Como aumentar os glóbulos vermelhos no sangue

28 de dezembro de 2019
Nos adultos, existem entre 4.500.000 e 5.400.000 de glóbulos vermelhos. A deficiência na quantidade de eritrócitos é chamada de "anemia" e o excesso de "policitemia".

Os glóbulos vermelhos são um componente fundamental do sangue. Portanto, é essencial mantê-los em níveis saudáveis.  No entanto, é necessário revisar certos aspectos antes de saber como aumentá-los naturalmente.

Também chamados de “eritrócitos”, são as células sanguíneas mais numerosas. Seu principal componente é a hemoglobina e eles obtêm energia metabólica por fermentação láctica.

Outros fatos interessantes sobre o sangue são os seguintes:

  • Os glóbulos vermelhos vivem aproximadamente 100 a 120 dias. Após esse tempo, a medula óssea produz outro “grupo” de eritrócitos.
  • Cada molécula de hemoglobina possui 4 átomos de ferro que se ligam às moléculas de oxigênio.
  • Cada eritrócito tem 33% de hemoglobina.
  • Os valores normais de hemoglobina são 14 g/dl em mulheres e 15,5 g/dl em homens.
  • Os glóbulos vermelhos eliminam o dióxido de carbono.

Como aumentar os glóbulos vermelhos

Para aumentar os glóbulos vermelhos no sangue, recomenda-se fazer algumas mudanças na dieta. 

Comer alimentos ricos em ferro permitirá ao seu corpo reconstruir e substituir os nutrientes perdidos. O ferro aumenta os glóbulos vermelhos e também os ajuda a cumprir sua função.

1. Coma alimentos ricos em ferro

Oleaginosas para aumentar os glóbulos vermelhos

Alguns alimentos mais ricos em ferro são:

  • Leguminosas (lentilha, feijão)
  • Vegetais (espinafre, couve)
  • Frutas secas (ameixas e uvas passas)
  • Carne (fígado)
  • Gemas de ovo

2. Coma alimentos ricos em cobre

Os adultos precisam de 8 a 18 mg desse mineral todos os dias. Além disso, as mulheres precisam de mais do que os homens durante o estágio fértil, pois perdem cobre durante a menstruação.

Aliás, é um nutriente essencial para que as células tenham acesso ao ferro. Os alimentos que mais contribuem são feijão, carne de aves, fígado, nozes, entre outros.

3. Obtenha mais ácido fólico

Espinafre para aumentar os glóbulos vermelhos

A vitamina B9 ajuda na produção normal de glóbulos vermelhos. Se não possuímos ácido fólico suficiente, podemos sofrer de anemia. Além disso, desempenha um papel essencial no funcionamento do DNA.

Cerca de 400 mcg são recomendados para mulheres em estágio fértil e 600 mcg quando estão grávidas. Você pode obter ácido fólico principalmente de grãos integrais, feijões, nozes e vegetais de folhas verdes, como acelga e espinafre.

4. Ingira mais vitamina A

Também chamada de retinol, é um composto muito importante para o desenvolvimento de células-tronco de glóbulos vermelhos na medula óssea.

Em síntese, garante o processamento de hemoglobina, permitindo a produção de ferro. Entre os alimentos que mais contribuem com a vitamina A estão frutas cítricas, cenouras, abobrinha e vegetais de folhas verdes.

5. Aumente a quantidade de vitamina C

Vitamina C para aumentar os glóbulos vermelhos

Este nutriente tem muitas propriedades como, por exemplo, o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças virais no inverno. No entanto, a vitamina C também estimula a capacidade do corpo de absorver ferro e, consequentemente, aumentar os glóbulos vermelhos. 

Ainda, os cítricos são os alimentos que mais contribuem com vitamina C.

6. Consuma vitamina B12

Uma boa quantidade deste nutriente favorece a produção de eritrócitos na medula óssea e aumenta sua presença no sangue. Portanto, para obter vitamina B12, recomendamos que consumir estes alimentos:

  • Carne de vitela
  • Ovos
  • Peixe azul (salmão, sardinha)
  • Laticínios (leite, iogurte e queijo, melhor se forem desnatados)
  • Soja (em qualquer apresentação)
  • Levedura de cerveja
  • Gérmen de trigo
  • Cogumelos

Saiba mais: Vitamina B: sintomas e remédios para o déficit

7. Faça exercícios

Exercícios com bola para aumentar os glóbulos vermelhos

O estilo de vida sedentário tem muitos efeitos negativos sobre a nossa saúde.

Pode até contribuir para reduzir a quantidade de glóbulos vermelhos e também dificultar a criação de novos glóbulos.

O exercício é essencial para se ter uma saúde “de ferro” e desfrutar de uma boa qualidade de vida. Rotinas que incluam pelo menos alguns minutos de cardio (corrida, caminhada, ciclismo, etc.) são recomendadas, pois favorecem a oxigenação do corpo.

8. Não fume

É um dos piores hábitos que existem, tendo em conta que a nicotina e outros componentes químicos presentes no cigarro reduzem o oxigênio e não permitem o fluxo sanguíneo adequado.

Além disso, fumar “estreita” os vasos sanguíneos e dificulta o trabalho dos glóbulos vermelhos.

9. Não beba álcool

Não beber álcool para aumentar os glóbulos vermelhos

As bebidas alcoólicas convertem o sangue em um líquido mais espesso e lento, com menos oxigênio, que não consegue ser transportado corretamente.

Além disso, o álcool produz glóbulos vermelhos imaturos sem hemoglobina suficiente. Portanto, o alcoolismo é outro dos hábitos prejudiciais à saúde e tem um impacto negativo na contagem de glóbulos vermelhos.

Leia também: Efeitos nocivos do álcool no organismo

10. Faça exames de sangue

Ademais, faça exames de sangue completos pelo menos uma vez por ano. Com eles, é possível analisar as condições gerais e os níveis não apenas de glóbulos vermelhos, mas também de colesterol, ferro, ureia, creatinina, glicose, etc.

Por isso, é muito importante investigar dados que não estão dentro dos limites normais.

Por fim, o médico examinará as informações do exame de sangue e indicará quais tratamentos ou medicamentos são necessários.