A vitamina D é a chave do funcionamento muscular?

· 20 de agosto de 2018
Se você quiser melhorar o funcionamento dos músculos do seu corpo, pode ser que a vitamina D seja a chave. Aqui te explicamos como funciona.

Você já sentiu que seu corpo não te responde da maneira que gostaria quando você desempenha alguma atividade física? Talvez seja o momento de aprimorar o funcionamento muscular.

Pode ser que requeiram mudanças em sua rotina de treinamento, sua alimentação e também revisar outros indicadores, inclusive, prover ao seu corpo certos nutrientes que o ajudem no desempenho.

Neste sentido, um estudo dirigido pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, determinou que o aumento nos níveis de vitamina D é vital no desempenho dos músculos nos seres humanos.

A pesquisa revelou que os altos níveis de vitamina D inativa diminuíam notavelmente nas mulheres que contavam com uma constituição corporal saudável e com menos gordura corporal.

A chave da vitamina D

Este trabalho se apoiou em características prévias referentes à relação que existe entre os níveis de vitamina D inativa e a composição corporal.

Contou com a participação de 116 voluntários saudáveis, entre 20 e 74 anos, que tiveram seus níveis ativos e inativos de vitamina D medidos. Também registraram algumas de suas características físicas, tais como a massa magra e a gordura corporal.

Porém, os cientistas asseguram que a aparência ativa da vitamina D não está vinculada com a gordura corporal, mas está relacionada com a massa magra.

Ainda, ressaltaram que os indivíduos com um aumento na massa muscular e a massa magra gozam de um nível maior de vitamina D ativa em seu fluxo sanguíneo.

Neste sentido, um dos autores do estudo explicou que existem probabilidades de que a gordura corporal esteja associada com os níveis altos de vitamina D inativa. Também assinalou que a massa magra é a “chave” para os níveis altos deste nutriente.

Se conhece como massa magra aos elementos que fazem parte dos músculos, órgãos internos, tecidos e ossos. Ou seja, é a massa corporal que está livre de gordura.

Por esta razão, os pesquisadores sustentam que é transcendental entender em sua totalidade a “imagem completa e os mecanismos causais” analisados no trabalho. tudo com o propósito de ajudar com o “desenho” de próximos estudos que contribuem para responder as interrogações sobre os níveis ótimos de vitamina D, necessários para ter músculos saudáveis.

Por outro lado, adicionaram que entendem perfeitamente como a vitamina D favorece o fortalecimento dos ossos. Porém, enfatizaram que ainda precisam estudar mais sobre como funciona para os músculos.

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A vitamina D e o funcionamento muscular

A vitamina D ajuda a dar energia para fazer exercícios

Um estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que o déficit contínuo de vitamina D gera fraqueza muscular. Por outro lado, nas pessoas com idade  avançada os níveis de tal vitamina diminuem com o passar do tempo.

Porém, esta pesquisa demonstrou que esta fraqueza muscular melhorou com o uso de suplementos de vitamina D; de fato, é essencial para que nossos ossos absorvam de forma correta o cálcio e reduzam a formação de gordura corporal. Além disso, conta com inumeráveis benefícios para nosso corpo e saúde, dentre os quais se encontram:

Um bom sistema imunológico

A vitamina D é um micronutriente que ajuda a ativar de forma rápida e efetiva das células do sistema imunológico.

Dentes e ossos saudáveis

Ter bons níveis deste micronutriente te ajudará a possuir dentes e ossos saudáveis, além de fortes e resistentes.

É o responsável por permitir que o cálcio seja absorvido por seus ossos, indispensável para manter a consistência óssea com o passar dos anos. Também te protege de sofrer lesões e fraturas.

A vitamina D ajuda a fortalecer os ossos

Um bom sistema nervoso

O cálcio é um dos minerais mais relevantes para o corpo humano. Contar com o nível adequado diminuirá as probabilidades de que sofra osteoporose. Também é necessário para a transmissão apropriada de certos estímulos nervosos.

Veja também: 6 vitaminas que não podem faltar em sua dieta

Funcionamento muscular adequado

Como vimos em linhas anteriores, a vitamina D é chave para o bom funcionamento muscular. Através de uma dieta balanceada, treinamento físico e uma exposição apropriada ao sol, conseguirá manter os níveis deste micronutriente em seu organismo.

Desta maneira, reduzirá o risco de sofrer lesões ou fraturas graves; em especial diminuirá a dor muscular; também aumentará sua força, velocidade e resistência durante qualquer atividade física que realize.

Déficit de vitamina D

A deficiência de vitamina D em nosso corpo se transformou em um fenômeno que todos os dias aumenta a nível global. Tudo isso devido ao sedentarismo, ao envelhecimento, às dietas mal balanceadas e à escassa exposição ao sol.

Este déficit desta vitamina pode trazer ou estar associado aos seguintes efeitos nocivos para nossa saúde e função muscular:

  • Câncer de intestino e cólon.
  • Artrite
  • Diabetes.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Fraqueza muscular.
  • Lesões em atletas.
  • Fraturas.
  • Dores musculares.

Sem excessos

Sempre tenha presente o quão importante é manter o equilíbrio. O excesso de vitamina D em nosso corpo pode ser tão daninho com seu déficit, pois este micronutriente pode terminar se armazenando nas artérias e produzir problemas como a arteriosclerose.

Antes de tomar qualquer suplemento de vitamina D, procure a um especialista que te supervisione e certifique que realmente existe um problema. Assim se assegurará de cuidar seu corpo corretamente e seu funcionamento muscular será ótimo.