Como tratar corretamente as unhas encravadas

· 11 de abril de 2015
É muito importante tratar corretamente as unhas encravadas para que não se transformem em um problema mais grave. Existem remédios caseiros que ajudarão a acelerar o processo de recuperação.

“Unhas encravadas” é o termo popular usado para uma doença das unhas chamada de onicocriptose.  Esse problema se caracteriza por ser muito doloroso e desagradável, afeta principalmente a unha do dedo polegar do pé e produz uma inflamação ou, em casos mais graves, uma infecção.

É muito importante tratar corretamente as unhas encravadas para que não se tornem um problema mais grave. Por isso, queremos compartilhar o procedimento completo para tratá-las e algumas dicas que podem ajudar no alívio desse problema.

Passos para tratar as unhas encravadas

  • Em primeiro lugar, procure um recipiente amplo no qual possa submergir seus pés em água quente, durante 15 ou 20 minutos.
  • A finalidade desse tratamento é aliviar a dor e, principalmente, prevenir possíveis infecções na área afetada.
  • Pode-se usar um sabão antibacteriano para melhores resultados.
  • Logo após o tempo recomendado, seque bem os pés e coloque um fio dental debaixo da unha.
  • É importante fazer esse tratamento com frequência, e trocar o fio dental todos os dias para permitir que a unha cresça sobre a pele.
  • Corte as unhas com um cortador de unhas reto e lixe-as para que fiquem quadradas e sem nenhum tipo de pontas.
  • Evite cortar as unhas de forma arredondada, já que isso aumenta o risco de unha encravada.
  • Use um antibiótico local para aliviar a dor de maneira imediata. Nas farmácias irá encontrá-lo na forma de gel, creme ou pomada.
  • Enquanto durar o tratamento para aliviar a unha encravada, o melhor é usar um sapato aberto que evite que a unha roce nele e se machuque mais. Evite usar meias e sapatos fechados.

Remédios caseiros para aliviar as unhas encravadas

Cebola-cancer

Além de levar em consideração os passos anteriores para tratar as unhas encravadas, considere alguns dos seguintes remédios caseiros que ajudarão a acelerar o processo de recuperação.

Suco de cebola

Primeiramente, extraia o suco de uma cebola e aplique-o diretamente sobre as unhas feridas. Em seguida, deixe que o suco se seque sobre a unha. Use este tratamento com frequência e notará os resultados.

Água com sal

Em primeiro lugar, prepare uma solução de água com sal e aplique-a sobre a zona afetada todas as noites antes de dormir. Vende o dedo depois da aplicação do remédio e deixe-o atuar até a manhã seguinte.

Limão

Esfregue uma rodela de limão diretamente sobre a zona afetada e vende-a durante algumas horas com uma fita adesiva ou gaze.

Leia mais: Benefícios do limão para o corpo

Alho

O alho é considerado um antibiótico natural muito poderoso, que pode ajudar a combater a infecção na unha e a reduzir a inflamação produzida. Dessa forma, pique um pouco de alho e aplique-o diretamente sobre a zona afetada.

Óleo de árvore de chá

Esse óleo essencial funciona como um antibiótico natural que pode ajudar a prevenir a infecção. Por isso, aplique umas gotas de óleo de árvore de chá diretamente sobre a zona afetada.

Cenoura

Primeiramente, lave e amasse a cenoura até obter uma pasta, que deve ser aplicada diretamente na zona afetada. Em seguida, cubra com uma venda e deixe a pasta atuar por algumas horas. Repita esse procedimento duas vezes ao dia.

Saiba mais: Propriedades da cenoura para a saúde

Outras recomendações

unhas encravadas

  • Se a dor se tornar insuportável, o ideal é consultar o médico para que ele receite algum tipo de analgésico.
  • No caso de padecer de diabetes, é muito importante atuar sob supervisão médica.
  • Quando estiver em casa, procure andar descalço. Isso permitirá que o ar circule livremente, o que ajuda a inibir o crescimento das bactérias na unha afetada.
    A saber, as bactérias podem se propagar facilmente em ambientes úmidos e quentes ou cálidos, portanto deve-se reduzir ao máximo o uso de sapato fechado.
  • Evite o uso de sapatos de salto alto ou qualquer outro calçado que seja incômodo. De nada serve usar um sapato muito lindo se provoca dor ou aperta os pés.
  • Lembre-se que a higiene das unhas é fundamental para evitar e combater as unhas encravadas. É importante revisá-las com frequência, mantê-las limpas e cortá-las corretamente para evitar a recorrência do problema.
  • Gonçalves, M. V. D. F., Feijó Filho, R. N. G., Magalhães, R. D. C., Benevenuto, J. L., Damasceno, F., & Pessoa, C. V. (2015). O ALHO E SEUS BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS
  • do Carmo Ota, C. C., da Silva, D. V. G., Jacon, K. C., Baura, V., & Nunes, S. Avaliação da atividade antimicrobiana e anti-inflamatória do extrato hidroalcoólico do allium sativum (alho).
  • Piñeyro, G., Elizondo, E., Cueva, J. A., Fernández, L., & Ocampo Candiani, J. (1996). Tratamiento de la onicocriptosis. Matricectomía parcial con radiocirugía. Dermatol. rev. mex40(6), 400-3.