Você sabia que correr 1 hora por dia prolonga a sua vida?

3 de novembro de 2017
Além de nos ajudar a relaxar, correr também melhora a circulação sanguínea em todo o corpo, por isso seus efeitos positivos impactam o organismo como um todo.

Fazer exercícios é excelente para a nossa saúde, isso ninguém pode negar, mas correr 1 hora por dia pode melhorar e prolongar nossa vida. Então, o que você está esperando para se dedicar à corrida regularmente?

Os benefícios da corrida

A corrida parece estar na moda. Com certeza você viu muitas pessoas correndo pelo parque, nas ruas ou até na esteira da academia. No entanto, nem todos sabem que correr pode prolongar nossa expectativa de vida.

Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, os corredores reduzem entre 25% e 40% a possibilidade de ter morte precoce.

Este estudo concluiu que correr 1 hora por dia equivale a viver 7 horas a mais.

Se fizermos as contas, uma pessoa que corre de segunda a sábado em um mês terá 168 horas a mais de vida, o que é o mesmo que uma semana a mais de existência.

Se mantiver nesse hábito o ano todo… viverá 12 semanas a mais. A equação é simples: 1 semana a mais de vida para cada mês que se corre 1 hora de segunda a sábado.

Ao comparar a expectativa de vida de um corredor e de um não corredor, este último vive até 3 anos a menos do que o primeiro. E o melhor de tudo é que não importa o ritmo, a velocidade ou a distância percorrida em cada treino.

Isso não quer dizer que a corrida seja o elixir da juventude, porque todos envelhecemos em algum momento. Porém, devemos ter em conta que este hábito pode ser benéfico para a nossa saúde a longo prazo.

Outra das descobertas interessantes desta pesquisa é que os benefícios de correr não são os mesmos que os de andar de bicicleta ou de caminhar.

Ainda que seja verdade que a prática destas atividades (entre outras) melhora a nossa qualidade de vida, elas não teriam um impacto positivo na longevidade.

É claro que para poder receber os benefícios da corrida devemos manter uma dieta equilibrada e saudável e evitar os hábitos nocivos para a saúde, como fumar ou ingerir álcool.

Os benefícios do exercício são muitos e cada vez descobrimos mais, mesmo que ainda não se saiba ao certo que tipo de atividade é melhor para prolongar a expectativa de vida.

Claro, tudo depende de vários aspectos como, por exemplo, se nos exercitamos de maneira leve, moderada ou intensa, a idade que temos, nosso estado de saúde, etc.

Quais são os benefícios de correr 1 hora por dia?

Os benefícios de correr 1 hora por dia

Além de prolongar a expectativa de vida (como se isso não fosse suficiente), correr 1 hora por dia tem muitas vantagens.

Desde perder peso até ter mais resistência, passando por um aumento na agilidade e na flexibilidade, estes são alguns dos benefícios da corrida;

1. Fortalece as cartilagens

Apesar de antigamente acreditarem que correr era ruim para os joelhos e que desgastava as cartilagens pelo roçar contínuo, a verdade é que o efeito é exatamente o oposto.

As pessoas que correm periodicamente têm menos risco de sofrer de artrite nas articulações inferiores.

2. Melhora a audição

Mulher com problemas de audição

Isso pode soar um pouco estranho, mas há uma explicação científica que respalda esta alegação.

Quando corremos o fluxo sanguíneo chega a todas as partes do corpo, incluindo o pavilhão auditivo. Se os ouvidos recebem os nutrientes de que precisam, você poderá ouvir melhor.

3. Aumenta o limite de dor

As pessoas que correm várias vezes por semana podem suportar as dores melhor do que aquelas que não correm. Não apenas quanto a lesões ou pancadas produzidas nas pernas, mas também em outras partes do corpo.

Pode ser, por exemplo, que as dores de cabeça, as extrações de sisos ou as picadas de uma vacina não sejam sentidas de forma tão aguda.

4. Favorece a saúde da pele

Correr favorece a saúde da pele

Correr nos permite eliminar muitas toxinas através da transpiração. Além disso, nos obriga a nos hidratarmos com mais frequência, devido à exigência do exercício.

Isso é ideal para ter uma pele mais saudável e jovem.

5. Regenera os músculos

Correr não só tem benefícios para as cartilagens, mas também para os músculos. Até o momento se pensava que a massa muscular se perdia a partir de certa idade.

Porém, as pessoas que correm podem gerar massa muscular nova devido ao fato de que o exercício acelera a produção de células encarregadas desta tarefa.

Portanto, correr poderia prevenir a degeneração dos músculos causada pela idade.

6. Promove o relaxamento

Mulher relaxada dormindo em sua cama

Quando terminamos de correr nos sentimos muito cansados, mas também felizes e tranquilos.

Na volta de um exercício preferimos nos jogar no sofá para ler ou assistir um pouco de televisão ao invés de pensar no trabalho, nos problemas ou no estresse.

Por isso, se você teve um dia complicado no escritório ou está nervoso por algum motivo, o melhor que pode fazer é se exercitar de forma intermediária a intensa.

7. Fortalece os ossos

Se incluirmos na rotina exercícios de intensidade média ou alta, aumentaremos a densidade óssea. Portanto, reduziremos a probabilidade de sofrer uma fratura e de enfrentar a tão temida osteoporose na velhice.

Seus ossos serão mais fortes e sólidos se você correr 1 hora por dia.

Recomendados para você