8 problemas de saúde que nossas mãos nos revelam

Observar o estado e a aparência de nossas mãos pode nos dar uma pista de como está a nossa saúde geral e nos permitir obter um diagnóstico precoce de diferentes doenças.
8 problemas de saúde que nossas mãos nos revelam

Última atualização: 18 Fevereiro, 2021

Às vezes, as mãos podem dizer muito mais sobre nós do que podemos imaginar e, claro, também sobre possíveis problemas de saúde que podemos estar sofrendo, embora possa haver muitos outros motivos. Portanto, no artigo a seguir, mostraremos 8 problemas de saúde que nossas mãos nos revelam.

8 problemas de saúde que nossas mãos nos revelam

Embora os sintomas a seguir nem sempre reflitam uma doença, às vezes as mãos podem manifestar diferentes deficiências que ajudam a prever o estado geral de saúde

1. Dor no polegar e no dedo indicador

Se você sentir dor, tanto no polegar quanto no dedo indicador, bem como dormência e formigamento, você pode sofrer de síndrome do túnel do carpoQuando esse tipo de problema é experimentado, geralmente aparece um inchaço doloroso dentro do pulso.

Este é um problema que geralmente aparece nas pessoas que fazem um trabalho muito mecânico com as mãos. Por exemplo, é típico daqueles que trabalham com o computador ou dos músicos.

2. Feridas que demoram para sarar

Médico examinando mãos

Se você tiver feridas e estiverem demorando para sarar, isso também pode ser um sinal de algum tipo de problema de saúde. Por exemplo, se aparecerem hematomas e ferimentos nas mãos que não desaparecem facilmente, pode ser um problema de diabetes

Nestes casos, é sempre aconselhável consultar o mais rapidamente possível um médico para afastar qualquer tipo de problema mais grave. 

3. Problemas de saúde que nossas mãos nos revelam: mudança de cor nos dedos

A mudança na cor dos dedos pode ser devido a várias causas. Por exemplo, é normal devido à exposição prolongada a baixas temperaturas, estresse ou certas cargas físicas.

Porém, se essas alterações forem acompanhadas de dor, dormência e formigamento nos dedos, então sim, você deve verificar e consultar um especialista. Pode ser um sintoma de uma doença da coluna, problemas nos vasos sanguíneos ou uma doença de pele.

4. Excesso de suor

A equipe de especialistas em saúde da Driosec confirma que, se as mãos suarem por causas que não são totalmente comuns, isso pode ser um sintoma de hiperidrose palmar.

E, embora as mãos geralmente suem por motivos comuns, como calor ou emoção, se você perceber que esse suor é excessivo e não depende de fatores externos, pode estar enfrentando esse problema.

5. Unhas fracas

Unhas fracas
A onicorrexe causa rachaduras nas unhas. Por sua vez, as unhas ficam fracas e com tendência a quebrar.

Se você tiver unhas quebradiças, pode ser porque está em contato constante com a água, detergentes e outros produtos químicos, além de uma série de cuidados incorretos.

Tenha cuidado porque tudo isso pode fazer com que as unhas enfraqueçam, mas também pode ser um sintoma de um problema de tireoideNesse caso, você deve verificar se essa condição é acompanhada de fraqueza, cansaço e dores nas articulações e, em caso afirmativo, ir ao médico.

6. Tremor dos dedos

O tremor nos dedos pode ser uma sensação bastante desagradável. Pode ser devido a uma tensão excessiva ou estresse; embora, nesses casos, ele desapareceria em repouso.

Por outro lado, se observarmos que esse tremor se torna crônico e as mãos tremem sem motivo aparente, pode ser porque há deficiência de vitaminas

Recomendamos que você leia: 8 Coisas que seus dedos refletem sobre a sua saúde

7. Inchaço

O inchaço nas mãos também pode ser causado por vários motivos. Desde um dia quente até quando você estiver ingerindo sal em excesso. Nesse caso, esse tipo de inchaço desaparece rapidamente.

No entanto, se isso acontecer com frequência, pode ser devido a problemas cardiovasculares. Em qualquer caso, não hesite em consultar um especialista.

8. Mudança de cor nas unhas

Se você notar que as unhas mudam de cor, pode ser devido a um baixo nível de hemoglobina ou anemiaAmbos os casos são caracterizados pela coloração azulada das unhas. Isso geralmente é acompanhado por um leve formigamento nos dedos.

O que fazer se algum desses sinais aparecer?

Você pode não ter percebido até agora como é importante observar suas mãos regularmente. Agora você sabe um pouco mais sobre essa parte do corpo.

No entanto, esses sintomas nem sempre são devidos a problemas graves de saúde, pois na maioria das vezes são causados ​​por fatores externos. Se você suspeitar que por trás desses sintomas há uma condição séria, não hesite em ir ao médico para descobrir o mais rápido possível. 

Pode interessar a você...
Por que as mãos ficam dormentes enquanto dormimos?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que as mãos ficam dormentes enquanto dormimos?

As mãos podem ficar dormentes por problemas circulatórios sem muita importância ou por lesões mais sérias. Conheça as diferenças.



  • Rozman, C. Compendio de medicina interna. Elsevier España, 2005.
  • Simeon Margolis, Johns Hopkins Medical Institutions. Johns Hopkins Symptoms and Remedies: The Complete Home Medical Reference. Pensilvannia University.2009.
  • Mildred CarterTammy Weber. Reflexología de la mano. Clave para una salud perfecta. Editorial Paidotribo, 2004.
  • Fitzgibbons PG, Weiss AP. Hand manifestations of diabetes mellitus. J Hand Surg Am. 2008;33(5):771-775. doi:10.1016/j.jhsa.2008.01.038
  • Puri N. (2012). A study on cutaneous manifestations of thyroid disease. Indian journal of dermatology, 57(3), 247–248. https://doi.org/10.4103/0019-5154.96227