A psoríase pode ser curada?

24 de maio de 2015
Neste artigo vamos repassar todos aqueles fatores que podemos mudar para melhorar ou inclusive curar a psoríase de maneira natural.

A psoríase pode ser curada? Essa doença cutânea afeta a mais pessoas do que você acredita, tanto homens como mulheres. Embora os médicos tenham dito que não tem cura, há muitos fatores que podem ajudar-nos a controlá-la de maneira natural.

Descubra a seguir como a alimentação e alguns remédios caseiros podem influenciar no tratamento dessa patologia.

O que é a psoríase?

A psoríase é uma doença cutânea que causa uma descamação e inflamação da pele, que aparece avermelhada e com escamas em determinadas zonas do corpo.

Quem sofre de psoríase tem uma renovação das células da pele muito mais precoce, principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, rosto ou plantas dos pés. Embora ela possa se dar em qualquer outra zona.

A psoríase é bastante comum, tanto em homens quanto mulheres, e costuma aparecer entre 15 e 35 anos de idade. Essa doença está relacionada com um transtorno do sistema imunológico, mas há muitos fatores envolvidos no estado dessa patologia, como o estresse, o clima ou a alimentação.

Neste artigo, vamos repassar todos os fatores que podemos mudar para melhorar ou inclusive curar a psoríase de maneira natural.

Uma alimentação personalizada

Cada corpo funciona de uma maneira diferente e nem todos os mantimentos caem igual em todas as pessoas. Se tivermos psoríase, é possível que tenhamos alguma intolerância alimentar que desconhecemos.

As intolerâncias mais habituais são ao glúten e à lactose. No entanto, recomendamos que fique atento a mudanças à medida que você elimina ou acrescenta diferentes alimentos.

Intolerâncias influenciam na psoríase

Embora dependa de muitos fatores, é possível tratar a psoríase com remédios naturais.

Limpar a pele por dentro

Como essa doença afeta diretamente às células da pele, um tratamento natural completo deveria ser a partir da limpeza de todos aqueles órgãos que podem facilitar a filtragem do organismo.

Se ativarmos o fígado, os rins e o intestino, a pele vai se ver menos sobrecarregada e vai poder funcionar de maneira mais equilibrada. Para conseguir isso, propomos incluir os sucos filtrantes e as vitaminas na sua dieta habitual.

A psoríase pode ser curada?

Banhos de argila

A argila é um dos remédios mais antigos e eficazes para a pele, tanto para questões de saúde como de beleza.

Podemos aplicar cataplasmas de argila localmente, nas zonas mais afetadas ou inclusive nos momentos em que a pele começa escamar. Para não ressecar muito a pele, em lugar de misturar a argila com água, podemos combiná-la com iogurte, e dessa maneira melhoraremos a hidratação da zona.

Para preparar a cataplasma não deve-se usar utensílios nem recipientes de plástico ou metal, mas sim, de madeira e vidro. Vamos aplicar a argila durante 20 ou 30 minutos e enxaguar com água.

Podemos fazer essas aplicações uma vez por semana, ou, em momentos de crise, uma vez a cada dois dias.

Banhos e infusões de alcaçuz

O alcaçuz é conhecido também como a cortisona natural. Essa ação se deve aos componentes do alcaçuz que bloqueiam a desintegração da cortisona do corpo e prolongam seu efeito.

Além de alongar a vida da cortisona no nosso organismo, o alcaçuz também contém compostos inflamatórios. Assim, é um excelente remédio para qualquer tipo de inflamação, em especial para a psoríase.

Para nos beneficiar dessa propriedade, podemos preparar banhos com infusão de alcaçuz ou consumi-lo habitualmente. Devemos considerar que o alcaçuz aumenta ligeiramente a pressão arterial. Por isso, não deve ser consumido por pessoas hipertensas sem supervisão médica.

Alcaçuz para curar psoríase

 

Emplastros de cenoura

Outro remédio para acalmar o brote de psoríase consiste em preparar emplastros de cenoura ralada para aplicar diretamente sobre a pele durante 20 minutos.

A cenoura é rica em betacarotenos, por isso é um alimento imprescindível para a pele.

Podemos alternar esses emplastros com os de argila.

Sol e mar

Muitas pessoas com psoríase notaram que no verão, especialmente se forem à praia, a saúde da pele melhora muito. Por isso, é importante tentar manter esses hábitos com o passar do ano, com breves exposições solares todos os dias fora das horas de máxima radiação.

Quanto à praia, se não pudermos chegar até ela, então podemos comprar ou procurar água de mar e aplicá-la diretamente na pele com um borrifador.

Imagens por cortesia de asimulator, chotda e chiot’s run.

  • Pinto, G. M., Gonçalo, M. M., Resende, C., & Pereira, Â. (2001). Psoríase. Acta Medica Portuguesa.
  • Silva, K. de S., & Silva, E. A. T. da. (2007). Psoríase e sua relação com aspectos psicológicos, stress e eventos da vida. Estudos de Psicologia (Campinas). https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000200012