Depois de preparar os furos, insira uma corda fina ou arame e coloque-a no local desejado.
  • Finalmente, introduza velas dentro luminária ou instale um sistema com lâmpadas pequenas.

Leia também: 6 elementos que podemos reciclar para decorar o jardim

2. Luminárias com sacos de papel

Luminária de papelão como luminárias para decoração de exteriores

A desvantagem das luminárias com sacos de papel é que são mais descartáveis ​​do que as feitas em outros materiais. No entanto, é uma boa opção para iluminar rapidamente um local em uma ocasião especial. E acrescentam harmonia e romantismo ao meio ambiente.

Como fazê-las?

  • Você pode comprar saquinhos prontos, daqueles que se vendem no mercado. No entanto, se preferir, você mesmo pode fazê-los.
  • Para fazer isso, compre sacos de papel reciclado, areia, tesoura, lápis e velas de LED. Em seguida, faça com o lápis um desenho na superfície do saco.
  • Corte-o, mas certifique-se de deixar espaço na parte inferior para preenchê-lo com areia.
  • Por fim, insira as velas de LED e coloque a luminária onde preferir.

3. Luminárias com frascos de vidro

Frascos com luzes como luminárias para decoração de exteriores

Outro material reciclável que é muito útil ao fazer luminárias para a decoração exteriores são os frascos de vidro. Este item, que geralmente serve para armazenar alimentos, parece elegante e romântico quando alguns detalhes lhe são adicionados. Parece uma ideia? Mãos à obra!

Como fazê-las?

  • Limpe bem os frascos de vidro e coloque um punhado de pedras ou cascalho dentro deles. Se desejar, você também pode enchê-los com sal, lentilhas ou qualquer outro grão.
  • Em seguida, coloque uma vela ali dentro, de preferência das que são anti-insetos.
  • Finalmente, você pode incorporar vários detalhes: pode pintar os vidros ou adicionar bordas de renda. Você também pode usar corda para transformá-los em luminárias penduradas.

Descubra também: Minijardins urbanos para dar harmonia à sua varanda

4.Luminárias de madeira

Decoração com lâmpadas

Com alguns pedaços de madeira você pode fazer belas luminárias para a decoração de exteriores. De fato, devido à versatilidade deste material, podem receber formas diferentes: quadrada, retangular, triangular, entre outras. Tudo depende da sua criatividade.

Como fazê-las?

  • Em primeiro lugar, reúna várias peças de madeira, da espessura que você preferir. Você pode até cortar uma tábua em vários pedaços.
  • Logo depois, dê forma à luminária e fixe-a com pregos ou com uma cola fina.
  • Posteriormente, cubra suas áreas externas com pano ou papel colorido. Lembre-se de que o papel durará menos.
  • Assim que estiver pronta, insira uma vela ou lâmpada no seu interior.

5. Luminárias com aquários de vidro

Frasco decorado com objetos do mar

Você quer luminárias mais elegantes e originais? Sendo assim, não hesite em colocar essa ideia em prática, feita com aquários de vidro. Sem dúvida alguma, devido a sua forma e tamanho, são perfeitos para adicionar mais iluminação em determinadas áreas do jardim.

Como fazê-las?

  • Decore a superfície dos aquários ao seu gosto.
  • Em seguida, introduza em seu interior pedras, cascalho, sal ou qualquer outro elemento similar.
  • Por fim, coloque uma vela dentro dela e posicione-a no local que desejar.

Em conclusão, se você notar que seu jardim ou terraço parece muito escuro quando a noite chega, não hesite em incorporar essas belas luminárias em sua decoração. Finalmente, como você pode ver, são fáceis de fazer e adicionam um toque muito especial a esses espaços.