5 exercícios eficazes para eliminar a gordura acumulada no corpo

Para eliminar a gordura acumulada no corpo é essencial que além do exercício físico regular adotemos uma dieta balanceada, que nos ajude a alcançar nosso objetivo.
5 exercícios eficazes para eliminar a gordura acumulada no corpo

Última atualização: 03 Março, 2021

Quando queremos nos exercitar com a intenção de eliminar a gordura acumulada – ou melhor, queimar calorias – é importante ter em mente que essa ação deve ser integrada a uma dieta balanceada, pois a alimentação é a parte fundamental.

Isso é o que afirma um estudo da Escola de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em que também se propõe associar dieta e atividade física para melhorar a saúde e diminuir as consequências da obesidade.

A área onde acumulamos mais gordura em nosso corpo é a área abdominal. Além de cuidar da dieta é aconselhável se exercitar e praticar rotinas, que estimulem a eliminação de gorduras na região abdominal. Entretanto, o ideal é reduzir a gordura do corpo inteiro.

5 exercícios eficazes para eliminar a gordura acumulada no corpo

Quem não quer ter uma boa aparência física? Quem não gostaria de eliminar aqueles quilinhos extras? Neste artigo vamos ensinar 5 exercícios eficazes para eliminar a gordura acumulada no corpo e manter a forma.
Entretanto, antes de escolher uma rotina de exercícios e acompanhá-la com uma dieta é aconselhável consultar o seu médico para saber se você deveria limitar algumas atividades dependendo de sua saúde geral.

1. Exercícios abdominais tradicionais

Para este exercício, nos deitamos no chão ou em uma superfície macia.

  • Primeiramente, deite de costas, com as mãos na parte de trás da cabeça, e os cotovelos separados levante as pernas em um ângulo de 90 graus.
  • Logo depois, realize uma elevação do corpo sem tirar a área lombar da superfície onde apoia as costas, até alcançar os joelhos.
  • Você terá que contrair o abdômen fazendo repetições de dez a vinte, de acordo com sua resistência.
  • Por último, descanse em um intervalo de tempo de 60 segundos.

2. Abdominais de bruços

Exercícios para eliminar a gordura acumulada no abdômen

  • Em primeiro lugar, deitamos em uma esteira, ou diretamente no chão, de bruços. Apoiando-nos com as pontas dos dedos e antebraços.
  • Logo depois, levantamos o resto do corpo do chão.
  • Quando atingimos um certo grau de elevação, começamos a contrair o abdômen, pelo tempo que pudermos, depois descansamos e relaxamos por um período de 60 segundos.
  • É essencial manter uma postura reta durante a execução.

3. Borboleta

Para este exercício também nos deitaremos no chão ou em uma esteira, com as mãos na parte de trás da cabeça. Podemos deixar as pernas esticadas, ou dobradas em um ângulo de 90 graus.

  • Com os cotovelos separados, começaremos a fazer elevações do tronco para a direita, depois para a esquerda e depois para o centro, com repetições de dez a vinte vezes.
  • O descanso deve ser por um período de 60 segundos.

4. Flexões de braços

Flexões de braços

Para tonificar e eliminar a gordura dos nossos braços, faremos flexões. Como elas são feitas?

  • Primeiramente, fique de bruços no chão ou em uma superfície macia, apoiando-se nas palmas de suas mãos e nas pontas dos pés. Lembre-se de que devemos ter as costas retas, e os braços afastados na largura dos ombros.
  • Já nesta posição, começaremos a fazer as repetições para baixo e para cima, dez vezes por série.
  • As pausas são de 60 segundos entre cada repetição.

Com este exercício, além de trabalhar seus braços, você também estará trabalhando seu peito, abdômen, e a parte superior das costas.

Isso pode interessar você: 6 alimentos perfeitos para queimar gorduras

5. Elevação de pernas

Para esta área existem também vários exercícios eficazes e muito simples.

  • Este consiste em ficar deitado em uma superfície macia, ou no chão.
  • Logo depois, com as mãos nas laterais do corpo, vamos continuar a levantar as pernas, sem dobrar os joelhos, até atingir um ângulo de 90 graus.
  • Após a elevação baixamos as pernas, e repetimos até dez vezes por série.
  • Descansamos um minuto, e repetimos.

Como no resto dos exercícios, com o tempo podemos aumentar as repetições.

Recomendações gerais

Praticar aeróbica, exercício eficaz para eliminar a gordura acumulada no corpo
Dançar é uma maneira eficaz e gostosa de eliminar a gordura acumulada.

É aconselhável trabalhar as áreas do corpo de forma intercalada, mas constante, para deixar os músculos descansarem.

Um estudo realizado pelo Departamento de Educação Física da Universidad de La Frontera, constatou que podemos reduzir de maneira considerável a gordura e o peso corporal em um curto período de tempo, desde que combinemos exercícios regulares de alta intensidade e uma boa dieta.

Outros exercícios recomendados para eliminar a gordura acumulada podem ser os seguintes:

Se você for constante, certamente conseguirá bons resultados sem ter que fazer grandes esforços, ou seguir dietas super estritas. A constância é a chave quando se trata de combater a gordura acumulada.

Então, você se anima a começar?