A língua pode revelar seu estado de saúde e emocional

· 2 de março de 2015
A língua tem milhares de terminações nervosas que estão diretamente conectadas com diferentes órgãos. Através de sua coloração ou textura, é possível determinar se há algum problema no organismo.

A língua é um dos músculos mais informativos do nosso corpo, pois além de cumprir com funções digestivas, pode revelar tanto o seu estado de saúde como o emocional. Aprender a ler a língua pode ajudar a descobrir diferentes condições.

Isso ocorre porque ela contém milhares de terminações nervosas que estão associadas a diferentes órgãos do organismo.

Quando algo não está bem em nosso corpo, ela pode perceber a situação e, através de diferentes sinais como alterações de cor, textura ou aparecimento de manchas, pode nos alertar de que algo está errado.

Nesse artigo vamos oferecer um guia sobre o que a língua pode revelar sobre o estado emocional e a saúde.

Você pode colocá-lo em prática ao observar sua língua em frente ao espelho e analisar cada detalhe.

Língua cor de rosa e com aparência uniforme

Esse tipo de língua indica que estamos saudáveis e que, em geral, levamos um bom estilo de vida. É sinal de boa digestão e que a dieta está balanceada. Além disso, no âmbito emocional, essas características indicam um equilíbrio.

Língua vermelha pode revelar seu estado de saúde

estado de saúde

Se a sua língua estiver com uma cor avermelhada, pode ser que você tenha um problema na garganta ou em algum dos seus órgãos internos.

Descubra: 12 remédios naturais para a dor de garganta

Também é sinal de consumo excessivo de gorduras e de problemas digestivos. A nível emocional, esses sinais podem indicar um alto nível de estresse ao ter que mudar de ambiente.

Língua seca e avermelhada

Pode indicar uma febre alta, principalmente se a ponta estiver com um tom vermelho. Quanto ao emocional, esse tipo de língua é próprio de pessoas que tendem a se irritar e estressar com facilidade.

Pequenas úlceras na língua

lingua

Costumam aparecer quando há algum tipo de infecção viral ou fúngica. Também ocorrem por deficiência de vitamina C e A, e pelo excesso do consumo de alimentos refinados, açúcares, gorduras, entre outros.

Emocionalmente, esse tipo de língua pode indicar que a pessoa se altera constantemente, com ansiedade e estresse. Também é próprio de pessoas que reprimem a raiva.

Acompanhe regularmente a sua higiene bucal e consulte um médico para tratar as úlceras, caso sejam características de infecção.

Língua com uma camada de cor branca

Esse tipo de língua é um claro sintoma de que a pessoa está tendo problemas digestivos e intestinais.

Isso pode ocorrer devido ao consumo excessivo de gorduras saturadas, açúcares e farinhas refinadas.

Também pode indicar que a pessoa padece de toxemia, que é o acúmulo de toxinas no intestino e no sangue, que por sua vez pode causar outros problemas de saúde.

lingua

Se notar que a sua língua está coberta por uma camada branca, é muito importante que modifique seus hábitos alimentares e opte por algum tipo de dieta desintoxicante, que corte as gorduras saturadas, alimentos refinados, laticínios e todo tipo de fritura.

Quanto ao âmbito emocional, essa língua revela um estado nervoso ou ansioso. Nesse sentido, é importante lembrar que estes problemas emocionais podem causar problemas de digestão e o mau funcionamento de vários órgãos vitais para a saúde.

Leia também: 5 batidas deliciosas que você pode incluir em sua dieta detox

Papilas gustativas inflamadas

É um sintoma claro de deficiência nutricional. É importante seguir as recomendações alimentares para a língua branca, pois são essenciais para combater o problema. Se possível, escove sua língua suavemente com a escova de dentes.

Em relação ao âmbito emocional, pode revelar um estado de estresse e dificuldade para se adaptar a mudanças.

Língua muito lisa

É um tipo de língua que, além de revelar carências nutricionais, também nos alerta sobre um quadro de anemia.

Neste caso, o mais recomendado é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C e ferro. Emocionalmente, pode indicar que se trata de alguém propenso ao desânimo e à depressão.

Língua inflamada

Vemos esse tipo de língua em pessoas com um sintoma de diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue (mais conhecida como anemia).

Língua geográfica

Esse tipo de língua nos dá a sensação de estar vendo um mapa, pois tem “desenhos” similares em sua superfície, que podem ser cor-de-rosa, vermelhos ou brancos.

Eles podem ser causados por um fator hereditário, mas quando aparecem e desaparecem, podem mostrar que sofremos de alguma alergia ou intolerância a determinados alimentos.

No que diz respeito ao lado emocional, essas pessoas costumam ser muito sensíveis e propensas a que tudo que causa incômodo, transformando-se em uma grande irritação.