As velas: significados e usos para sua casa

· 26 de maio de 2018
As velas oferecem muitas opções na hora de decorar diferentes espaços. A seguir comentamos como pode aproveitá-las para iluminar sua casa.

As velas são uma decoração muito usual e fantástica para colocar em nossa casa. Elas aromatizam, iluminam e decoram cada canto que desejarmos. São adornos que caem muito bem em datas especiais, principalmente se se trata de um jantar romântico.

A iluminação que geram são uma das chaves da decoração e que serve para favorecer certas emoções. A luz das velas, na verdade, é utilizada para criar ambientes íntimos e delicados e nos ajuda a nos sentir mais relaxados. 

As velas são lâmpadas efêmeras de baixo custo e de grande impacto que são capazes de transformar e dar vida a qualquer ambiente. Podemos utilizá-las em uma banheira, centro de mesa ou qualquer estante.

Tipos de velas para cada ocasião

Os motivos para decorar com velas são praticamente infinitos. A iluminação é uma das chaves da decoração e bem administrada serve para gerar muitas emoções.

Candelabros

Graças a eles podemos conseguir um toque distinto a um ambiente. Com um mínimo investimento e um toque de criatividade podemos mudar a tendência de todo um espaço.

Decoração com material reciclável

Decoração com velas e flores

Podemos reciclar materiais e utilizar objetos que tenhamos guardado para criar uma boa decoração adicionado a iluminação que as velas nos trazem. Isso dará um aspecto especial.

Outra simples ideia é utilizar vasos de cristal. Podem ser preenchidos com areia, conchas, rolhas e até mesmo combinar diferentes tamanhos para criar centros de mesa.

Podemos escolher um grupo de velas tipo candelabro e atá-lo com uma corda. Outra ideia é utilizar taças ou jarros de cabeça para baixo, como está sendo mostrado na figura acima. 

Quer conhecer mais? Descubra as velas hopi, um remédio para limpar o ouvido de maneira natural

Em um arame ou uma corda

Utilize copos de cristal, estes são ideais para se tornarem porta velas adicionando um arame ou corda na zona da rosca. Pode pendurá-los em qualquer lugar, fica perfeito no jardim.

Vela do chá

Decoração com velas e copos

Estas velas geralmente vêm dentro de um alumínio. Quando acesas, duram aproximadamente 4 horas, recomenda-se colocar várias, já que é uma vela muito pequena e não ilumina o suficiente.

Alongadas

São velas utilizadas nos candelabros, ideias também para as decorações ao estilo vintage. É muito simples colocar as velas sobre recipientes de cristal enfeitados com formas de madeira penduradas com barbante.

Flutuantes

Decoração com velas e gemas

São similares as velas de chá. Estas podem ser colocadas na água e ficam flutuando, acesas. Esta ideia é perfeita para centros de mesa ou momentos românticos.

Vela longa

Costumam ser colocadas em um recipiente, são perfeitas para serem colocadas em frascos e preenchidos com areia ou pedras. Pegue pedras de rio, da praia, conchas do mar, areia e encha o fundo do frasco. 

Perfumadas

Decoração com velas

As velas perfumadas ou aromáticas. São velas que desprendem um delicioso cheiro, alguns com cheiro de flores, baunilha, frutos do bosque, canela, entre outros. Em resumo, estas velas são perfeitas para relaxar os sentidos e convidar à tranquilidade e ao descanso.

Não sabia? Como fazer duas velas aromáticas preciosas para afugentar insetos

Originais

Decoração com velas

São aquelas que apresentam muitos detalhes e decoração. Existem em diferentes formas e cores, também podemos encontrar algo talhado ou folhas secas. Estas velas são perfeitas para marcar a diferença e dar uma virada muito original ao conjunto.

Feng Shui

As velas servem para representar a luz que dá equilíbrio e calor para a alma. Desta forma, o Feng Shui tem a crença de que as velas servem para trazer energia vitalizadora para a alma e para o corpo. Da mesma forma consegue eliminar a negatividade que possa invadir a casa.

Orientação das velas

  • Sul: atrai o sucesso, a fama, reduz a angústia e a ansiedade.
  • Leste: incentiva a harmonia e consegue energias curativas no caso de doenças.
  • Norte: atrai a boa energia e ajuda profissionalmente.
  • Oeste: atrai viagens, criatividade.

O Feng Shui de acordo com a cor das velas

É importante saber o significado das cores de acordo com o Feng Shui, já que cada tonalidade tem sua própria vibração.

  • Vermelho: representa o fogo e a força vital. É utilizado quando nos sentimos caídos ou estamos passando por um término ruim.
  • Azul: mente e o conhecimento. Utilize-o quando precisar de calma.
  • Branco: pureza e perfeição, elimina as más vibrações.
  • Preto: simboliza o desconhecido e o misterioso. Absorve a negatividade e má vibração de uma pessoa.
  • Amarelo: sol, otimismo e inteligência, melhora a concentração e estimula a mente.
  • Verde: natureza, esperança e serenidade. Utilize-a quando quiser empreender novos caminhos e fechar outros.