5 incríveis benefícios do limão para o corpo

Neste post também ensinamos a escolher corretamente os limões para que você aproveite ao máximo todas as suas propriedades. 

O limão é uma das frutas mais recomendadas pelas propriedades que fornece para o organismo e que fazem com que nos sintamos melhor. Muitos restaurantes servem água com limão e vários médicos indicam a seus pacientes que a consumam pela manhã. Neste artigo explicaremos quais são os benefícios do limão e como ele é capaz de melhorar a nossa saúde.

Conhecidos por todos, os limões são frutas da família dos cítricos. A árvore do limão é originária da Ásia. Foi popularizada na Europa e América depois das viagens de exploração, por volta do século XIII d.C.

Felizmente, as árvores de limão produzem frutos o ano inteiro, o que significa que você poderá consegui-los facilmente em qualquer mercado.

Os limões contêm uma alta porcentagem de vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, potássio e fibras. Tudo isso ajudará o organismo a se manter saudável e processar melhor os alimentos.

Mesmo que você não acredite, o limão contém mais potássio do que a maçã e a uva. O potássio ajuda a regular e a evitar doenças cardíacas, e reduz o risco de sofrê-las.

Benefícios do limão para o corpo

Limonada

O limão contém uma imensa quantidade de vitaminas e minerais que tornarão o seu organismo muito mais saudável e forte. A seguir apresentamos alguns dos benefícios que esta fruta oferece.

Excelente fonte de vitamina C

As frutas cítricas estão cheias de vitamina C, um antioxidante primário. A vitamina C ajuda a proteger as células do corpo da degradação e do envelhecimento precoce. Além disso, reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares e resfriados comuns.

Melhora a qualidade da pele

Benefícios do limão para a pele

A vitamina C e outras vitaminas ajudam a reduzir as rugas da pele e as manchas causadas pelo sol. O suco cítrico melhora a absorção de água no organismo, por isso você perceberá como a pele ficará muito mais hidratada.

Ajuda a perder peso

Você pode adicionar alguns alimentos em suas refeições que ajudarão a reduzir seu manequim. Os antioxidantes que o limão contém ajudam o organismo a metabolizar as gorduras mais rápido. Isso fará com que você perca peso.

Melhora a digestão

Homem satisfeito

Muitas pessoas tomam suco de limão como laxante ou para prevenir a constipação intestinal. Os limões ajudam a deixar a digestão regular e constante, fazendo com que o corpo funcione melhor.

Hálito fresco

Consumir limão depois de cada refeição ajudam a manter um hálito fresco e suave. Os limões removem de sua boca qualquer cheiro que tenha ficado com a comida, principalmente quando esta foi preparada com muitos temperos e condimentos.

Como escolher bem os limões?

Limão siciliano

Talvez você já saiba o quanto pode ser difícil encontrar um limão suculento que traga todos os nutrientes que desejamos. A seguir você encontrará algumas pistas para escolher limões:

  • Escolha limões pesados. Os limões mais pesados contêm mais minerais e açúcar, o que significa que as unidades com uma casca grossa serão mais leves (porque contêm menos suco em seu interior) e terão menos minerais e sabor.
  • Busque limões de casca fina. Observe a casca do limão antes de comprá-lo. Os limões com casca suave contêm mais suco em seu interior.
  • Leve a cor em consideração. Os limões amarelos costumam ser mais doces, enquanto os limões de cor verde costumam ser mais ácidos.

Receitas rápidas com limão

Existem diferentes maneiras de consumir suco de limão que são igualmente proveitosas para o corpo. As propriedades do limão mudam muito pouco com cada receita, por isso as vitaminas e os minerais que cada uma contém não se verão afetadas pela maneira como você decidir usar o limão ao cozinhar.

Para maximizar a quantidade suco que extrai de cada limão, esprema o limão contra uma superfície antes de cortá-lo. Desta maneira, aproveitará muito mais cada pedaço de fruta.

Limão com água morna: Coloque uma ou duas xícaras de água sobre o fogão até que alcancem uma temperatura média. Quando estiver quente, verta o limão na água e deixe cozinhar. Você pode bebê-lo a qualquer hora do dia ou da noite. Para um toque diferente, adicione ao chá de limão um pouco de gengibre ralado, que aumentará os antioxidantes ingeridos.

Se você quer uma bebida que refresque, esta é a receita indicada. Em um copo de água a temperatura ambiente ou fria, como preferir bebê-la, esprema meio limão e misture suavemente com uma colher. Esta maneira de beber suco de limão é ideal se você deseja tomá-lo em jejum, pois limpará o corpo de toxinas que foram processadas durante a noite, enquanto dormia.

Limão com gengibre. Adicione limão e gengibre às suas receitas para trazer um toque exótico. Aos peixes e carnes brancas que preparar, você pode adicionar o gengibre e o suco de um limão suculento. Isso fará com que sua refeição seja deliciosa e nutritiva.

Agora que você já conhece os benefícios do limão para o organismo, não hesite em começar a consumi-lo. Você vai se sentir muito melhor!

Recomendados para você