Remédio de babosa, mel e azeite de oliva para tratar a tosse crônica

· 22 de setembro de 2018
Além de aproveitar as propriedades deste remédio natural para combater a tosse crônica é fundamental evitar o cigarro, bem como as alterações bruscas de temperatura.

A origem da tosse crônica é uma inflamação da mucosa nasal (rinite), ou dos seios paranasais (sinusite). As causas podem ser diferentes, mas as mais comuns são alergias e infecções.

Neste artigo compartilhamos um remédio para tratar a tosse crônica de forma natural. Para fazer isso, vamos usar três ingredientes medicinais muito eficazes: gel de babosa, mel e azeite de oliva.

Viver com tosse crônica

A inflamação e irritação crônicas não só afetam a mucosa nasal e os seios da face, mas também a faringe e a laringe; assim, ativa uma estimulação a nível nervoso. O resultado é tosse, que pode ser específica, no caso de uma inflamação, ou crônica, se persistir com o tempo.

A tosse crônica não é um distúrbio sério. Entretanto, pode levar a outras complicações respiratórias e, além disso, piora muito a qualidade de vida de quem a sofre. Este tipo de tosse pode afetar o desempenho diário e dificultar o descanso noturno. Desta forma, a pessoa sofre de cansaço, desânimo, nervosismo ou irritabilidade, entre outros sintomas.

Remédios naturais

Suco de babose para tratar a tosse crônica

Babosa

A babosa tem muitas propriedades e usos medicinais que convém conhecer para ter sempre à mão. Não só é muito útil a nível tópico para tratar ferimentos, queimaduras e inflamações, mas é também um superalimento curativo.

O suco desta planta é muito eficaz para tratar condições como tosse, bronquite ou gripe. Quando consumida, promove a eliminação do muco e suaviza as vias respiratórias. Desta forma, acalmamos qualquer inflamação ou irritação.

  • O mais aconselhável é usar o suco da babosa extraído da planta de forma caseira.
  • Se optar pela versão comercial, recomendamos que olhe o rótulo para garantir que é livre de açúcar e aditivos.

Conheça: Como usar a babosa para tratar a diabetes

Mel de abelhas

O mel é geralmente apresentado como o complemento perfeito para adoçar qualquer suco ou receita caseira. Desta forma, não só evitamos os efeitos nocivos do açúcar, mas também adicionamos as suas propriedades medicinais.

O mel é um antibiótico natural muito adequado para prevenir e tratar quadros de gripe e aliviar qualquer tipo de tosse. Em primeiro lugar, combate vírus e bactérias. Em segundo lugar, ajuda a eliminar a fleuma graças ao seu poder expectorante.

Para este remédio recomendamos a escolha de um mel de cor escura e um pouco mais amargo, que são os mais benéficos para o trato respiratório:

  • Eucalipto
  • Tomilho
  • Pinheiro
  • Azinheira
  • Urze

Azeite de oliva

Azeite de oliva para tratar a tosse crônica

Você sabia que, com um ingrediente tão básico e habitual na cozinha de muitos países, é possível aliviar a tosse crônica? O azeite é uma das melhores opções para cozinhar e temperar os nossos pratos, mas também para a nossa saúde.

Este óleo vegetal acalma a irritação da garganta e a lubrifica. Por esse motivo, algumas pessoas consomem uma colher de óleo antes de dormir para evitar ataques noturnos de tosse. Além disso, o azeite de oliva fortalece nossas defesas.

Descubra: 7 dicas para fortalecer o sistema imunológico

Remédio para a tosse seca

Ingredientes

  • 1 xícara de suco de babosa (250 ml)
  • 3 colheres de sopa de mel de abelha (75 g)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem (45 g)

O que fazer?

  • Se o mel for de boa qualidade e não foi submetido a altas temperaturas, deveria estar sólido. Neste caso, a primeira coisa que faremos é aquecê-lo em banho-maria.
  • Em seguida, misture o mel com o suco de babosa e o azeite de oliva. É preciso emulsionar bem, uma vez que são texturas muito diferentes. Podemos também optar por bater tudo.
  • Guarde na geladeira em um frasco fechado.

Como tomamos?

Para tratar uma tosse seca ou qualquer outra condição de gripe, podemos tomar este xarope da seguinte forma:

  • 1 colher de sopa (15 ml) em jejum, meia hora antes do café da manhã.
  • 1 colher de sopa (15 ml) meia hora antes da refeição.
  • 1 colher de sopa (15 ml) antes de se deitar, separada do jantar.

Quando já estiver melhor, recomendamos tomar apenas uma colher em jejum ou antes de ir dormir, se der tosse à noite.