Alimentos que ajudam a combater a gordura abdominal

A gordura localizada na barriga não é fácil de queimar, e ainda que nos sacrifiquemos seguindo uma dieta saudável e equilibrada e praticando esportes, é possível que seja difícil se livrar dela.
Alimentos que ajudam a combater a gordura abdominal
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Para poder exibir um abdômen definido é necessário adotar um estilo de vida ativo e, acima de tudo, manter uma dieta de acordo com as necessidades do seu organismo. Se você não sabe o que podemos comer, em qual quantidade e com quais combinações, o objetivo pode se tornar muito mais difícil. Portanto, o mais recomendável é consultar um bom nutricionista e perguntar quais alimentos podem ajudar a combater a gordura abdominal.

Às vezes, a gordura localizada na barriga não é fácil de queimar e, mesmo que você se esforce para manter uma dieta saudável e balanceada e praticar esportes, pode achar difícil se livrar dela. Portanto, leve em consideração nossos conselhos e vamos lá!

Situação atual da obesidade

Gordura abdominal
A obesidade é uma doença muito frequente na atualidade, com números que seguem aumentando ano após ano. Do mesmo modo, as doenças metabólicas também continuem em aumento.

Hoje em dia, quando a obesidade alcança os picos mais altos da história, os especialistas centram seu olhar na alimentação como fonte de saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)existem mais de 1900 milhões de pessoas com sobrepeso no mundo, e mais de 650 milhões são obesas.

Números tão alarmantes como os que aparecem quando focamos nas crianças. Existem 124 milhões de crianças obesas no mundo, de acordo com um estudo da OMS e do Imperial College de Londres, publicado há alguns meses na famosa revista The Lancet.

A gordura abdominal e as doenças associadas

Diversos estudos relacionam diretamente a gordura abdominal com uma maior chance de sofrer diferentes doenças. Com isso, a localização da gordura é tão importante quanto a quantidade da mesma.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Harvard e pelo Hospital Geral de Massachusetts, o acúmulo de gordura abdominal está relacionado com um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças coronárias.

A adiposidade abdominal excessiva afeta muito mais os homens do que as mulheres. Assim como afirmou um estudo do departamento de Urologia da Universidade de Cornell, afeta negativamente a próstata e está diretamente relacionada com a disfunção erétil.

Por outro lado, de acordo com a Fundação Espanhola do Coração, a medida ideal do perímetro abdominal recomendado é de 88 centímetros para as mulheres e 102 para os homens.

Também pode te interessar ler: Quantidade recomendada de gorduras na dieta

Quais alimentos podem ajudar a combater a gordura abdominal?

Consumir alimentos ricos em potássio, como o abacate e a banana, ajuda a manter os níveis de pressão arterial dentro dos limites normais.

1. Salmão

Um peixe recomendado por oferecer proteína de alto valor biológico e ser muito rico em v itamina D, cuja carência costuma estar presente em pessoas obesas, como demonstrou um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Columbia.

2. Brócolis

Leve, cheio de vitaminas e rico em cálcio, um mineral que tem um papel importante na perda de peso. Ao menos é isso que garante uma pesquisa conjunta de vários departamentos universitários americanos, publicada no ‘Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism’.

3. Nozes

Como indica uma pesquisa da Universidade de Barcelona, seu consumo habitual e moderado ajuda a perder a gordura abdominal. O segredo está no fato de sua ingestão diária disparar a serotonina, um hormônio que melhora o estado de humor e a saciedade.

4. Banana

Bananas para a dieta
Essa fruta, de sabor adocicado devido ao seu teor de açúcares saudáveis, é também uma das principais fontes de potássio.

Ainda que muitas pessoas se mantenham afastadas das bananas por seu alto teor de carboidratos, ela é um alimento eficaz quando se quer ter uma barriga lisa. Isso se deve ao seu teor de potássio, que ajuda a eliminar líquidos.

5. Melancia

Outro alimento rico em potássio para eliminar líquidos é a melancia. Além disso, de acordo com um estudo da Universidade do Kentucky, também pode ajudar a reduzir a gordura corporal e o colesterol no sangue.

6. Chocolate amargo

O chocolate amargo com mais de 60% de cacau está repleto de antioxidantes benéficos que podem ajudar a reduzir o inchaço da barriga, os desejos por doces e a ansiedade por comida.

7. Iogurte natural

Iogurtes para a dieta
Misture os benefícios do iogurte sem açúcar com suas frutas favoritas e se beneficie dos hábitos alimentares saudáveis.

O iogurte integral (e sem açúcar) é recomendado em dietas de controle de peso. Além disso, é rico em probióticos (bactérias boas) e por isso favorece a saúde intestinal. Com uma microbiota saudável, assim como mostra um estudo da Universidade de Viena, perde-se a gordura abdominal mais facilmente.

Caso adicione aos iogurtes algumas frutas vermelhas ou qualquer tipo de fruta com alto poder diurético, o efeito será ainda maior.

Além de aumentar o consumo desses produtos, é bom ir eliminando da dieta as gorduras saturadas e os açúcares simples, de acordo com a recomendação da Fundação Espanhola do Coração, que também aconselha se manter ativo, praticando exercícios aeróbicos e de força.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lee, R. K., Chung, D. , Chughtai, B. , Te, A. E. and Kaplan, S. A. (2012), Central obesity as measured by waist circumference is predictive of severity of lower urinary tract symptoms. BJU International, 110: 540-545.
  • Journal of Proteome Research. Benefits of nut consumption for people with abdominal obesity, high blood sugar, high blood pressure. ACS News Service Weekly PressPac: November 02, 2011
  • Carrelli, A., Bucovsky, M., Horst, R., Cremers, S., Zhang, C., Bessler, M., Schrope, B., Evanko, J., Blanco, J., Silverberg, S. J., … Stein, E. M. (2016). Vitamin D Storage in Adipose Tissue of Obese and Normal Weight Women. Journal of bone and mineral research : the official journal of the American Society for Bone and Mineral Research, 32(2), 237-242.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.