5 benefícios do limão para o corpo

O limão é uma fruta muito utilizada no preparo de diversas receitas. Ajuda a realçar os sabores e a dar um toque especial a alguns pratos, mas de acordo com algumas crenças, essa fruta também pode ter uma boa contribuição nutricional.

Última atualização: 18 Fevereiro, 2021

Dizem que o limão tem muitos benefícios para o organismo, já que se trata de uma fruta rica em antioxidantes. Portanto, há quem consuma água com limão regularmente como parte de sua dieta.

A seguir, falaremos mais sobre o limão, de onde ele vem, qual é seu valor nutricional e suas contribuições para a saúde.

O que é o limão e por que você deve consumi-lo?

Conhecidos por todos, os limões são frutas da família dos cítricos que se tornaram populares na Europa e América depois das viagens de exploração, por volta do século XIII d.C.

A árvore do limão (limoeiro, Citrus × limon) é originário da Ásia e produz frutos durante todo o ano, o que significa que você pode encontrá-los facilmente em qualquer mercado.

De acordo com dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), o limão contém principalmente vitamina C, ácidos orgânicos e flavonoides, e pequenas quantidades de outras vitaminas e minerais. Também possui fibras solúveis, como a pectina (encontrada principalmente na camada branca sob a casca).

Seus principais benefícios estão associados aos seus antioxidantes, que ajudam todo o corpo a se manter saudável, pois reduzem o estresse oxidativo.

Os especialistas da Associación 5 al día (Associação 5 por dia) esclarecem que “seu teor de vitamina C, sua alta concentração de antioxidantes e até sua possível capacidade bactericida em certos pratos crus (como os peixes) a tornam uma fruta absolutamente recomendada como parte de uma dieta saudável”.

Descubra: Os 6 melhores antioxidantes naturais

Benefícios do limão para o corpo

Entre os benefícios do limão, podemos citar sua quantidade de vitaminas e minerais que farão do seu corpo um organismo muito mais saudável e forte. A seguir, apresentamos alguns benefícios que essa fruta vai trazer para você.

É fonte de vitamina C

As frutas cítricas estão repletas de vitamina C, um antioxidante primário. A vitamina C ajuda a proteger as células do corpo da degradação e do envelhecimento precoce. Além disso, reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares e resfriados comuns, como a gripe.

Melhora a qualidade da pele

A vitamina C e outras vitaminas ajudam a reduzir as rugas da pele e as manchas causadas pelo sol. O suco cítrico melhora a absorção de água no organismo, por isso você perceberá como a pele ficará muito mais hidratada.

Ajuda a perder peso

Você pode adicionar alguns alimentos em suas refeições que ajudarão a reduzir suas medidas. Os componentes do limão e a vitamina C podem ajudar no metabolismo da gordura. Isso, junto com uma dieta balanceada e exercícios regulares, fará com que você perca peso.

Como aponta uma publicação na revista médica Advances in Nutrition, os flavonois contidos nessa fruta, especificamente a naringina e a naringenina, são benéficos no tratamento da obesidade e de outros distúrbios associados à síndrome metabólica.

No entanto, até o momento não foram obtidas evidências suficientes para estabelecer e verificar esses efeitos. Apesar disso, consumir limão como parte da dieta diária pode ser benéfico contra o excesso de peso.

Melhora a digestão

Muitas pessoas tomam suco de limão como laxante ou para prevenir a prisão de ventre. Essa fruta ajuda a deixar a digestão regular e constante, fazendo com que o corpo funcione melhor.

Deixa um hálito fresco

Consumir limão depois de cada refeição ajuda a manter um hálito fresco e suave. Os limões também removem da boca qualquer cheiro que tenha ficado com a comida, principalmente quando tiver sido preparada com muitos temperos e condimentos.

Leia: Causas do mau hálito

Escolher bem os limões

Talvez você já saiba o quanto pode ser difícil encontrar um limão suculento que traga todos os nutrientes que desejamos. A seguir, você encontrará algumas dicas para escolher limões:

  • Escolha limões pesados. Os limões mais pesados contêm mais minerais e açúcar, o que significa que as unidades que tiverem uma casca grossa serão mais leves (porque contêm menos suco em seu interior) e terão menos minerais e sabor.
  • Busque limões de casca macia. Observe a casca do limão antes de comprar. Os limões com casca macia contêm mais suco em seu interior.
  • Leve a cor em consideração. Os limões amarelos costumam ser mais doces, enquanto os limões de cor verde costumam ser mais ácidos.

Algumas receitas com limão

Existem diferentes maneiras de consumir suco de limão que são igualmente benéficas para o corpo. As propriedades dessa fruta cítrica mudam muito pouco com cada receita, por isso as vitaminas e os minerais que cada uma contém não se verão afetadas pela maneira como você decidir usar o limão ao cozinhar.

  • Água morna com limão: coloque uma ou duas xícaras de água no fogo até que atinjam uma temperatura média. Quando estiver quente, adicione o limão na água e deixe cozinhar. Para dar um toque diferente, adicione ao chá de limão um pouco de gengibre ralado, que aumentará os antioxidantes ingeridos.
  • Limão com gengibre. Adicione limão e gengibre às suas receitas para dar um toque exótico. Aos peixes e carnes brancas, você pode adicionar o gengibre e o suco de um limão suculento. Isso fará com que sua refeição seja deliciosa e nutritiva.

Não há evidências científicas que indiquem que o consumo dessas bebidas seja realmente benéfico à saúde. Porém, há quem as aproveite para complementar a alimentação.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Água com limão os benefícios de beber diariamente

Você sabia que ao combinar água com limão, a mistura se converte em um poderoso produto curativo para sua saúde? Nesse artigo explicaremos seus benefícios.



  • Del Río, J. A., Fuster, M. D., Gómez, P., Porras, I., García-Lidón, A., & Ortuño, A. (2004). Citrus limon: A source of flavonoids of pharmaceutical interest. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/S0308-8146(03)00272-3
  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
  • Agarwal, M., Kumar, A., Gupta, R., & Upadhyaya, S. (2012). Extraction of polyphenol, flavonoid from emblica officinalis, citrus limon, cucumis sativus and evaluation of their antioxidant activity. Oriental Journal of Chemistry. https://doi.org/10.13005/ojc/280248