4 ingredientes naturais para tratar unhas quebradiças

17 de julho de 2019
Embora existam diferentes opções para tratar unhas quebradiças, hoje você vai descobrir 4 ingredientes naturais que você tem em casa e que te ajudarão a resolver este problema.

Para tratar as unhas quebradiças, é necessário usar produtos nutritivos que as fortaleçam. Mas, é importante saber que o problema das unhas quebradiças e a formação de escamas nas mesmas aparece em duas circunstâncias.

Primeiramente, quando trabalhamos com as mãos submersas na água: isso enfraquece as unhas e faz com que pareçam pouco saudáveis.

Em segundo lugar está a má alimentação. Baixos níveis de ferro e cálcio tendem a enfraquecer as unhas, causando sua quebra subsequente. Por isso, que tal combater as unhas quebradiças naturalmente? Veja como fazer isso neste artigo.

Ingredientes naturais para tratar unhas quebradiças

Embora seja necessário ir ao médico para verificar se nossos níveis de ferro e cálcio estão bons, existem alguns ingredientes efetivos tratar as unhas quebradiças.

1. Azeite de oliva

O azeite de oliva é um ingrediente com múltiplos usos, não só para tratar unhas quebradiças, mas para combater a pele seca, por exemplo. A razão está em suas excelentes propriedades, que inclusive são discutidas no artigo “Propiedades del aceite de oliva en el mantenimiento de la integridad cutánea”.

  • Hidrata em profundidade.
  • Embeleza a aparência das unhas.
  • Ilumina.
  • Nutre as cutículas.
Azeite de oliva para unhas

A melhor maneira de usar este ingrediente é aplicar um pouco de azeite diretamente nas unhas, massageando-a. É melhor fazer isso durante a noite e ir dormir sem lavar as mãos para que o azeite penetre completamente.

Leia também: Tratamento com azeite de oliva para fortalecer as unhas

2. Óleo de abacate

Os abacates são frutas ricas em ácidos ômega 3. Eles estão cheios de gorduras saudáveis, além de outras propriedades que os tornam uma boa opção para tratar unhas quebradiças.

Este óleo hidrata a unha em profundidade, nutrindo-a e reestruturando as escamas que se formaram. O óleo de abacate pode ser comprado pronto, mas você também pode aplicar uma pasta nas unhas.

Para isso, basta descascar um abacate, esmagá-lo em um recipiente e, quando for transformado em pasta, aplicá-lo nas unhas.

3. Alho

Talvez você já tenha ouvido falar do esmalte do alho, uma opção para tratar unhas quebradiças. No entanto, existe uma opção mais natural. Basta cortar um pouco de alho, colocar em um recipiente com água e deixar descansar.

Em seguida, mergulhar as unhas nessa água por um tempo aproximado de 10 minutos. Depois, deixar as unhas secarem ao ar livre para prolongar os benefícios deste ingrediente.

Mergulhe as unhas na água

O alho tem propriedades antimicrobianas que serão de grande ajuda se as unhas quebradiças tiverem como principal causa, por exemplo, a onicomicose. Além disso, podemos usar esse remédio todos os dias.

4. Óleo de mamona (ou rícino)

O último dos ingredientes para tratar as unhas quebradiças é o óleo de mamona, também conhecido como óleo de rícino. Ele ajuda a hidratar as unhas, penetrando entre as camadas e permitindo que elas se tornem muito mais resistentes.

Este óleo também é composto de ácidos graxos, como apontado no artigo “Obtenção de monoglicerídeos a partir de óleo de rícino utilizando glicerina refinada. Estudo das principais variáveis ​​do processo”.

Como nas duas primeiras opções, este óleo é aplicado diretamente na unha, realizando uma massagem suave. Além disso, o melhor é fazê-lo todos os dias até perceber uma melhora.

Não deixe de conferir: Tudo o que você precisa saber sobre o óleo de rícino

Dicas para tratar as unhas quebradiças

Apesar de usar esses ingredientes para tratar as unhas quebradiças, é importante considerar algumas dicas que podem nos ajudar a acelerar sua melhora e evitar que esse problema apareça novamente.

  • Uma delas é usar luvas se mantivermos as unhas submersas por muito tempo em água. As luvas nos ajudarão a protegê-las e evitar esse problema.
  • Em casos em que a unha se quebra devido a uma alimentação deficiente em nutrientes, é essencial melhorar a dieta. Neste caso, podemos usar uma nutricionista para nos aconselhar.
  • Além disso, em ambos os casos, ou como parte de nossa rotina de beleza, podemos usar os ingredientes acima mencionados para hidratar e manter o bom estado de nossas unhas, não só quando manifestarem algum tipo de problema como os já mencionados.

Por fim, você já usou algum dos óleos que mencionamos ou o alho para tratar as unhas quebradiças? Os resultados foram satisfatórios? Esperamos que se anime em testar e comprovar seus benefícios.

  • Chalar Vargas, Luis Rodrigo, Moya Mamani, Juan Carlos, Vargas Alvarez, Elmer, Sejas Rebollo, Magaly, & Romero, Betzabe. (2014). Función Antimicrobiana de la Alicina de Ajo en cultivos de Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa y Escherichia coli. Revista Científica Ciencia Médica17(1), 26-28. Recuperado en 01 de junio de 2019, de http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1817-74332014000100008&lng=es&tlng=es.
  • Guzmán Vera, Carmen Karina, Baldeon Santos, Margaret Karen, Rodrigues Barata, Ana Rita, & Conde-Salazar Gómez, Luis. (2012). Afectación ungueal de origen ocupacional. Medicina y Seguridad del Trabajo58(229), 321-326. https://dx.doi.org/10.4321/S0465-546X2012000400004
  • Jiménez, Ma. Elena, Aguilar, Ma. del Rosario, Zambrano, Ma. de la Luz, & Kolar, Eva. (2001). Propiedades físicas y químicas del aceite de aguacate obtenido de puré deshidratado por microondas. Revista de la Sociedad Química de México45(2), 89-92. Recuperado en 01 de junio de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0583-76932001000200009&lng=es&tlng=es.
  • Savino, P., Carvajal, C., Nassar, R., & Zundel, N. (2013). Necesidades nutricionales específicas después de cirugía bariátrica: Specific nutritional requirements following bariatric surgery. Revista Colombiana de Cirugía28(2), 161-171.