Melhores alimentos contra o envelhecimento

· 3 de fevereiro de 2017
Se quiser manter a pele mais jovem, inclua na dieta alimentos com propriedades contra o envelhecimento que ajudem a evitar os problemas associados à passagem do tempo.

O passar do tempo e o envelhecimento podem nos afetar ou não… Depende de nós.

Se acaso não quer aparentar uma pele enrugada, pode tirar proveito dos benefícios de certos alimentos contra o envelhecimento. Ricos, naturais e nutritivos.

A boa saúde da pele começa com uma boa dieta. Não se esqueça!

Os melhores alimentos para manter a pele mais jovem

Não há dúvida: todos nós queremos parecer ser vários anos mais jovens quando atingimos uma certa idade.

Se acaso não quiser se submeter a cirurgias e, ao invés disso, optar por ter uma dieta saudável, manterá a pele jovem e radiante sem nenhum problema.

Dessa maneira, preste atenção aos seguintes alimentos anti-idade:

Azeite de oliva contra o envelhecimento

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Neste “grupo” também adicionaremos as azeitonas.

O azeite de oliva fornece uma boa quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e oleicos que melhoram a saúde arterial; reduzindo, assim, a pressão sanguínea e regulando os níveis de gordura presentes no sangue.

O azeite de oliva é amplamente consumido pelos povos do Mediterrâneo e, portanto, a expectativa de vida é maior nesta região.

Além disso, mantém a pele saudável e hidratada se adicionado à saladas ou a qualquer outro prato.

Não se esqueça de que o melhor azeite é o virgem de primeira prensa. Adicione também algumas azeitonas aos seus pratos ocasionalmente.

Veja também: Misture azeite de oliva e suco de limão e obtenha benefícios maravilhosos

Sushi

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É um alimento nutritivo que fornece uma boa quantidade de nutrientes, principalmente o selênio presente nas algas (um mineral com propriedades rejuvenescedoras).

O molho de soja utilizado no sushi, quando consumido em pequenas quantidades, oferece gorduras insaturadas que atuam como antioxidantes.

E não podemos esquecer do salmão ou das receitas que levam este peixe, pois possuem ácidos graxos ômega 3 que evitam os danos causados pelos radicais livres.

Portanto, uma ou duas vezes ao mês, permita-se consumir algumas peças de sushi.

Alho

O alho compartilha muitas propriedades com a cebola e por isso não podemos deixar de comê-los em conjunto.

Os voláteis derivados do enxofre e que provocam o aroma característico do alho são também grandes aliados na saúde e estética.

Os flavonoides (por exemplo, a quercetina) passam rapidamente para a corrente sanguínea e são excretados através da pele e dos pulmões.

Podem diluir o sangue, regular a pressão sanguínea e eliminar fungos e bactérias.

Açafrão

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Conhecida por sua cor alaranjada e pelo sabor especial que dá aos alimentos, o açafrão contém fitoquímicos que atuam como anti-inflamatórios e têm propriedades anti-idade.

Dessa maneira, retardam o envelhecimento precoce e ajudam em tempos de estresse. Uma pitada de açafrão em seus pratos favoritos e vai se enxergar muito mais jovem.

Chocolate

Está procurando uma desculpa perfeita para comer chocolate? Aqui está a desculpa ideal: é antioxidante e previne o envelhecimento da pele.

Mas cuidado, porque não se pode comer toneladas de chocolate todos os dias, nem qualquer tipo.

Para desfrutar de seus benefícios terá que conseguir o chocolate mais puro possível, pois o cacau é o grande responsável pelo seu poder anti-idade.

Aveia

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Além de usá-la como ingrediente para uma máscara facial esfoliante, este cereal consumido no café da manhã com iogurte ou leite serve para perder peso e queimar gorduras.

Além disso, ao fornecer fibra solúvel permite comer menos, eliminar o estresse e reduzir o nervosismo.

A avenina é sua substância mais importante e possui o papel de nos fazer sentir mais jovens, com a pele brilhante e, acima de tudo, um estado de espírito espetacular.

Tudo o que precisamos!

Presunto serrano

Este é um ingrediente que não falta nos lares espanhóis, e é um alimento importante por seu valor nutricional e proteico.

Ele previne a perda de massa muscular relacionada ao envelhecimento. Por ter gorduras saturadas e insaturadas, seu consumo é recomendado com moderação.

É uma grande fonte de minerais e vitaminas, mas cuidado, pois o sal é utilizado em sua fabricação (não é recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão ou problemas cardíacos).

Pode-se comer o presunto serrano ocasionalmente. E claro, procure não refogá-lo com azeite para manter suas propriedades saudáveis.

Frutas silvestres

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As frutas vermelhas, em geral, possuem antioxidantes acumulados em seus pequenos tamanhos (daí suas cores intensas).

Estas frutas são fontes de muitos nutrientes que reduzem a dor e o inchaço. Além disso, são ricas em vitaminas E e C, relacionadas com a saúde da pele.

Não hesite em consumi-las em sucos, sobremesas e smoothies. Recomendamos:

  • Amoras
  • Morangos
  • Mirtilos
  • Framboesas
  • Groselha

As cerejas merecem um parágrafo a parte: cheias de fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que a tornam a melhor fruta anti-idade que existe.

A cereja evita problemas de articulação relacionados com o passar do tempo e também reduz as dores musculares após o exercício.

Manterá jovem não somente a pele, mas também o coração, enquanto limpa as artérias de gordura.

Recomendamos que leia:As 5 melhores frutas para a sua saúde hepática e renal: Descubra quais são!

Brócolis

O brócolis e toda a família de couves (Bruxelas, repolho, couve, etc.) possui substâncias que impedem o surgimento e propagação de tumores.

Além disso, o brócolis ativa a eliminação de toxinas e células cancerígenas. Para tirar proveito de todas as suas funções é melhor cozinhá-lo no vapor (caso contrário perderá muitos nutrientes, como a vitamina C).

  • Menendez, J. A., Joven, J., Aragonès, G., Barrajón-Catalán, E., Beltrán-Debón, R., Borrás-Linares, I., ... & Garcia-Heredia, A. (2013). Xenohormetic and anti-aging activity of secoiridoid polyphenols present in extra virgin olive oil: a new family of gerosuppressant agents. Cell Cycle12(4), 555-578.
  • Loued, S., Berrougui, H., Componova, P., Ikhlef, S., Helal, O., & Khalil, A. (2013). Extra-virgin olive oil consumption reduces the age-related decrease in HDL and paraoxonase 1 anti-inflammatory activities. British Journal of Nutrition110(7), 1272-1284.
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