Mel para gripes e resfriados. Natural e eficiente!

Além de seu sabor agradável e componentes nutritivos, o mel contém inibina, que nada mais é do que um excelente bactericida e antisséptico, que ajuda a combater gripes e resfriados.
Mel para gripes e resfriados. Natural e eficiente!

Última atualização: 09 Março, 2019

Conhecido como um remédio natural, o mel para gripes e resfriados é muito eficaz. É um doce que as abelhas fabricam a partir, principalmente, do néctar das flores.

Variedades de mel

Existem algumas variedades de mel, dependendo do néctar das flores e das substâncias açucaradas das quais se alimentam a maioria das abelhas na colmeia.

Os tipos de mel mais adequados para tratar gripes e resfriados são os seguintes:

– Mel multifloral: o mais comercializado, formado pelo néctar de várias flores, em igual quantidade.

– Mel de eucalipto: produzido por abelhas que se alimentam do néctar de flores de eucalipto. De coloração escura e sabor muito forte.

Por que o mel para gripes e resfriados?

Os motivos para que o mel seja um remédio eficaz para resfriados é sua atuação antibacteriana. Além de seus muitos componentes nutritivos, o mel contém inibina que nada mais é do que um excelente bactericida além de antisséptico.

Consumo

Existem várias maneiras de consumir mel em ocasião de gripes e resfriados:

– Diluído em leite quente: beber normalmente, como de costume.

– Diluído em água quente: fazer gargarejos.

– Em 1 colher de sopa: consumir normalmente, puro.

As preparações citadas,  também aliviarão outros problemas respiratórios como: garganta irritada, faringite e amidalite.

Para aliviar outros sintomas

Como resultado dos resfriados e também de alergias ou infecções das vias respiratórias, aparece o muco

Além disso, esses problemas geralmente estão acompanhados por outros sintomas, como: febre, dor de cabeça, garganta irritada, tosse, etc. Nesses casos, o mel também proporcionará um grande alívio.

Leia esse artigo. Pode interessar você. Dor de cabeça noturna: qual é a razão por trás dela?

Homem resfriado

O excesso de muco costuma ser um sintoma predominante, e dentre todos, o mais incômodo, e os lácteos, por exemplo, geralmente aumentam esse sintoma.

Portanto, leite e seus derivados podem piorar o mal-estar quando a quantidade de muco é excessiva.

Por isso, um remédio caseiro para aliviar resfriados e ao mesmo tempo impedir a formação de muco em excesso é substituir o leite por água quente, misturada com suco de limão e mel.

As dicas foram úteis para você? Sendo assim, continue lendo os nossos artigos.

Pode interessar a você...
5 dicas para evitar resfriados no inverno
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 dicas para evitar resfriados no inverno

Dizem que é melhor "prevenir do que remediar". No inverno, os resfriados são muito comuns, por isso devemos fazer tudo ao nosso alcance para evitá-los



  • Ulloa, A., Mondragón Cortez, P. M., Rogelio, Q. F. B., Rodríguez, R., Juan, Q. F. B., Reséndiz Vázquez, A., … Ulloa, R. (2010). La miel de abeja y su importancia. Revista Fuente. https://doi.org/10.1007/978-3-642-35125-9_6