9 problemas de saúde que nossas mãos nos revelam

Observar o estado e a aparência de nossas mãos pode nos dar uma pista de como está a nossa saúde geral e nos permitir obter um diagnóstico precoce de diferentes doenças.

Nossas mãos dizem muito mais sobre nós do que podemos pensar e, claro, também sobre possíveis problemas de saúde que podemos estar sofrendo.

Então, tome nota desses sinais dos quais estaremos falando, de até nove problemas de saúde que poderemos estar sofrendo e talvez não conheçamos.

1. Dor no polegar e no dedo indicador

Se você sentir dor, tanto no polegar quanto no dedo indicador, bem como dormência e formigamento, você pode sofrer de síndrome do túnel do carpo.

Quando experimentamos esse tipo de problema, há um inchaço dentro do pulso que pressiona o nervo, e isso leva à uma série de sensações bastante desagradáveis.

Este é um problema que geralmente aparece nas pessoas que fazem um trabalho muito mecânico com as mãos. Por exemplo, é típico daqueles que trabalham com o computador ou dos músicos.

2. Feridas que demoram para sarar

Médico examinando mãos

Se você tiver feridas e estiverem demorando para sarar, isso também pode ser um sinal de algum tipo de problema de saúde. Se machucar e ferir suas mãos e não melhorarem e ou sararem, você pode ter diabetes.

No caso de esses problemas serem acompanhados de fome e sede, bem como dormência e formigamento nas mãos e nos pés, você deve consultar seu médico o mais rápido possível, pois este é um sinal claro de açúcar no sangue.

3. Mudança de cor nos dedos

Se você vê que seus dedos mudam de cor, isso pode ocorrer por várias razões. Se você foi exposto a baixas temperaturas durante um longo período de tempo, o estresse e algumas cargas físicas nos pulsos pode não acontecer nada.

No entanto, se você perceber que essas mudanças são acompanhadas de coceira, dor, entorpecimento e formigamento nos dedos, então deve verificar e consultar um especialista.

Este poderia ser um sintoma de uma doença da coluna vertebral, problemas nos vasos sanguíneos ou um distúrbio da pele.

4. Excesso de suor

Mãos enrugadas revelam problemas de saúde

Se você vê que suas mãos suam por razões que não são comuns, isso pode ser um sintoma de hiperidrose palmar.

Ainda que, embora as mãos costumam suar por razões comuns, como o calor ou emoção, se você ver que esse suor é excessivo e não depende de fatores externos, sim, você pode estar diante de outro tipo de problema.

5. Unhas fracas

Se você vê que suas unhas estão frágeis, isso pode ser porque está em contato constante com água, detergentes e outros produtos químicos, além de uma série de cuidados incorretos.

Tenha cuidado porque tudo isso pode fazer com que as unhas enfraqueçam, mas também pode ser um sintoma de um problema de tireoide.

  • Veja se esta condição é acompanhada por fraqueza, cansaço e dor nas articulações e, em caso afirmativo, procure o seu médico.

6. Mãos sempre frias

Mãos frias revelam problemas de saúde

Se você for daquelas pessoas que sempre têm as mãos frias ou se você perceber que sua pele muda de cor, deve ir ao médico.

Estes sintomas geralmente são associados à problemas com a circulação e com o sistema nervoso.

7. Tremor dos dedos

O tremor dos dedos pode ser uma sensação muito desagradável. Isso pode ser devido à tensão excessiva ou a uma carga pesada, embora em tais casos, desapareceria ao descansar.

Se vemos que o tremor não desaparece e as mãos tremem por nenhuma razão aparente, talvez seja porque existe um déficit de vitaminas B1, B6, B12 e E.

Recomendamos que você leia: 8 Coisas que seus dedos refletem sobre a sua saúde

8. Inchaço

Mãos cuidadas

Se você notar inchaço em suas mãos, pode ser devido a vários motivos. Pode ser por causa de um dia quente, ou está ingerindo excesso de sal. Nesse caso, esse tipo de inchaço desaparece rapidamente.

No entanto, se isso acontecer com frequência você deve consultar o médico, porque um inchaço prolongado pode nos informar sobre doenças vasculares.

9. Mudança de cor nas unhas

Se você notar que suas unhas mudam de cor, isso pode ser porque tem um baixo nível de hemoglobina ou um problema de anemia. Ambos os casos são caracterizados por ter unhas azuis.

Este, em geral, também vem acompanhado por uma certa dormência nas mãos, bem como sensações desagradáveis ​​e um ligeiro formigamento nos dedos.

Categorias: Curiosidades Tags:
Recomendados para você