Mel para gripes e resfriados. Natural e eficiente!

· 11 de setembro de 2013
Além de seu sabor agradável e componentes nutritivos, o mel contém inibina, que nada mais é do que um excelente bactericida e antisséptico, que ajuda a combater gripes e resfriados.

Conhecido como um remédio natural, o mel para gripes e resfriados é muito eficaz. É um doce que as abelhas fabricam a partir, principalmente, do néctar das flores.

Variedades de mel

Existem algumas variedades de mel, dependendo do néctar das flores e das substâncias açucaradas das quais se alimentam a maioria das abelhas na colmeia.

Os tipos de mel mais adequados para tratar gripes e resfriados são os seguintes:

– Mel multifloral: o mais comercializado, formado pelo néctar de várias flores, em igual quantidade.

– Mel de eucalipto: produzido por abelhas que se alimentam do néctar de flores de eucalipto. De coloração escura e sabor muito forte.

Não deixe de ler também: 5 soluções com eucalipto para aliviar problemas respiratórios

Por que o mel para gripes e resfriados?

Os motivos para que o mel seja um remédio eficaz para resfriados é sua atuação antibacteriana. Além de seus muitos componentes nutritivos, o mel contém inibina que nada mais é do que um excelente bactericida além de antisséptico.

Consumo

Existem várias maneiras de consumir mel em ocasião de gripes e resfriados:

– Diluído em leite quente: beber normalmente, como de costume.

– Diluído em água quente: fazer gargarejos.

– Em 1 colher de sopa: consumir normalmente, puro.

As preparações citadas,  também aliviarão outros problemas respiratórios como: garganta irritada, faringite e amidalite.

Para aliviar outros sintomas

Como resultado dos resfriados e também de alergias ou infecções das vias respiratórias, aparece o muco

Além disso, esses problemas geralmente estão acompanhados por outros sintomas, como: febre, dor de cabeça, garganta irritada, tosse, etc. Nesses casos, o mel também proporcionará um grande alívio.

Leia esse artigo. Pode interessar você. Dor de cabeça noturna: qual é a razão por trás dela?

Homem resfriado

O excesso de muco costuma ser um sintoma predominante, e dentre todos, o mais incômodo, e os lácteos, por exemplo, geralmente aumentam esse sintoma.

Portanto, leite e seus derivados podem piorar o mal-estar quando a quantidade de muco é excessiva.

Por isso, um remédio caseiro para aliviar resfriados e ao mesmo tempo impedir a formação de muco em excesso é substituir o leite por água quente, misturada com suco de limão e mel.

As dicas foram úteis para você? Sendo assim, continue lendo os nossos artigos.

Ulloa, A., Mondragón Cortez, P. M., Rogelio, Q. F. B., Rodríguez, R., Juan, Q. F. B., Reséndiz Vázquez, A., … Ulloa, R. (2010). La miel de abeja y su importancia. Revista Fuente. https://doi.org/10.1007/978-3-642-35125-9_6