10 soluções fáceis para a anemia

10 soluções fáceis para a anemia
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Última atualização: 01 outubro, 2022

A anemia é uma diminuição da concentração de hemoglobina no sangue. Apesar de sua causa mais comum ser a falta de ferro, conhecida como anemia ferropriva, também pode ser causada por algumas doenças.

Para as pessoas que costumam sofrer de anemia ferropriva, apresentaremos alguns alimentos muito ricos em ferro, bem como dicas simples e efetivas para seguir diariamente.

Quais são os sintomas da anemia?

  • Palidez;
  • Astenia ou cansaço;
  • Dificuldade para respirar;
  • Fadiga muscular;
  • Palpitações;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas de vista;
  • Insônia;
  • Má concentração;
  • Menstruação alterada;
  • Retenção de líquidos.

O que fazer quando apresentamos sintomas de anemia?

Se acaso você apresentar alguns dos sintomas citados acima e suspeitar de que possa ser uma anemia, procure imediatamente um médico pra que ele faça o diagnóstico e tratamento.

Em muitos casos, o médico receitará um suplemento de ferro. Devemos nos precaver quanto a esses suplementos, pois são oxidantes e podem favorecer lesões, como a gastrite e o mal-estar estomacal, por exemplo.

Caso o médico não receite este tipo de suplemento e mesmo assim você opte por utilizá-lo, recomendamos que o faça juntamente com o consumo de vitamina C. Além disso, consulte sempre um médico caso se sinta mal após uso do medicamento.

E, ao mesmo tempo, para tentar oferecer a máxima quantidade de ferro da forma mais natural possível ao seu organismo, não se esqueça de seguir as seguintes dicas.

10 dicas simples para tratar a anemia

Suco de limão

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, sendo assim, ajuda a assimilar melhor o ferro dos alimentos.

Uma opção fácil para aproveitar seus benefícios consiste em preparar seu prato durante as refeições e, assim, temperá-lo com algumas gotas de limão, especialmente quando estes alimentos forem ricos em ferro. Como a carne, o peixe e as saladas, por exemplo.

Pólen

O pólen incrementa a produção de glóbulos vermelhos, além de ter muitas outras propriedades para a saúde. Sendo assim, você pode consumir uma colher de chá de pólen moído diariamente, ingerido pela manhã, misturado com água ou suco.

Pinhões

Os pinhões têm um alto teor de ferro. Podem ser rapidamente tostados e também moídos para misturar com as refeições. São ideais para crianças com anemia.

Pistache

Os valores nutricionais do pistache são similares aos do pinhão, no entanto, o pistache possui mais proteínas e menor quantidade de gordura.

É muito rico em ferro e, além disso, contém vitamina C, que ajuda na assimilação do ferro. É recomendado especialmente para atletas.

Alimentos para tratar anemia

Brotos de alfafa

A alfafa germinada é um alimento muito rico em minerais, como o ferro, por exemplo. Inclusive, nos dá muita vitalidade. Por isso, é recomendável consumi-la diariamente como acompanhamento em nossos pratos.

Pode ser comprada já pronta ou podemos germiná-la em casa, mantendo as sementes a uma umidade constante durante alguns dias. Além disso, também podemos utilizar recipientes específicos para germinar sementes de todo o tipo.

Saladas multicoloridas

Uma salada crua, fresca e completa é uma magnífica fonte de ferro. Não nos referimos apenas a alface e tomate. Mas sim a saladas compostas por germinados, frutos secos, espinafre crua, rúcula, agrião, pimentão, cenoura, maçã, sementes de girassol e abóbora, temperadas com azeite de oliva prensado frio e gotas de limão.

Bebidas de trigo e milho

Uma boa substituição ao leite de vaca são as bebidas vegetais. Neste caso, recomendamos duas delas, que são muito saudáveis e ricas em ferro: a de trigo e a de milho.

Lentilhas

Sempre muito recomendadas em casos como a anemia. No inverno e temporadas de frio, podemos consumi-las em sopas, que seja talvez a maneira mais comum.

Mas não podemos nos esquecer delas no verão, pois é quando temos mais tendência a sofrer de anemia. Dessa forma, podemos prepará-las em saladas frias, cremes mornos ou ainda germinadas, assim como indicado anteriormente para a alfafa.

Lentilhas para tratar anemia

Banhos de sol

Tome banhos de sol diariamente, pois isso ajuda a fixar os minerais que nosso organismo consome. Você deve realizar os banhos de sol pela manhã, bem cedo, ou ao entardecer. Podem ser, inclusive, alternados com banhos frios.

Menstruações abundantes

No caso das mulheres, devemos considerar que as menstruações abundantes podem ser uma das causas da anemia.

Dessa forma, não deve haver uma grande preocupação em consumir alimentos ricos em ferro, mas sim em regular a menstruação. Assim, é possível tomar infusões ou extratos de urtiga, genciana e rabo de cavalo.

Nota

Em alguns casos, a anemia pode estar associada à doença autoimune. Se esse for o seu caso ou se você possui importantes fatores genéticos para o surgimento da doença, recomendamos evitar ou reduzir ao máximo o consumo de leite e derivados lácteos.

Sendo assim, você notará uma grande melhora em pouco tempo.

Imagens oferecidas por sweetbeetandgreenbean e joannova.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


    • Aapro M, Beguin Y, Bokemeyer C, Dicato M, Gascón P, Glaspy J, et al.; ESMO Guidelines Committee. Management of anaemia and iron deficiency in patients with cancer: ESMO Clinical Practice Guidelines. Ann Oncol 2018; 29 (Suppl 4): iv271.
    • De Paz R, Canales M, Hernández F. Anemia ferropénica. Med Clin (Barc) 2006; 127: 100-3.
    • Hamed SA, Gad EF, Sherif TK. Iron deficiency and cyanotic breath-holding spells: The effectiveness of iron therapy. Pediatr Hematol Oncol 2018:1-10.
    • Herman MC, Mol BW, Bongers MY. Diagnosis of heavy menstrual bleeding. Womens Health (Lond) 2016; 12: 15-20.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.