Como preparar um molho de nozes de baixa caloria

06 Dezembro, 2019
O molho de nozes é ideal para acompanhar uma grande variedade de receitas. O melhor de tudo é que podemos desfrutá-lo em qualquer uma das refeições principais. Aprenda a fazer esse delicioso quitute.

O molho de nozes é muito fácil de fazer e é outro recurso quando se trata de variar nossas receitas de molhos. As nozes são os frutos da nogueira. Existem variedades portuguesa, espanhola, francesa e americana.

As mais cultivadas atualmente na Califórnia e na Espanha são a Hartley, a Serr, a Franquette e a Vina. Em Portugal cultivam-se também as variedades Rego e Arco. A variedade mais cultivada no Brasil é a pecã e uma das mais usadas é a noz inglesa.

Confira a receita!

Propriedades das nozes

As nozes destacam-se pelo seu conteúdo de ômega 3

A noz é uma fruta seca com muitos benefícios e propriedades nutricionais. O que mais podemos destacar é a sua capacidade de proteger nossa saúde cardiovascular. Aliás, também se destaca como um fruto antioxidante.

As nozes são uma fonte de gorduras saudáveis; elas nos fornecem Omega-3, que são muito benéficos para o cérebro e o coração. Além disso, contêm muitos antioxidantes: vitamina E e polifenóis. Os polifenóis das nozes, juntamente com o ômega-3, têm efeitos anti-inflamatórios.

A ingestão diária de 4-5 nozes é saudável e não engorda, pois as nozes são ricas em fibras e ajudam a que nos sintamos satisfeitos. Comer nozes regularmente também ajuda a manter nossa flora intestinal em boas condições. Isso ocorre porque o número de bactérias benéficas que fazem parte da flora intestinal aumenta.

Estudos científicos mostraram que as nozes evitam danos oxidativos e agem sobre o colesterol ruim. Além disso, seu consumo é considerado bom para evitar a morte de células cerebrais. A ingestão diária nos protege contra o declínio cognitivo que geralmente ocorre ao longo dos anos.

A melhor época para as nozes é o outono, embora possamos comprá-las ao longo do ano. A maneira ideal de preservar as nozes sem casca é armazená-las em frascos de vidro com fechamento hermético para garantir que fiquem protegidas e assim, manter todas as suas propriedades.

Leia também: Remédio com mel e nozes para regular a glândula da tireoide

Como conservar as nozes

Depois de comprar as nozes, o melhor local para armazená-las é a geladeira ou o freezer, dependendo de quando você as usará. Se você for usá-las imediatamente, guarde-as na geladeira.

Se você precisar mantê-las por um mês ou mais, é melhor colocá-las no freezer. No entanto, se você comprar nozes embaladas, poderá mantê-las na embalagem original. No entanto, depois de abrir a embalagem, coloque-as em um recipiente a vácuo para mantê-las frescas.

Outra opção de compra é a de nozes a granel, com ou sem casca. Nesse caso, tente mantê-las em um recipiente a vácuo para mantê-las frescas por um longo tempo.

Receita de molho de nozes com poucas calorias

Molho de nozes

A preparação de um molho de nozes permite que você aproveite os benefícios desse alimento de uma maneira diferente. Além disso, facilita sua incorporação na alimentação regular. Você pode desfrutar seus benefícios e sabor no café da manhã, almoço ou jantar.

Ingredientes

  • Nozes descascadas – 16 unidades.
  • Leite evaporado (alternativa ao creme) – 150 ml.
  • Azeite de oliva extra virgem – 50 ml.
  • Dente de alho – 1 unidade.
  • Queijo cremoso – 1 colher de sopa.
  • Sal a gosto.
  • Pimenta – uma pitada.
  • Ovo cozido – opcional.
  • Queijo parmesão – opcional.

Quer saber mais? Então leia: As 10 incríveis propriedades das nozes

Preparação do molho de nozes

  • Primeiramente, cozinhe as nozes em uma panela com água fervente por 5 minutos. Depois desse tempo, com a ajuda de um coador, escorra as nozes e coloque-as em uma tigela. Desta forma, as nozes ficarão bem sequinhas.
  •  Em seguida, corte-as em pedaços pequenos e adicione-as ao liquidificador ou moedor, juntamente com o leite evaporado, o dente de alho e uma colher de sopa de queijo fresco.
  • Bata a mistura até ficar homogênea. Logo depois, adicione um pouco de azeite de oliva extra virgem e bata novamente durante alguns segundos no liquidificador. O molho já estará com a consistência desejada, então temperamos com um pouco de pimenta e reservamos.
  • Você pode usar este molho de nozes para acompanhar, por exemplo, um prato de macarrão. Nesse caso, misture três ou quatro colheres de sopa de água de cozimento com o molho de nozes, para obter a textura desejada. No momento de servir, você pode adicionar um ovo cozido, pedaços de nozes ou queijo parmesão para enfeitar o prato.

Gostou da receita? Como você pode ver, é muito fácil de preparar e combina ingredientes saudáveis. Anime-se a fazê-la em casa e aproveite seu sabor delicioso e os benefícios para a saúde.

  • López-Uriarte Patricia, P., Nogués, R., Saez, G., Bulló, M., Romeu, M., Masana, L., … Salas-Salvadó, J. (2010). Effect of nut consumption on oxidative stress and the endothelial function in metabolic syndrome. Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1016/j.clnu.2009.12.008
  • Carlsen, M. H., Halvorsen, B. L., & Blomhoff, R. (2011). Antioxidants in Nuts and Seeds. In Nuts and Seeds in Health and Disease Prevention. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375688-6.10006-4
  • Casas-Agustench, P., Bulló, M., & Salas-Salvadó, J. (2010). Nuts, inflammation and insulin resistance. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition.
  • Maga, J. A. (2017). Nuts. In Volatile Compounds in Foods and Beverages. https://doi.org/10.1201/9780203734285