Antibióticos naturais: tratamento saudável acessível

· 21 de setembro de 2013
Conheça a seguir vários antibióticos naturais que são mais acessíveis e com menos efeitos adversos.

Parece que, às vezes, nos esquecemos dos benefícios que a natureza nos oferece. Os antibióticos naturais podem ser também muito eficazes, enquanto que o mau uso dos sintéticos têm provocado muitos problemas. Pois muitas bactérias têm desenvolvido resistência. Desse modo, às vezes somente os antibióticos mais potentes funcionam. 

Dentre as possíveis desvantagens do uso de antibióticos sintéticos, também podemos citar a possibilidade de aparecimento de infecções por fungos e leveduras. Além de, às vezes, debilitar o sistema imunológico, favorecer alergias e prejudicar o fígado e os rins.

Por outro lado, os antibióticos naturais geralmente não irritam nem estimulam artificialmente o organismo. Ainda sim, a maior parte deles não apresenta estudos de toxicidade, logo é bom usá-los com cautela.

Um ponto muito importante: são mais acessíveis, em termos de facilidade de encontrar e de preço. Contudo, não podem substituir nunca um tratamento com antibióticos sintéticos. Siga o tratamento prescrito pelo médico, e converse com ele antes de usar qualquer outro medicamento!

O alho

É um antibiótico natural por excelência. De fato é ideal para as doenças respiratórias e do sistema excretor. É muito eficaz para gripes, resfriados, sinusite, infecções por cândidas, dentre outras doenças.

Quer um exemplo melhor? Para um resfriado basta consumir um dente de alho cru cinco vezes ao dia. Outra opção é socar o alho com salsa e consumir com uma colher de mel e suco de limão natural.

Alho um excelente antibiótico natural

Cebola

Da mesma família que o alho, pode combater infecções, limpar o corpo e combater organismos nocivos. É outro dos grandes remédios naturais para combater infecções respiratórias.

Antibióticos naturais: a cebola

Limão

Outro dos antibióticos naturais que temos fácil acesso. É um bactericida poderoso, que ajuda na prevenção de doenças e colabora com o corpo, uma vez que torna o tempo de recuperação de infecções mais rápido. Portanto, para consumi-lo, basta espremê-lo e diluir seu suco na água.

Limão usado como antibiótico

Equinácea

A eficácia deste antibiótico natural se encontra em suas propriedades antimicrobianas, situando-o como um bom complemento aos produtos químicos. Ademais, é excelente para combater bactérias e fungos, tratar a pele, reforçar o sistema imune e tratar gripes e resfriados.

Além disso, tem a capacidade de estimular o sistema imunológico, produzindo mais glóbulos brancos. Geralmente, a equinácea é consumida em cápsulas.

Equinácea com poder antimicrobiano

O gengibre

A capacidade antibacteriana do gengibre e sua tolerância aos micro-organismos da flora intestinal o ajudam a eliminar os agentes prejudiciais.

Esse alimento serve para prevenir gastroenterites e úlceras, assim como tratar resfriados, reduzir a tosse e limpar o pulmão.

O gengibre pode ser tomado ou em cápsulas ou em chá, fervendo uma porção da raiz em um copo d’água.

Gengibre excelente antibiótico natural

Alguns truques

  • Se você está sofrendo de tosse, a raiz de alcaçuz pode aliviar congestões e a fraqueza. Cozinhe a casca da raiz em água fervida durante 10 minutos;
  • O mel tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, expectorantes e vigorantes. Uma colher de chá a cada manhã ajuda a aumentar a hemoglobina, é energética e previne infecções;
  • As inalações e infusões de alecrim são efetivas para eliminar as infecções e ajudar o corpo a se recuperar de doenças;
  • Fazer gargarejos com tomilho, sálvia e limão evita contágios em épocas de infecções. Também são úteis durante os primeiros sintomas em gripes e resfriados.

Antibióticos naturais: mel

NOTA: Todas estes alimentos e plantas medicinais apresentam propriedades excelentes, porém muitas delas não são comprovadas cientificamente. Portanto, não deixe de seguir o tratamento prescrito pelo médico. 

Imagens oferecidas por Belinda Lee. W, sramses177, Fernando Stankuns, Chugy e Chefmax.