A vitamina D é a chave para o funcionamento muscular?

Se você deseja melhorar todo o funcionamento dos músculos do seu corpo, a vitamina D pode ser a chave. Vamos explicar aqui como ela funciona.
A vitamina D é a chave para o funcionamento muscular?

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

Você já sentiu que o seu corpo não estava respondendo da maneira que você gostaria enquanto praticava alguma atividade física? Talvez seja a hora de otimizar o funcionamento muscular. Mas como? Existe alguma vitamina específica que possa ser útil?

A seguir, vamos explicar por que a vitamina D é a chave para o funcionamento muscular. Desta forma, você poderá se animar a perguntar para o seu médico se seria conveniente que você tomasse um suplemento desse nutriente para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

O funcionamento muscular e a vitamina D

Você quer melhorar o seu funcionamento muscular? Nesse caso, pode ser necessário fazer algumas alterações na sua rotina de treinamento e na sua alimentação, além de revisar outros indicadores; pode até mesmo ser necessário fornecer certos nutrientes ao corpo.

Em um estudo conduzido pela Universidade de Birmingham, foi determinado que o aumento dos níveis de vitamina D pode melhorar o funcionamento muscular.

Por este motivo, considera-se que esta vitamina favorece o desenvolvimento da força e da potência muscular de forma positiva, sendo um nutriente essencial para este tecido.

A chave da vitamina D

A vitamina D

Este trabalho se pautou por descobertas anteriores sobre a relação existente entre os níveis de vitamina D inativa e a composição corporal.

Foram medidos os níveis ativos e inativos de vitamina D dos participantes. Também foram registradas algumas de suas características físicas, tais como massa magra e gordura corporal.

No entanto, os cientistas afirmam que o aparecimento da vitamina D ativa não está relacionado à gordura corporal. Porém, estaria sim relacionado à massa magra.

A massa magra

Além disso, também se destacou o seguinte: as pessoas com um aumento da massa muscular e da massa magra desfrutam de um nível mais alto de vitamina D ativa na sua corrente sanguínea.

Nesse sentido, um dos autores deste estudo explicou que existe a probabilidade de que a gordura corporal esteja associada a níveis elevados de vitamina D inativa. Ele também observou que a massa magra é a “chave” para os níveis elevados desse nutriente.

São necessários mais estudos

É essencial compreender o “quadro completo e os mecanismos causais” analisados em sua totalidade. Tudo com o propósito de ajudar no “desenho” de estudos futuros que ajudem a responder às dúvidas sobre os níveis ideais de vitamina D necessários para ter músculos saudáveis.

A vitamina D e o funcionamento muscular

A vitamina D

Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que o déficit contínuo de vitamina D gera fraqueza muscular. Por outro lado, nas pessoas de idade avançada, os níveis dessa vitamina diminuem com o passar do tempo.

No entanto, esta pesquisa mostrou que esta fraqueza muscular melhorava com o uso de suplementos de vitamina D. De fato, ela é essencial para que os ossos absorvam o cálcio adequadamente e reduzam a formação de gordura corporal.

Além disso, os suplementos desse nutriente podem estar relacionados a:

Um bom sistema imunológico

A vitamina D é essencial para as defesas. Ela ajuda a ativar as células do sistema imunológico de forma rápida e eficaz. Portanto, se tivermos tendência a adoecer com facilidade, não podemos nos esquecer deste nutriente. A nossa qualidade de vida e a nossa saúde vão melhorar.

Dentes e ossos saudáveis

Você tem cáries ou osteoporose? Ter bons níveis desse micronutriente vai te ajudar a ter dentes e ossos saudáveis, além de fortes e resistentes.

A vitamina D é responsável por permitir que o cálcio seja absorvido pelos ossos, o que é essencial para manter a consistência óssea ao longo dos anos. Isso também protege contra lesões e fraturas.

Um bom sistema nervoso

O cálcio é um dos minerais mais relevantes para o corpo humano. Ter o nível certo dele diminuirá a probabilidade de sofrer com problemas ósseos.

Ele também é necessário para a transmissão adequada de certos estímulos nervosos. Portanto, este é um nutriente essencial para o equilíbrio nervoso.

Funcionamento muscular adequado

Conforme foi visto nas linhas anteriores, esta vitamina  é a chave para o bom funcionamento muscular. Por meio de uma alimentação balanceada, do treinamento físico e da exposição solar adequada, você conseguirá manter os níveis desse micronutriente no organismo.

Desta forma, você reduzirá o risco de sofrer lesões ou fraturas graves; em especial, você reduzirá a dor muscular; você também aumentará a sua força, velocidade e resistência durante qualquer atividade física que fizer.

Deficiência de vitamina D

A deficiência dessa vitamina no corpo se tornou um fenômeno que aumenta a cada dia em nível global. Tudo se deve ao sedentarismo, ao envelhecimento, às dietas mal balanceadas e à baixa exposição solar.

Esta deficiência desta vitamina pode estar associada aos seguintes efeitos prejudiciais para a saúde e para o funcionamento muscular:

  • Artrite.
  • Fraturas.
  • Diabetes.
  • Dores musculares.
  • Fraqueza muscular.
  • Lesões em atletas.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Câncer de intestino e de cólon.

Cuide dos seus níveis de vitamina D

A vitamina D

Lembre-se de que a exposição ao sol e uma dieta balanceada ajudam a manter os níveis de vitamina D em valores ideais. A sua deficiência pode causar problemas de saúde.

Antes de tomar qualquer suplemento desse nutriente, procure um especialista para que ele possa te supervisionar e se certificar de que realmente existe um problema. Assim, você vai garantir o cuidado com o seu corpo e o seu funcionamento muscular será o ideal.

Pode interessar a você...
Quem é mais propenso a ter deficiência de vitamina D?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Quem é mais propenso a ter deficiência de vitamina D?

O organismo pode apresentar um déficit de algumas vitaminas e minerais. Neste artigo, focaremos as pessoas que apresentam deficiência de vitamina D...



  • Zhang L., Quan M., Cao ZB., Effect of vitamin D supplementation on upper and lowe limb muscle strenght and muscle power in athletes: a meta anaylisis. PLoS One, 2019.
  • Janssen H., Samson MM., Verhaar HJJ., Vitamin D deficiency, muscle function, and falls in elderly people. The American Journal of Clinical Nutrition, 2002.