Você sabia que o estado das unhas pode dizer muito sobre a sua saúde?

· 22 de junho de 2015
A maioria de pessoas se interessa pelo cuidado das unhas, já que desse modo elas se mantêm fortes. Veja o estado das unhas e o que isso pode significar.

A maioria das pessoas se interessa pelo cuidado das unhas, já que desse modo elas se mantêm fortes, limpas e livres de infecções. Entretanto, a aparência das unhas não é só uma questão de estética, pois nelas pode se ver refletido o estado da nossa saúde.

Elas podem ir mudando com o passar do tempo e também podem apresentar ocasionalmente algumas alterações que nos podem indicar que alguma coisa não anda muito bem no nosso corpo.

É importante aprender a conhecer o estado delas para saber interpretar e identificar se, em algum momento, elas estão nos indicando algumas coisas sobre a nossa saúde. O que elas dizem sobre a nossa saúde?

Estado das unhas: forma de colher

As unhas normais são levemente elevadas no meio e caem em curva para a ponta.

Descubra: Como tratar corretamente as unhas encravadas

Se você notar que as suas possuem uma forma contrária, quer dizer, com a curva para cima ou como uma “colher”, provavelmente elas estejam alertando você sobre problemas de anemia por deficiência de ferro, que podem estar muito avançados e devem ser tratados o quanto antes.

Descamações

Unhas

Nossas unhas estão constituídas por várias capas de queratina unidas, que são as que lhe dão a forma suave e uniforme.

Se as suas unhas começarem a descamar e a perder sua capa superior, é possível que você esteja fazendo algumas atividades bruscas que estejam afetando a sua saúde, por isso terá que prestar mais atenção para solucionar o problema.

Isso é muito frequente quando elas são expostas à água muito quente ou ao ar frio e seco.

Irregularidades

As irregularidades são as que alteram a textura suave e uniforme da unha e que deixam marcas notórias.

Se isso acontecer, é possível que elas estejam sofrendo de psoríase, que é uma inflamação da pele que, nesse caso, afeta debaixo das unhas até a superfície e faz com que apareçam algumas marcas.

É importante tratar o problema a tempo para voltar a recuperar a textura suave da unha.

Fragilidade

Unhas-quebradiças

Esse problema costuma ser bastante comum, principalmente nas mulheres que gostam de ter unhas compridas. Se elas forem frágeis, é um sinal de que precisam de mais hidratação e nutrição, tanto à nível externo como interno.

A fragilidade costuma ser produzida quando as unhas não estão hidratadas, se ressecam e se quebram. Também pode ser um sinal de hipotireoidismo ou de uma dieta baixa em ferro.

Nesse caso, recomenda-se aumentar o consumo de vegetais verdes, carnes, ovos e suplemento de vitamina B.

Cor amarela

Se elas perderem sua tonalidade rosada e começarem a se ver amareladas, elas podem estar indicando diabetes ou uma doença pulmonar.

Esse sinal também pode ser um problema de fungos ou de psoríase debaixo da unha. Se elas estiverem amareladas, o melhor a fazer é consultar o médico.

Manchas brancas

Se você notar algumas manchas brancas na superfície, não há muito com o que se preocupar, já que podem ser sinal de uma batida que você não tenha notado.

Em ocasiões, aparecem por deficiência de zinco, mineral que pode ser adquirido aumentando a ingestão de cereais integrais, frango e peixes.

Lúnula

manchas-unhas

Em ocasiões, na base aparece uma mancha com forma de meia lua chamada lúnula. Essa mancha costuma ser mais visível nos dedos polegares e é mais comum nas pessoas que sofrem de artrite.

Entretanto, a lúnula visível não é um mau sinal em todos os casos, já que em algumas pessoas ela é completamente normal.

As unhas das mãos e a saúde mental

As unhas e as cutículas irregulares também podem refletir o estado da saúde emocional, pois são comuns nas pessoas que sofrem de angústias, ansiedade ou desordem obsessiva compulsiva.

Leia também: A língua pode revelar seu estado de saúde e emocional

As pessoas que frequentemente mordem os dedos, as unhas e as cutículas são pessoas nervosas, ansiosas ou viciadas em algum hábito.

As unhas e a nutrição

Como no resto do seu corpo, as unhas se beneficiam da nutrição que ela recebe através da alimentação. Quando elas estão fracas e quebradiças, pode ser sinal de falta de cálcio.

E a aparição de pele em excesso nas laterais é um sinal de deficiência de vitamina C ou de ácido fólico.

Se quiser unhas mais fortes e saudáveis, aumente o consumo de frutas e verduras. Lembre-se de consumir pelo menos 5 porções por dia.